Toyota fornece mobilidade diversificada para Tóquio 2020

  • Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, aproximadamente 90% dos veículos da Toyota serão eletrificados. A marca tem como objetivo, atingir o nível mais baixo de emissões de qualquer frota de veículos oficiais alguma vez utilizada em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, bem como, reduzir o impacto sobre o meio ambiente.
  • Toyota irá desenvolver uma versão única de certos modelos e veículos inicialmente desenvolvidos para uso durante o evento em Tóquio, oferecendo uma ampla e diversificada gama de mobilidade.

A Toyota Motor Corporation (Toyota), parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, anunciou hoje que irá fornecer uma gama completa de veículos eletrificados, incluindo versões exclusivas de certos modelos, bem como veículos desenvolvidos especificamente para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2020). Com a sua gama eletrificada, a Toyota, em conjunto com o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, pretende atingir o nível mais baixo de emissões de qualquer frota de veículos oficiais alguma vez utilizada em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ajudando também a reduzir o impacto ambiental dos Jogos.

A Toyota irá fornecer um total de cerca de 3.700 veículos para Tóquio 2020. A maioria, ou quase 90%, da frota de veículos oficiais será eletrificada. Os veículos eletrificados incluem Veículos Híbridos (Hybrid Electric Vehicles – HEV), Veículos a Pilha de Combustível (Fuel Cell Electric Vehicles – FCEV), como o Mirai movido a hidrogénio, Veículos Híbridos Plug-in (Plug-in Hybrid Electric Vehicles – PHEV), como o Prius PHV (conhecido como Prius Prime em alguns mercados), e Veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV), incluindo o “APM” (Accessibles People Mover) e o e-Palette na versão Tokyo 2020, bem como o TOYOTA Concept-i, que irão fornecer serviços de mobilidade únicos e diversificados durante Tokyo 2020. Entre os veículos elétricos fornecidos, a Toyota incluirá aproximadamente 500 FCEV e aproximadamente 850 BEV, a maior quantidade de qualquer frota de jogos até hoje.

Para além dos aproximadamente 3.700 veículos para Tóquio 2020, a maioria dos veículos, serão parte integrante da frota oficial dando apoio no transporte entre vários eventos durante os Jogos Olímpicos. Alguns serão veículos já em comercialização, como o Mirai, etc. Cálculos preliminares sugerem que o  CO2 emitido pela frota já em comercialização para Tóquio 2020 será em média menor que 80 g/km*1, resultando numa redução de aproximadamente metade das emissões quando comparada com uma frota de dimensão similar de veículos convencionais a gasolina ou diesel. Além disso, outras reduções são previstas durante os Jogos, quando combinadas com a outra mobilidade avançada da Toyota, incluindo versões exclusivas de veículos ou veículos projetados para uso nos Jogos. Como tal, a Toyota pretende alcançar o nível mais baixo de emissões de qualquer frota oficial alguma vez usada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Adicionalmente, para ajudar a evitar colisões e reduzir/mitigar possíveis danos ou ferimentos, todos os veículos disponíveis comercialmente para transporte de pessoal estarão equipados com tecnologias de segurança preventivas da Toyota, incluindo “Toyota Safety Sense” e “Lexus Safety System +”. Além disso, quase todos os veículos disponíveis comercialmente também serão equipados com a tecnologia Intelligent Clearance Sonar (ICS) da Toyota, projetada para auxiliar na travagem em caso de aplicação incorreta não intencional do acelerador.

Além da frota oficial, a Toyota também irá apoiar as operações dos Jogos com outros veículos, incluindo o veículo de transporte coletivo a pilha de combustível – o Fuel Cell Bus “Sora”, veículos que ajudam a levantar passageiros dos seus bancos ou que estão equipados com uma rampa para permitir o acesso a passageiros em cadeiras de rodas. Por fim, irá fornecer empilhadores a pilha de combustível, fabricados e comercializados pela Toyota Industries Corporation.

Os pilares da Toyota para Tóquio 2020

Os três pilares principais da Toyota para Tóquio 2020 são: (1) Mobilidade para Todos (“Mobility for All”), ou permitir que todas as pessoas tenham liberdade de movimento; (2) Sustentabilidade, centrando-se na realização de uma sociedade de hidrogénio (meio ambiente / segurança); e (3) Apoio no transporte para os Jogos usando o Toyota Production System (TPS). Com estes três pilares, a Toyota pretende fornecer soluções de mobilidade que vão além da provisão tradicional de veículos.

Através de sua gama completa de veículos eletrificados para reduzir o impacto ambiental e as soluções de mobilidade que combinam o TPS com a mobilidade diversificada, a Toyota irá apoiar na coordenação de operações para Tóquio 2020 e no transporte dos participantes, incluindo funcionários, atletas e visitantes. Além disso, através dos seus robôs, a Toyota irá fornecer apoio a operações de eventos e experiências únicas, superando a noção geral do que significa mobilidade para os Jogos. Essas atividades serão desenvolvidas enquanto a Toyota continua a desafiar-se para oferecer “Mobilidade para Todos” (Mobility for All), oferecendo várias soluções de mobilidade para tornar Tóquio 2020 um evento único.

