Toyota expande pesquisa em robótica na Europa


• O Robô Toyota de Apoio Humano (Human Support Robot – HSR) fornece aos investigadores uma plataforma de inovação aberta para pesquisa, desenvolvimento e testes em ambiente real.
• Com o HSR a Toyota incentiva, através da Comunidade de investigadores, a colaboração com organizações de pesquisa para acelerar avanços tecnológicos e o crescimento da robótica.
• Na próxima semana, a Toyota irá apresentar o Robô HSR no IROS (2018/ IEEE RSJ – Conferência Internacional sobre Robôs Inteligentes e Sistemas) que decorre em Madrid de 1 a 5 de outubro.

A Toyota acredita que a mobilidade vai muito para além dos automóveis. Na Toyota a mobilidade é importante, faz parte do instinto do ser humano independentemente da sua idade. Ao perseguir a sua visão de “Mobilidade para Todos”, a Toyota está empenhada em potenciar mobilidade e liberdade de movimentos para todos. “Start Your impossible” – Conquista O Impossível, sintetiza o compromisso da marca por uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

Na próxima semana, a Toyota vai mostrar o seu Robô de Apoio Humano (HSR) a académicos e a toda a comunidade de investigadores Europeus na IROS, a conferência internacional de robótica que decorre em Madrid de 1 a 5 de outubro. No mesmo evento, os Engenheiros da Toyota irão também apresentar numa série de palestras sobre a plataforma aberta de pesquisa do HSR.

O HSR, um dos conceitos de mobilidade da Toyota, desenvolvido na visão de proporcionar liberdade de movimento para todos, faz parte da família de robôs de companhia (Toyota Partner Robots). Reflete o compromisso em enriquecer a vida de todos com atenção especial para enfermagem e saúde, bem como, transporte de curta distância e vida doméstica.

O robô da Toyota é um parceiro móvel compacto com um braço dobrável, que pode pegar em objetos do chão e recuperar objetos das prateleiras. Realiza uma variedade de tarefas no sentido de melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas ou de pessoas com deficiência.

Gerald Killmann, Vice Presidente de I&D na Toyota Motor Europe, referiu: “A I&D de robótica da Toyota Motor Europe (TME), lidera a pesquisa global da Toyota em áreas específicas da robótica, como a perceção, graças às avançadas capacidades na Europa relativas à visão computacional. Acreditamos que o HSR será uma importante ajuda aos investigadores e que pode ajudar a acelerar os avanços tecnológicos em robótica. Estamos entusiasmados em expandir as nossas colaborações com outras organizações Europeias de pesquisa ”.

Através da comunidade de desenvolvimento do HSR, lançada em setembro de 2015, a Toyota tem vindo a oferecer a sua inovadora plataforma aberta HSR a parceiros de todo o mundo. As organizações de pesquisa participantes não precisam de desenvolver um robô real nem o software para as suas operações básicas. Podem concentrar-se no desenvolvimento de ideias e aplicações futuras, testando a sua tecnologia e algoritmos com facilidade num ambiente real.

Já existem 44 parceiros em 12 países que usam o HSR. Na Europa, a TME também está a apoiar 5 universidades de pesquisa localizadas na Alemanha, Reino Unido, França e Holanda.*

O HSR já foi adotado como plataforma padrão para competições internacionais de robôs, como o RoboCup@Home e o World Robot Summit (WRS).

Para saber mais sobre o desenvolvimento do HSR e sobre outros projetos relacionados com robótica da Toyota, visite: https://www.toyota-global.com/innovation/partner_robot/robot/

Para as aplicações participe na Comunidade de desenvolvimento do HSR, entre em contato com xr-hsr-info@mail.toyota.co.jp ou visite a Toyota no IROS no espaço 58.

*Eindhoven University of Technology, University of Bremen, Bonn-Rhein-Sieg University of Applied Sciences, University of Oxford, University of Technology of Belfort-Montbeliard.