Toyota apresenta o GR Yaris, um puro desportivo
• Segundo produto global GAZOO Racing (GR) e modelo de homologação para futuras atividades no Campeonato Mundial de Ralis
• Novo motor Turbo de três cilindros e 1.6 litros que debita 261 cv (192 kW)
• Design exclusivo, aerodinâmico e leve; relação peso/potência de apenas 4.9 kg/cv
• Novo e leve sistema de tração às quatro rodas GR-FOUR para superior desempenho
O novo GR Yaris é um puro desportivo, nascido da experiência conquistada pelo título da Toyota no Campeonato Mundial de Ralis. Forjado a partir do sucesso da competição, este modelo traz tecnologia e design diretamente da competição para a estrada, fiel à filosofia TOYOTA GAZOO Racing de criar automóveis cada vez melhores, desportivos e divertidos de conduzir.
Posicionado no topo da Nova Geração Yaris, o GR Yaris é um modelo exclusivo que beneficia do design e engenharia da TOYOTA GAZOO Racing e da Tommi Mäkinen Racing, parceira da Toyota no campeonato mundial de ralis da FIA. Além de servir como modelo oficial de homologação para o desenvolvimento do próximo Yaris WRC, também possui todos os atributos necessários para os clientes que desejam competir com sucesso em competições locais. Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2020, após o GR Supra, o GR Yaris será o segundo modelo global GR da Toyota.
Apresentado no Salão de Tóquio de 2020, o presidente da GAZOO Racing, Shigeki Tomoyama, referiu o seguinte a respeito do GR Yaris: “Um dos compromissos da TOYOTA GAZOO Racing é usar o automobilismo para refinar o seu conhecimento e os seus colaboradores, com o objetivo de lançar carros desportivos de classe mundial. Enquanto o novo GR Supra é um carro desportivo desenvolvido em pista, o GR Yaris foi criado através da nossa participação nos ralis – algo que muitos de nossos fãs esperavam.”
Todos os aspetos do GR Yaris estão focalizados no desempenho: uma plataforma e um motor totalmente novos, nova suspensão, construção leve e estilo aerodinâmico e um novo sistema permanente de tração integral GR-FOUR. Com alta potência e baixo peso, possui todas as credenciais para o sucesso na competição e para oferecer desempenho emocionante em estrada.
Herança
Desde o final da produção do Celica GT-FOUR em 199, o novo GR Yaris é o primeiro puro desportivo com tração às quatro rodas da Toyota e o primeiro modelo de homologação para a competição no Campeonato Mundial de Ralis da FIA (WRC).
Em duas gerações e três modelos, o Celica GT-FOUR foi destaque e trouxe inúmeros sucessos da Toyota no WRC, uma era de ouro dos ralis que trouxe à marca 30 vitórias, quatro títulos de pilotos e um campeonato de fabricantes. Em referência ao seu ilustre antecessor e a tecnologia de tração às quatro rodas, o GR Yaris apresenta um logotipo GR-FOUR na traseira.
Como modelo de homologação, o GR Yaris irá apoiar o desenvolvimento de um novo carro de competição da equipa TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team no WRC. Desde que voltou ao campeonato em 2017, a Toyota venceu o campeonato dos fabricantes em 2018 e com Ott Tänak, o campeonato de pilotos em 2019.
Prioridades de desenvolvimento
A equipa de designers e engenheiros da Tommi Mäkinen Racing, especializada no WRC, focou-se no aperfeiçoamento da aerodinâmica, na distribuição de peso e na leveza do novo carro – as três qualidades essenciais para alcançar o melhor desempenho e comportamento.
Uma linha de teto mais baixa melhorou a aerodinâmica, enquanto o novo motor 1.6 turbo foi posicionado mais para trás em direção ao centro e até a localização da bateria na bagageira ajuda no equilíbrio do chassis para melhor o comportamento, estabilidade e capacidade de resposta.
A carroçaria de três portas é feita de materiais leves, incluindo fibra de carbono e alumínio, para fornecer uma impressionante relação peso/potência, enquanto a nova plataforma permite uma via traseira mais larga e o novo sistema de suspensão traseira com duplo braço. A equipa também criou reforços sob os membros laterais para garantir o máximo desempenho da suspensão.
Para garantir que os planos funcionassem na prática, o GR Yaris foi posto à prova por pilotos profissionais de corrida e de ralis durante o programa de desenvolvimento, que terminou em Portugal.
Design único
Embora o novo GR Yaris esteja no topo da gama Yaris, tem um design exclusivo com uma carroçaria de três portas e um teto rebaixado em 91 mm, criando uma silhueta de coupé. Portas sem moldura nos vidros aumentam a aparência de coupé. Na frente, o design do para-choques e spoiler expressam a autenticidade de um puro GR, enquanto na traseira as vias largas e a asa traseira apresentam um design musculado e acomodam as jantes em liga leve de 18 polegadas.
