Toyota Yaris WRC de Kalle Rovanperä termina o rali da Bélgica em terceiro lugar

Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen subiram ao pódio no Rali da Bélgica. O jovem finlandês foi o mais rápido dos três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing, terminando em terceiro lugar da geral. Elfyn Evans terminou em quarto lugar e Sébastien Ogier, que mantem a liderança no campeonato, terminou em quinto.

Os três pilotos da TOYOTA GAZOO Racing estiveram todo fim de semana na luta por um lugar no pódio e foi Rovanperä que se conseguiu destacar, numa prova que terminou no icónico circuito de Spa-Francorchamps.

Resumo da Prova:

Uma novidade no calendário, o rali da Bélgica arrancou no dia 13 de agosto 2021, com os Yaris WRC a fazerem a sua estreia na prova de asfalto em Ypres. Após o shakedown, de manhã, A TOYOTA GAZOO Racing realizou oito especiais à tarde e terminou o dia de abertura com os três pilotos em busca de lugares no pódio: Kalle Rovanperä terminou em quarto, Elfyn Evans em quinto e Sébastien Ogier em sexto. Numa luta intensa, os três pilotos da Toyota ficaram a apenas 8,2 segundos do terceiro lugar da geral.

O segundo dia de rali, viu Evans subir para o terceiro lugar da geral logo de manhã na especial de Hollebeke – a mais longa do rali com 25,86 quilómetros – e mais tarde, foi o mais rápido em SS11. À tarde, Ogier ripostou e venceu duas especiais: SS13 e SS15. Na última especial do dia, foi Rovanperä que esteve perto de ser o mais rápido, estabelecendo o segundo tempo mais rápido e terminando o dia em quarto da geral, a 3,3 segundos do colega Elfyn Evans. Sébastien Ogier terminou em quinto lugar a 1 segundo. A prova de Takamoto Katsuta, do programa de desafio da Toyota, terminou mais cedo quando se despistou em SS10. O japonês e o co-piloto Keaton Williams saíram ilesos.

No domingo e último dia, as 4 especiais tiveram características consideravelmente diferentes das anteriores, combinando estradas públicas sinuosas na região de Ardennes, com estradas de acesso ao circuito de Spa, bem como seções da própria pista. Na primeira fase do dia, Rovanperä conseguiu o melhor tempo e passou para a frente de Evans, subindo para terceiro da geral. Ogier, entretanto, desistiu da luta com os seus colegas de equipa por sofrer danos nos pneus.

No final da prova, Rovanperä garantiu o terceiro lugar com 6,5 segundos de avanço sobre Evans (e o seu navegador Scott Martin) que terminaram em quarto, enquanto Ogier e Julien Ingrassia terminaram em quinto. Ogier foi o segundo mais rápido na Power Stage final da prova (com Rovanperä em quarto e Evans em quinto), ganhando pontos adicionais e fortalecendo a sua liderança no campeonato, que é agora de 38 pontos sobre Evans, que está empatado com outro piloto. A Toyota continua na liderança da classificação dos fabricantes com 41 pontos.

Classificação final do Rali da Bélgica (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)

1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) 2h30m24.2s

2 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +30.7s

3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +43.1s

4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +49.6s

5 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +55.8s

6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +3m46.5s

7 Yohan Rossel/Alexandre Coria (Citroën C3 Rally2) +12m14.9s

8 Pieter Jan Michiel Cracco/Jasper Vermeulen (Škoda Fabia Rally2 evo) +13m05.9s

9 Fabian Kreim/Frank Christian (Volkswagen Polo GTI R5) +13m13.8s

10 Vincent Verschueren/Filip Cuvelier (Volkswagen Polo GTI R5) +13m31.1s