A seguir um breve resumo dos principais veículos que a Toyota irá fornecer:

1) Veículos desenvolvidos especificamente para Tóquio 2020:

APM

  • Aproximadamente 200 unidades vão apoiar os participantes com necessidades especiais de mobilidade a viajar dentro dos locais do evento Tóquio 2020, como o Estádio Olímpico e o parque de ténis de Ariake, bem como, atividades de mobilidade e socorro “de última milha”
  • Detalhes do APM foram divulgados a 18 de julho (comunicado completo aqui)

2) Versões exclusivas do veículo para Tóquio 2020

e-Palette (versão de Tóquio 2020)

  • O primeiro 100% elétrico (BEV) da Toyota desenvolvido especificamente para Autono-MaaS *2, o e-Palette Tokyo 2020 irá apoiar as necessidades de transporte de funcionários e atletas, com uma dúzia ou mais a circular num circuito contínuo dentro da Vila Olímpica e Paralímpica.
  • Com o piso baixo, movimento elétrico e parando com grande precisão em cada paragem, deixando pouco ou nenhum espaço entre o passeio e o veículo, o e-Palette tornará a viagem mais fácil para os passageiros em cadeira de rodas e irá apoiar o transporte de curta distância.
  • O veículo está previsto circular com condução autónoma (até o nível SAE 4 *3). Além de ter um operador a bordo de cada veículo para monitorar a condução autónoma, a Toyota irá também apresentar um sistema de controlo digital para monitorar as condições gerais de operação do veículo.

[Especificações do veículo]

Comprimento/Largura/Altura (mm): 5,255 (C) / 2,065 (L) / 2,760 (A)
Nº. de passageiros: Até 20* (incluindo um operador)

*Para cadeiras de rodas: até 4 cadeiras de rodas + 7 passageiros de pé

Toyota Concept-i (versão Tóquio 2020)

  • Com um design exterior único designado “high-tech one-motion silhouette”, o Concept-i espera trazer ainda mais emoção e atenção aos Jogos através da inclusão do veículo no transporte da tocha olímpica, bem como, veículo líder na maratona.
  • Além dos veículos fornecidos para os Jogos, as vias públicas em torno de Toyota City o show “MEGAWEB” na área de Tóquio Odaiba / Toyosu está previsto o uso para testes de condução de veículos com avançada tecnologia. Que irá incluir o Toyota Concept-i, com condução autónoma (SAE Nível 4 *3) e outras funcionalidade, incluindo “Conversa a bordo”, que usa inteligência artificial para entender os passageiros, ajudando a experimentar novas formas de mobilidade, no caminho para o futuro de veículos que são companheiros e que a marca chama “beloved cars”.

[Especificações do veículo]

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4,530 (C) / 1,840 (L) / 1,480 (A)
Nº. de passageiros: Até 4

3) Outros veículos

Mirai

  • Aproximadamente 500 Mirai serão fornecidos para o transporte de funcionários dos Jogos na área circundante aos locais oficiais de Tóquio 2020.

BEV em áreas pedonais

  • A Toyota irá fornecer aproximadamente 300 dispositivos pessoais de mobilidade para uso de equipas de segurança / médica centrada em locais de Tóquio 2020, como o Estádio Olímpico e o campo de Ténis de Ariake.
  • Adicionalmente, a Toyota está a explorar o melhor uso de veículos de mobilidade pessoal de vários tipos: sentado e de cadeira de rodas.

[ Especificações do Veículo ]

C/L/A (mm):

  • De pé – 700 / 450 / 1,200
  • Sentado – 1,180 / 630 / 1,090
  • Cadeira de rodas – 540 / 630 / 1,090

Vel. Máx. (km/h)

  • De pé – 2,4,6,10km/h (ajustável)
  • Sentado – 2,4,6km/h (ajustável)
  • Cadeira de rodas – 2,4,6km/h (ajustável)

Autonomia EV

  • De pé – Aprox. 14km
  • Sentado – Aprox. 10km
  • Cadeira de rodas – Aprox. 20km

Tempo de carga

  • De pé – 2,5 h (c/ troca de bateria)
  • Sentado – 2 h (c/ troca de bateria)
  • Cadeira de rodas – 2,5 h (c/ troca de bateria)

*1 Cálculo da Toyota com base em informações disponíveis em catálogos de produtos. O cálculo do PHEV, está baseado nos métodos de cálculo da Toyota descritos num relatório criado a 1º de março de 2013 pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo. Para alguns veículos com personalização especial para o Tokyo 2020, a Toyota calcula o consumo de combustível de acordo com o aumento de peso devido à personalização. A partir de 23 de agosto de 2019.

*2 Combinação de “mobilidade autónoma” e “mobilidade como um serviço”, descrevendo os serviços de mobilidade da Toyota usando veículos de condução autónoma

*3 Referências de nível SAE podem ser encontradas aqui