Motor Turbo de 1.6 litros totalmente novo
O motor da GR Yaris é uma unidade turbo de três cilindros totalmente nova que beneficia das tecnologias da competição para maximizar o desempenho do motor, incluindo a refrigeração dos pistões a jato de óleo, válvulas de escape de grande diâmetro e admissão parcialmente maquinada. Com 1.618 cm3, produz uma potência máxima de 261 cv (192 kW) e 360 Nm de binário.
Compacto e leve, o motor de 12 válvulas com dupla árvore de cames à cabeça, possui um novo turbo e uma transmissão manual de seis velocidades, projetada para os elevados níveis de binário.
Relação Peso/Potência
Atingir uma boa relação potência/peso foi um dos principais objetivos para ajudar a cumprir as metas de desempenho do GR Yaris. A carroçaria é construída predominantemente a partir de materiais leves, incluindo um novo polímero de fibra de carbono no teto que pode ser moldado por compressão. O capot, portas laterais e traseira são em alumínio. O resultado é um GR Yaris com desempenho de segmento C, mas o peso de um segmento B (Tara de 1.280 kg). A relação peso/potência é de apenas 4,9 kg por cv ajuda a fornecer uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 5,5 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 230 km/h.
GR-FOUR: Novo sistema de tração nas quatro rodas
O desempenho da GR Yaris é apoiado por um novo sistema de tração às quatro rodas GR-FOUR, que para além de ser simples e leve, foi projetado para otimizar a potência de cada roda.
A distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro é controlada por um acoplamento de alta resposta. Como opção no Circuit Pack (detalhes abaixo), dois diferenciais de deslizamento limitado Torsen estão responsáveis pela divisão de potência entre as rodas esquerda e direita para fornecer um controlo natural e direto durante a condução.
O engenhoso sistema utiliza relações de transmissão ligeiramente diferentes para os eixos dianteiro e traseiro e permite uma faixa teórica de equilíbrio de binário dianteiro / traseiro de 100:0 (tração frontal) e 0:100 (tração traseira). Essa flexibilidade oferece uma vantagem de desempenho em relação a outros sistemas 4×4 que usam sistemas de tração integral permanentes de acoplamento duplo ou com um diferencial central. O sistema GR-FOUR é ainda consideravelmente mais leve.
O condutor pode regular o desempenho da tração às quatro rodas para se adequar às suas preferências ou à situação de condução usando um seletor de modo de tração às quatro rodas. No modo normal, a distribuição básica de binário dianteiro/traseiro é 60:40; no modo Sport, a balança muda para trás, com distribuição 30:70 para obter uma condução divertida em estradas e circuitos sinuosos; e no modo Track, a configuração base é 50:50 para uma condução rápida e competitiva em circuitos ou troços especiais. Em cada modo, o equilíbrio de binário será ajustado automaticamente à solicitação do condutor, comportamento do veículo e condições da estrada ou pista.
Plataforma e suspensão dedicadas
O GR Yaris possui uma plataforma nova e dedicada que combina a parte frontal da plataforma GA-B da Toyota – estreada na Nova Geração Yaris de 2020 – e na traseira a plataforma GA-C. Permitindo um novo design da suspensão e acomodação do sistema de tração às quatro rodas GR-FOUR, além de contribuir para a excelente estabilidade e comportamento. Enquanto o Yaris utiliza uma suspensão traseira de barra de torção, o GR Yaris possui uma configuração de duplo braço, com todos os elementos otimizados para o desempenho. A suspensão da frente conta com o sistema MacPherson.
Sistema de travagem de elevado desempenho O sistema de travões de elevado desempenho apresenta grandes discos dianteiros com ranhuras de 356 mm com pinças de quatro êmbolos, projetados para lidar com as exigências da condução em pista de alta velocidade e rápida dissipação de calor.
Circuit Pack
Os clientes que procuram uma condução ainda mais desportiva podem optar pelo GR Yaris com o opcional Circuit Pack. Este nível de equipamento adiciona um diferencial Torsen no eixo dianteiro e traseiro, suspensão com desempenho superior e jantes de liga leve de 18 polegadas forjadas com pneus Michelin Pilot Sport 4s 225 / 40R18.
Novo centro de produção GR em Motomachi
Para ajudar a atingir suas metas de desempenho para o GR Yaris, a Toyota estabeleceu uma nova área de produção na sua fábrica de Motomachi no Japão. A fábrica conta com uma linha dedicada para a produção de automóveis desportivos GR. Em vez do sistema de transporte tradicional, a carroçaria e a linha de montagem são compostas por várias células diferentes ligadas por veículos guiados automaticamente.
A produção de cada veículo exige um grande número de processos manuais, para os quais a Toyota utiliza uma equipa especializada de trabalhadores qualificados. O design da fábrica e o talento dos colaboradores permitem uma montagem da mais alta precisão e qualidade que atingem níveis difíceis de alcançar em linhas de produção comuns. Com novos métodos de produção e montagem GR a produção é capaz do fabrico de vários tipos de automóvel e pequenos volumes, sem comprometer a produtividade.
Para obter mais imagens do modelo, em alta e baixa resolução, poderá selecionar o modelo em: https://newsroom.toyota.eu/media-library
Para mais informação sobre a marca Toyota consulte: www.toyota.pt