CaetanoBus SA lança H2.CITY GOLD, o autocarro Caetano a hidrogénio com tecnologia de pilha de combustível Toyota

• Com uma autonomia de 400kmie o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado Europeu no próximo ano

Este novo autocarro reforça o compromisso da Caetano em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem comprometer a oferta já existente de autocarros elétricos. A CaetanoBus torna-se na primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.

“A nossa parceria com a Toyota foi alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares de ambas as partes. Este projeto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida.”, refere José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria.

O H2.City Gold tem uma autonomia para 400kms com um só carregamento e esta caraterística apoia na concretização de uma sociedade descarbonizada, sem comprometer os requisitos operacionais.

“Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas atividades de venda de pilhas de hidrogénio”, revelou o Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TME), Johan van Zyl. “Estou ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projeto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio.”, acrescentou.

Caetano H2.City Gold: Hydrogen in, water out

O H2.City Gold é o novo autocarro Caetano elétrico a hidrogénio. Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus. O autocarro utiliza a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.

Graças ao rápido tempo de carregamento, em menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas. O H2.City Gold tem uma autonomia de 400km com um só carregamento, uma caraterística diferenciadora no mercado dos autocarros a hidrogénio, permitindo rotas mais longas. O veículo tem um conjunto de pilhas de combustível Toyota de 60kW e também se destaca pelo motor com uma potência de 180kW.

Destaca-se também pela sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade. Disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano.

Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior, para oferecer uma capacidade maior.

O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.

Este novo veículo foi desenhado para promover uma experiência intuitiva deste o início ao utilizador. As semelhanças com os veículos convencionais promovem a fácil adaptação.

Os primeiros veículos vão ser entregues em 2020. Este é mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.

O H2.City Gold pode ser visto na Busworldii, no stand 903a, Hall 9.

Sobre a CaetanoBus

A CaetanoBus é fabricante de autocarros e chassis e faz parte do Grupo Salvador Caetano e da Mitsui & Co. A empresa tem uma oferta consolidada de veículos para cidades e aeroportos, como resultado da sua capacidade técnica no desenvolvimento de soluções únicas, orientadas para o consumidor. A CaetanoBus também fabrica o modelo COBUS, o autocarro de aeroporto líder de mercado.

Sobre a Toyota

A Toyota Motor Europe NV / SA (TME) supervisiona as vendas e o marketing de veículos, peças e acessórios Toyota e Lexus e as operações de fabrico e engenharia europeias da Toyota. A Toyota emprega diretamente cerca de 20.000 pessoas na Europa e investiu mais de 9 biliões de euros desde 1990. As operações da Toyota na Europa são apoiadas por uma rede de 29 Empresas Nacionais de Marketing e Vendas em 53 países, um total de cerca de 3.000 pontos de venda e nove fábricas. Em 2018, a Toyota vendeu 1.035.430 veículos Toyota e Lexus na Europa.

iDependendo do ciclo de condução e requisitos de Ar Condicionado e aquecimento.
iiBusworld é o mais antigo e famoso Salão exclusivo de Autocarros, celebra este ano a 25ª edição num novo local – Brussels Expo.