Toyota anuncia o Novo Corolla para 2023

  • A Toyota reforça o estilo, a tecnologia, o desempenho e a experiência de condução em toda a gama Corolla para 2023
  • Design renovado com novas características e cores exteriores e novos acabamentos interiores
  • Nova tecnologia de eletrificação, com a quinta geração do sistema híbrido da Toyota, que proporciona mais potência, melhor desempenho e uma superior experiência de condução
  • Melhor experiência do utilizador digital

– Ecrã digital personalizável atrás do volante de 12,3 polegadas

– Novo ecrã multimédia de 10,5 polegadas

– Navegação e assitente de voz

  • Toyota T-Mate inclui o Toyota Safety Sense de última geração, com o novo Monitor de ângulo morto com Assistência à Saída Segura da faixa e Sistema de Lembrete do banco traseiro
  • Corolla GR SPORT, a versão inspirada no desporto motorizado, ganha características de design mais exclusivas

UM COROLLA PARA TODOS

2 de junho de 2022 – Poucos modelos poderiam ter uma base de sucesso melhor do que o Toyota Corolla, com mais de meio século de existência, desde 1966, tem acompanhado sempre os tempos e as necessidades e preferências dos automobilistas. Foi assim que em 12 gerações estabeleceu o recorde de vendas com o impressionante número de vendas mundiais de mais de 50 milhões de unidades.

Esta capacidade de adaptação aos tempos é hoje igualmente evidente com o anúncio do Novo Corolla. Embora as visíveis atualizações exteriores e interiores sejam uma evolução da 12ª geração do design do Corolla, foram feitas alterações mais significativas em termos de motorizações e eletrónica.

Com um novo estilo, a introdução da nova tecnologia de eletrificação, com a quinta geração do sistema híbrido da marca, uma experiência digital do utilizador amplamente atualizada e uma gama alargada de sistemas de segurança e assistência Toyota T-Mate, o Novo Corolla está preparado para reforçar o seu papel como modelo de volume da Toyota na Europa. O seu apelo duradouro reflete-se no facto de ter alcançado a sua quota de mercado mais elevada na Europa da sua história e de ser o segundo modelo mais vendido pela marca no “velho continente”.

Há “um Corolla para todos” com versões do compacto – Hatchback, da carrinha – Touring Sport e o executivo – Sedan. A estes juntar-se-á um SUV – Corolla Cross na segunda metade do ano.

Esta escolha alargada assegura que diferentes oportunidades, em diferentes mercados em toda a Europa, são atendidas, beneficiando dos mesmos níveis elevados de design, tecnologia e qualidade.

O Corolla também mantém uma vantagem competitiva ao ser a única gama de modelos no seu segmento a oferecer eletrificação do referencial sistema “Full-Hybrid”, uma tecnologia que proporciona superior eficiência de combustível e mais tempo de condução emissões zero.

DESIGN RENOVADO

Cada tipo de carroçaria do Corolla tem o seu próprio apelo. A nova gama ganha um aspeto mais refinado e contemporâneo com alterações no padrão da grelha frontal, novas luzes de nevoeiro e jantes de liga leve. As versões mais equipadas dos modelos Hatchback e Touring Sports ganham novos faróis bi-LED; que no topo de gama conta com um sistema de luzes de máximos adaptativo (AHS).

Existem três novas cores inspiradas pelas tendências atuais em arquitetura, design de produtos e moda. Azul Juniper (Zimbro) é a nova cor de lançamento para o Hatchback e Touring Sports, uma cor forte e vibrante. Estreada no recém-lançado Aygo X, quando visto de perto, revela tons vermelhos que criam um efeito único. Para o sedan existe o novo Azul Teal, uma cor elegante e sofisticada. O Cinza Metalizado, estará disponível em todas as carroçarias, é uma cor intemporal com apelo renovado pelos flocos de prateado escuros da tinta.

No interior, o ambiente é mais moderno e tecnológico com novos ecrãs, acabamentos e padrões que acrescentam profundidade tridimensional e apelo táctil aos bancos e superfícies. As combinações de acabamentos dos bancos seguem novos temas Dark e Light Harmony com cores e acabamentos coordenados para dar ai habitáculo um toque contemporâneo e elegante.

QUINTA GERAÇÃO TOYOTA TECNOLOGIA ELÉTRICA HÍBRIDA(1)

O Novo Corolla apresenta a quinta geração do sistema híbrido da Toyota que é líder mundial.

Tal como no modelo atual, estão disponíveis duas opções da motorização híbrida de 1,8 e 2,0 litros. Ambos beneficiam de alterações significativas no motor e sistema elétrico que melhoram a experiência de condução com mais potência, melhor desempenho e resposta. Emissões de CO2 iguais ou inferiores (dependendo do grupo motopropulsor). A unidade de controlo de potência (PCU) e o caixa híbrida foram redesenhados e a bateria de iões de lítio é mais potente, mais pequena e mais leve (redução de peso até 18 kg, dependendo do grupo motopropulsor).

