Toyota e Stellantis expandem parceria com novo furgão de grandes dimensões incluindo uma versão elétrica

  • Toyota Motor Europe (TME) e Stellantis anunciam um novo acordo para veículos comerciais. Neste caso, um furgão de grandes dimensões para o mercado europeu.
  • O novo furgão de grandes dimensões completa a gama de furgões compactos e médios da Toyota no âmbito da parceria existente e reforça a escala de veículos comerciais ligeiros (LCV) da Stellantis na Europa, em conformidade com os seus objetivos Dare Forward 2030.
  • Os clientes da Toyota terão o benefício da tecnologia de ponta de zero emissões da Stellantis, em cada segmento de LCV fornecido pela Stellantis.

AMSTERDÃO / BRUXELAS, 30 de Maio, 2022 – Stellantis N.V. e Toyota Motor Europe N.V. (TME) anunciaram hoje a expansão da sua parceria existente com um acordo para um novo veículo comercial – um furgão de grandes dimensões, incluindo uma versão elétrica a bateria. O novo veículo comercial, será o terceiro tipo de carroçaria ao abrigo do acordo, completando uma gama completa de Veículos Comerciais Ligeiros, com um furgão compacto, médio e agora um furgão de grandes dimensões.

Stellantis fornecerá à TME o novo Furgão Comercial de grandes dimensões para venda na Europa sob a marca Toyota. O novo veículo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice, Polónia e Atessa, Itália. Planeado para meados de 2024, o novo furgão de grandes dimensões marca a estreia da Toyota no segmento dos veículos comerciais de grande porte.

“A excelência operacional é por definição reconhecida neste acordo alargado”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está ainda a demonstrar a sua perícia no segmento dos veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia elétrica a bateria, construída para apoiar uma gama completa de necessidades. Este acordo reforça a nossa liderança na UE30 para LCV e veículos de baixas emissões e aproxima-nos mais da realização do nosso objetivo Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder mundial indiscutível de veículos comerciais ligeiros, em termos de tecnologia, fabrico, quota de mercado e rentabilidade”.

A colaboração da Stellantis e da TME começou em 2012 com o LCV de tamanho médio da Toyota produzido na fábrica Hordain da Stellantis em França, seguida em 2019 por uma adição competitiva e apelativa ao segmento do LCV de tamanho compacto, produzido na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha. O anúncio do LCV de grandes dimensões hoje, aprofunda a colaboração permitindo à Toyota completar uma gama completa de LCV na Europa, ao mesmo tempo que permite a ambas as empresas beneficiarem da otimização do desenvolvimento e dos custos de produção.

“Estamos satisfeitos por podermos alargar esta parceria de sucesso através da introdução de uma novo veículo comercial – um furgão de grandes dimensões. Representa uma importante adição e completa a nossa oferta de comerciais ligeiros para os clientes europeus da Toyota. O novo LCV representará uma contribuição chave para os objetivos de crescimento da Toyota para a sua gama global de LCV, juntamente com a pick-up Hilux, Proace e Proace City, permitindo à Toyota fornecer uma solução de mobilidade em todos os segmentos do mercado de LCV”, comentou Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.

Stellantis N.V. (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) é um dos principais fabricantes de automóveis do mundo e um fornecedor de mobilidade. As suas marcas históricas e icónicas encarnam a paixão dos seus fundadores visionários e clientes atuais nos seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move and Leasys. Movidos pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspirando a tornar-se a maior empresa tecnológica de mobilidade sustentável, e não a maior, ao mesmo tempo que criamos valor acrescentado para todos os interessados, bem como para as comunidades em que opera. Para mais informações, visite www.stellantis.com.

Contactos Stellantis:

Fernão SILVEIRA   

+31 6 43 25 43 41

fernao.silveira@stellantis.com

Valérie GILLOT

+33 6 83 92 92 96

valerie.gillot@stellantis.com

Nathalie ROUSSEL

+ 33 6 87 77 41 82

nathalie.roussel@stellantis.com

Toyota Motor Europe NV/SA (TME) supervisiona as vendas por grosso e a comercialização dos veículos Toyota, GR (Gazoo Racing) e Lexus e de peças e acessórios, bem como as operações europeias de fabrico e engenharia da Toyota. A Toyota emprega diretamente mais de 27.000 pessoas e já investiu mais de 10 mil milhões de euros na Europa desde 1990. As suas nove fábricas europeias estão localizadas em Portugal, Reino Unido, França, Polónia, República Checa, Turquia e Rússia. Atualmente, existem aproximadamente 16,5 milhões de veículos Toyota, GR e Lexus nas estradas europeias, cujos condutores são apoiados por uma rede de 28 Empresas Nacionais de Marketing e Vendas e cerca de 2.800 pontos de venda a retalho em 53 países (UE, Reino Unido, países da EFTA + Rússia, Israel, Turquia e outros países da Europa de Leste). Em 2021, a TME vendeu 1.076.300 veículos na Europa por uma quota de mercado de 6,4%. Para mais informações, visite Facts & Figures (toyota.eu)  and www.toyota-europe.com.

