TOYOTA GAZOO Racing consegue a “dobradinha” no Rali da Estónia, Rovanperä cada vez mais líder

17 de julho 2022 – Kalle Rovanperä continua a realizar uma notável época no Campeonato Mundial de Ralis da FIA ao volante do GR Yaris Rally1 Hybrid. Hoje, na Estónia, consegue a sua quinta vitória da temporada 2022 e a TOYOTA GAZOO Racing consegue a “dobradinha”, uma vez que o seu colega Elfyn Evans terminou em segundo lugar.

Após uma série de ralis em terra, com pisos muito agrestes, as rápidas especiais em terra macia da Estónia foram um verdadeiro teste ao desempenho da nova geração de Rally1 eletrificados. Deste feita, o GR Yaris Rally1 Hybrid dominou todo o fim de semana, sendo o mais rápido em 22 especiais, derrotado por pouco, em apenas duas super-especiais curtas realizadas nas noites de quinta e sábado.

A meteorologia garantiu um fim de semana desafiante de início ao fim, com chuvadas curtas e fortes, que tornaram as condições de aderência extremamente variáveis e imprevisíveis para os pilotos.

RESUMO DA PROVA

O rali da Estónia teve início na quinta-feira 14 de julho, com a estreia da atualização do motor eletrificado e asa traseira do GR Yaris Rally1. Após uma largada cerimonial em Tartu, a prova arrancou com uma super-especial de 1,66 quilómetros, disputada no sentido oposto ao ano passado. Kalle Rovanperä estabeleceu o segundo tempo mais rápido, a apenas 0,1 segundos, do mais rápido, com Elfyn Evans outro décimo de segundo atrás em terceiro. Esapekka Lappi foi sexto, enquanto Takamoto Katsuta ficou logo a seguir, e apenas 0,9s do tempo mais rápido.

Na sexta-feira, o primeiro dia inteiro de prova, a TOYOTA GAZOO Racing terminou com três GR Yaris Rally1 híbridos nas quatro primeiras posições. O dia começou com o britânico Elfyn Evans ao ataque, que passou logo para a liderança da prova ao vencer as primeiras 4 especiais do dia. À tarde, com a chuva em determinadas zonas, as condições de aderência alteraram-se e o jovem finlandês, Kalle Rovanperä assumiu a liderança, terminando o dia à frente (11,7s) do segundo classificado Elfyn Evans. Esapekka Lappi subiu na classificação e terminou em quarto da geral. Takamoto Katsuta terminou o dia em sétimo.

Sábado foi também um dia decisivo, composto por 2 passagens por 4 especiais e uma curta super-especial. Rovanperä venceu sete dessas oito especiais aumentando a sua liderança para 29,1 segundos após a super especial que encerrou o dia. O finlandês demonstrou ser rápido em todas as condições da estrada, conseguindo extrair o máximo do GR Yaris Rally1 eletrificado. Evans começou o dia com a sua sexta vitória em especiais do rali e mostrou ser o piloto mais próximo de Rovanperä, aumentando a sua margem sobre o terceiro classificado, para 42,4s.

Esapekka Lappi estava na quarta posição geral, quando um pneu saiu da jante após um salto, na terceira especial da manhã. Foi forçado a parar e perdeu mais de dois minutos, caindo para o sétimo lugar. Takamoto Katsuta continuou a aumentar a sua confiança e desempenho ganhando 2 posições, terminandoo dia em quinto da geral.

No domingo, o último dia de prova, Rovanperä, venceu 3 especiais até chegar à derradeira power-stage. Rovanperä estabeleceu o melhor tempo por 22,5 segundos sobre Evans para conquistar o máximo de pontos para ele e para o seu co-piloto Jonne Halttunen, que aumentaram a sua liderança no campeonato para 83 pontos, após sete ralis. (a temporada 2022 é composta por 13 provas).

Elfyn Evans e o seu co-piloto Scott Martin subiram para o terceiro lugar na classificação do mundial após um segundo, segundo lugar, consecutivo, pela terceira vez esta temporada.

Com o resultado da Power Stage, este fim de semana, a TOYOTA GAZOO Racing também conseguiu o máximo de pontos para o campeonato de fabricantes e agora lidera o mundial com 87 pontos de avanço.

Esapekka Lappi venceu duas especiais no domingo e conquistou o sexto lugar da geral na derradeira power-stage, onde estabeleceu o quarto tempo mais rápido, apesar de condições piores que os seus companheiros de equipa.

Takamoto Katsuta do programa de desafio TGR WRT Next Generation, terminou em quinto da geral, melhorando sua confiança e desempenho no evento, apesar das condições difíceis.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA ESTÓNIA (Informação de domingo 16:00 www.WRC.com)

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 2h54m29.0s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m00.9s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m55.7s
4 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m53.3s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +4m13.4s
6 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +4m49.1s
7 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 HYBRID) +5m09.2s
8 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia Rally2 evo) +11m01.8s
9 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally2) +11m27.1s
10 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) +13m04.8s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:

URL<Novo!>: https://www.tgr-dam.com

*Para aceder ao novo site de imprensa, terá de se registar.