A potência combinada do híbrido de 1,8 litros é de 140 cv, trazendo uma redução de 1,7 segundos no tempo de aceleração dos 0-100 km/h para 9,2 segundos. Apesar deste aumento de desempenho, espera-se que as emissões de CO2 se mantenham inalteradas em 102 g/km. Para o híbrido de 2,0 litros, a potência combinada subiu para 196 cv e quase meio segundo foi reduzido na aceleração de 0-100 km/h, para apenas 7,5 segundos. Espera-se uma redução de 3 g/km no valor de CO2 em ciclo combinado, que passará para 107 g/km.

MELHOR CONTROLO E E SENSAÇÃO DE ACELERAÇÃO

Foram tomadas outras medidas para proporcionar uma aceleração que parece natural e gratificante para o condutor. Anteriormente, o foco era a aceleração linear; agora, a recalibração do controlo híbrido produziu uma aceleração que espelha mais de perto a intenção do condutor e a sua utilização do acelerador, produzindo a sensação G apropriada e uma sensação intuitiva. Isto foi conseguido com uma redução da velocidade do motor durante a aceleração. O ruído do grupo motopropulsor em aceleração também foi reduzido.

A EXPERIÊNCIA DIGITAL A BORDO

O Novo Corolla beneficia das últimas tecnologias digitais e multimédia da marca, concebidas para uma melhor experiência a bordo, com novas características e atualizações que podem ser introduzidas remotamente (over the air).

O ecrã multimédia é agora de 10,5 polegadas apresenta gráficos de alta-definição e tem um tratamento anti-brilho, assegurando uma excelente leitura em todas as condições de iluminação interior. A partir da versão Comfort (2), o painel de instrumentos do condutor é um ecrã digital multi-informação de 12,3 polegadas que pode ser personalizado de acordo com a preferência do condutor em quatro modos diferentes: “Casual”, “Smart”, “Sport” e “Tough”

O novo Corolla incluirá, de forma gratuita, quatro anos do serviço Toyota Smart Connect ou Toyota Smart Connect+ (de acordo com a versão do modelo), proporcionando acesso à navegação cloud, em ligação permanente à internet para informações de trânsito e viagem atualizadas em tempo real.

O condutor pode também utilizar o novo assistente de voz a bordo que reconhece diversos pedidos e solicitações para controlo do sistema multimédia, ou funções do veículo, tais como abrir ou fechar vidros. Existem ainda vários serviços remotos, disponíveis através da aplicação MyT, que permitem aos condutores utilizar o seu smartphone para trancar ou destrancar o seu carro, ajustar a climatização interior de modo a aquecer ou arrefecer o habitáculo antes de uma viagem e ativar os piscas de emergência para localizar o seu veículo.

REFORÇO DA SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR 

O Novo Corolla está equipado com o Toyota T-Mate, que combina o conjunto de sistemas Toyota Safety Sense de última geração com outros sistemas ativos de assistência à condução e ao estacionamento que não só tornam a condução mais fácil e segura, como também ajudam a proteger todos os ocupantes do veículo e outros utentes da estrada.

As melhorias no funcionamento e funcionalidade dos sistemas incluem a supressão de aceleração, que reage à utilização súbita do acelerador quando se viaja a baixa velocidade; apoio para evitar eventuais colisões num cruzamento; assistência à direção em caso de emergência que pode agora reagir aos veículos em sentido contrário; prevenção de colisões laterais e redução da velocidade em curva. As atualizações de software irão manter as funções atualizadas e permitir que novas funções sejam adicionadas à medida que ficam disponíveis durante a vida útil do veículo. As características do Toyota T-Mate incluem um sistema de Assistência à Saída de faixa de rodagem. Um aviso se detetar que uma porta está a ser aberta na aproximação de um veículo ou ciclista pela retaguarda.

Existe também um novo lembrete do banco traseiro que alertará o condutor antes de deixar o seu carro que poderá ter que verificar se deixou alguma coisa nos bancos traseiros.

COROLLA GR SPORT

Desde a sua introdução em 2020, as versões GR SPORT são das mais cobiçadas da gama. Fornecem o espírito desportivo e no Corolla também aumentam o seu apelo, em particular ajudando a atrair novos clientes para a marca Toyota. Desta feita, ao dia de hoje, mais de 20.000 unidades desta versão já foram vendidas.

Inspirada pelo sucesso na competição automóvel da TOYOTA GAZOO Racing, seja nas corridas de resistência com os Hipercarros elétrificados, seja no mundial de ralis, o Corolla GR SPORT tem um visual mais desportivo que acentua o estilo arrojado e dinâmico do Corolla, com elementos únicos de design exterior e interior.

O novo Corolla GR SPORT surge com novas jantes de liga leve de 18 polegadas maquinadas e um para-choques e difusor traseiro com uma nova aparência. Os bancos nas versões Hatchback e Touring Sports apresentam o logótipo GR gravado no encosto de cabeça e um novo padrão de hexágonos. O logótipo GR está também no botão de arranque.

As vendas da nova gama Corolla estão previstas na Europa durante o primeiro trimestre de 2023.

(1) Todos os dados são provisórios e sujeitos a homologação final.

(2) Versão e equipamento prevista para Portugal. A confirmar aquando do lançamento em 2023.