TOYOTA GAZOO Racing termina o desafiante rali da Acrópole

11 de setembro, 2022 – A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team completou um fim de semana muito desafiante no Rali da Acrópole. Sai da Grécia sem os resultados que procurava, mas com alguns pontos importantes que garantem a manutenção da sua vantagem no campeonato de pilotos e de fabricantes.

A icónica prova grega fez jus à sua reputação, com especiais rochosas e elevadas temperaturas. Durante grande parte do fim de semana, os pilotos em GR Yaris Rally1 lutaram por uma posição no pódio, mas essa esperança desapareceu no último dia, ao início da manhã, quando Elfyn Evans teve que desistir do quarto lugar da geral.

Resumo da Prova:

O rali teve início na quinta-feira, 8 de setembro 2022, numa super-especial no estádio olímpico de Atenas. Perante mais de 50 mil espectadores os Rally1 híbridos percorreram aos pares um percurso muito técnico em asfalto com 1,95km. Como seria de esperar os tempos foram muito próximos, com o líder do campeonato Kalle Rovanperä a apenas 1,5 segundos do tempo mais rápido em oitavo lugar. Lappi ficou 0,3s do seu colega em 10º, apesar de um toque numa barreira. Elfyn Evans ficou a apenas 2,8s da liderança em 15º. O piloto do programa de desafio TGR WRT Next Generation, Takamoto Katsuta, ficou a 0,7s do britânico na sua estreia no Rali da Acrópole.

No primeiro dia completo de prova, na sexta-feira, as equipas começaram o dia em Loutraki antes de seis especiais no regresso ao parque de serviço em Lamia. Com apenas uma das especiais a ser repetida, a limpeza da estrada foi um fator significativo com desvantagem significativa para os que abriam a estrada, uma vez que tinham que varrer a superfície de gravilha solta e escorregadia.

No seu regresso à prova grega após oito anos, Lappi foi subindo na geral ao longo do dia, estabelecendo bons tempos de sua sétima posição na estrada. Venceu SS4 e depois conseguiu o segundo melhor tempo nas duas especiais seguintes para conquistar a segunda posição geral, lutando depois pela liderança em SS7. Esapekka Lappi terminou o dia em terceiro da geral e a apenas 8,7 segundos da liderança.

Para Elfyn Evans e Kalle Rovanperä – terceiro e primeiro na estrada, respetivamente, (de acordo com suas posições no campeonato) foi um dia desafiante com aderência limitada. Evans terminou o dia em oitavo da geral, enquanto Rovanperä, que abriu a estrada, terminou o dia em nono lugar. O estreante Takamoto Katsuta ganhou confiança e completou o top 10 da geral.

Sábado, foi o dia mais longo do rali que provou ser novamente difícil para a TOYOTA GAZOO Racing. Uma manhã consistente de Esapekka Lappi permitiu-lhe subir para o segundo lugar da geral, mas na segunda especial da tarde um problema técnico relacionado com o sistema de combustível atrasou o seu andamento. Tentou continuar na especial seguinte, mas foi obrigado a parar.

Evans conseguiu um bom ritmo aproveitando os problemas para os outros pilotos para subir de oitavo para quinto da geral durante a manhã, à tarde manteve um desempenho consistente terminando o dia a apenas 7,1 segundos do terceiro. Elfyn Evans passou a ser o Toyota mais bem colocado, na quarta posição geral, continuando a sua luta por um lugar no pódio.

Começando o dia em nono lugar, Kalle Rovanperä danificou a traseira de seu carro em SS9. Perdendo cerca de 15 minutos, conseguiu trazer o GR Yaris Rally1 para a zona de serviço para que pudesse ser arranjado e pudesse continuar à tarde. Mas terminou em 19º lugar da geral. Takamoto Katsuta evitou grandes problemas e terminou o dia em sétimo geral.

No domingo, Elfyn Evans foi obrigado a parar logo de manhã, em SS14, devido a um problema de motor. Com isso, o foco da equipa mudou para a Power Stage final do rali. Kalle Rovanperä conseguiu estabelecer o segundo melhor tempo conseguindo quatro pontos de bónus para o campeonato. O jovem, líder do campeonato, passou por um fim de semana difícil. No entanto, o resultado na Power Stage garante que ainda lidera o campeonato de pilotos por 53 pontos, quando faltam apenas três provas para o final da época.

Esapekka Lappi recomeçou no domingo, e estabeleceu o quinto melhor tempo na Power Stage. Com os pontos obtidos por Rovanperä e Lappi, por terminar a prova somados aos pontos conquistados na Power Stage, a TOYOTA GAZOO Racing continua na liderança do campeonato de fabricantes com 63 pontos de avanço. Takamoto Katsuta continuou de forma consistente no último dia da prova grega e acabou por ser o melhor Toyota, terminando em sexto da geral.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO RALI DA ACRÓPOLE / GRÉCIA (Informação de domingo 15:30 www.WRC.com)
1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 3h34m52.0s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +15.0s
3 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m49.7s
4 Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1 HYBRID) +3m42.2s
5 Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1 HYBRID) +4m09.0s
6 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +6m21.1s
7 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) +7m46.6s
8 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia Rally2 evo) +8m22.7s
9 Alexandros Tsouloftas/Ross Whittock (Volkswagen Polo GTI R5) +10m53.8s
10 Eyvind Brynildsen/Roger Eilertsen (Škoda Fabia Rally2 evo) +10m56.7s
15 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +16m49.0s
22 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +24m39.0s
Não terminou: Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID)

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:

URL<Novo!>: https://www.tgr-dam.com

*Para aceder ao novo site de imprensa, terá de se registar.