A Toyota acredita que quando as pessoas estão livres para se mudarem, tudo é possível. Na busca da “Mobilidade para Todos”, a Toyota pretende criar uma mobilidade mais segura, mais conectada, inclusiva e sustentável para alcançar a sua missão de produzir “Felicidade para Todos”. Na Europa, a TME lançou a marca de mobilidade KINTO, que oferece uma gama de serviços de mobilidade em 14 países, e está a aumentar as suas vendas business-to-business de produtos de células de combustível com emissões zero e apoio de engenharia. Contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Toyota está a trabalhar para alcançar a neutralidade de carbono em todo o seu negócio em toda a Europa. Líder histórico em redução de CO2 na Europa, a TME pretende atingir uma redução de 100% de CO2 em todos os novos veículos na Europa Ocidental até 2035 e continuará a oferecer uma gama completa de grupos eletrificados a clientes em toda a região com os seus veículos elétricos híbridos, híbridos plug-in, a bateria e a célula de combustível. Quando se trata de sustentabilidade, a Toyota está empenhada em ir além.

Contactos Toyota Motor Europe:

Mr. Jean-Yves JAULT   

+32 2 745 2997

Jean.Yves.Jault@toyota-europe.com

Mr. Paul GREAVES

+32 2 745 2345

Paul.Greaves@toyota-europe.com

Ms. An DUA

+ 32 2 745 2471

An.Dua@toyota-europe.com

DECLARAÇÕES SOBRE O FUTURO

Esta comunicação contém declarações futuras. Em particular, declarações relativas a eventos futuros e resultados previstos das operações, estratégias empresariais, os benefícios previstos da transação proposta, resultados financeiros e operacionais futuros, a data de encerramento prevista para a transação proposta e outros aspetos previstos das nossas operações ou resultados operacionais são declarações prospetivas. Estas declarações podem incluir termos como “poderá”, “irá”, “espera”, “poderá”, “deverá”, “pretende”, “estima”, “antecipa”, “acredita”, “permanece”, “no caminho certo”, “conceção”, “alvo”, “objetivo”, “meta”, “previsão”, “projeção”, “perspetivas”, “perspetivas”, “plano”, ou termos semelhantes. As declarações prospetivas não são garantias de desempenho futuro. Pelo contrário, baseiam-se na situação atual do conhecimento de Stellantis, expectativas futuras e projeções sobre acontecimentos futuros e estão, pela sua natureza, sujeitas a riscos e incertezas inerentes. Estão relacionadas com eventos e dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer ou existir no futuro e, como tal, não se deve considerar em demasia.

Os resultados reais podem diferir na prática daqueles expressos em declarações futuras, uma vez que são o resultado de uma variedade de fatores, incluindo o impacto da pandemia da COVID-19, a capacidade da Stellantis de lançar novos produtos com sucesso e de manter os volumes de expedição de veículos; mudanças nos mercados financeiros globais, ambiente económico geral e mudanças na procura de produtos automóveis, que está sujeita à ciclicidade; mudanças nas condições económicas e políticas locais, mudanças na política comercial e na imposição de tarifas globais e regionais ou tarifas orientadas para a indústria automóvel, a promulgação de reformas fiscais ou outras mudanças nas leis e regulamentos fiscais; a capacidade da Stellantis de expandir algumas das suas marcas a nível global; a sua capacidade de oferecer produtos inovadores e atrativos; a sua capacidade de desenvolver, fabricar e vender veículos com características avançadas, incluindo eletrificação melhorada, conectividade e características de condução autónoma; vários tipos de reclamações, processos judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo responsabilidade pelo produto e reclamações de garantia e reclamações ambientais, investigações e processos judiciais; despesas operacionais materiais em relação ao cumprimento dos regulamentos ambientais, de saúde e segurança; o nível de concorrência intensa na indústria automóvel, que pode aumentar devido à consolidação; a exposição a falhas no financiamento dos planos de pensões de benefícios definidos da Stellantis; a capacidade de fornecer ou arranjar acesso a financiamento adequado para concessionários e clientes de retalho e riscos associados relacionados com o estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de aceder a financiamento para executar os planos de negócios da Stellantis e melhorar os seus negócios, condição financeira e resultados de operações; um mau funcionamento significativo, interrupção ou quebra de segurança que comprometa os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controlo eletrónico contidos nos veículos da Stellantis; A capacidade da Stellantis de realizar benefícios antecipados de acordos de “joint venture”; perturbações resultantes de instabilidade política, social e económica; riscos associados às nossas relações com empregados, concessionários e fornecedores; aumentos de custos, perturbações no fornecimento ou escassez de matérias-primas, peças, componentes e sistemas utilizados nos veículos Stellantis; desenvolvimentos nas relações laborais e industriais e desenvolvimentos nas leis laborais aplicáveis; flutuações cambiais, alterações de taxas de juro, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terramotos ou outros desastres; e outros riscos e incertezas.

Quaisquer declarações sobre o futuro contidas na presente comunicação referem-se apenas a partir da data deste documento e Stellantis renuncia a qualquer obrigação de atualizar ou rever publicamente as declarações sobre o futuro. Outras informações relativas ao Stellantis e aos seus negócios, incluindo fatores que possam afetar materialmente os resultados financeiros do Stellantis, estão incluídas nos relatórios e registos do Stellantis junto da U.S. Securities and Exchange Commission e da AFM.