Toyota lança KINTO, uma marca única para serviços de mobilidade na Europa

• Parte integrante da estratégia de expansão da Toyota, de empresa de produção de automóveis, para a uma empresa de mobilidade
• A KINTO irá fornecer serviços de mobilidade para cidades, clientes empresariais e particulares
• A marca pretende ser “inclusiva e de confiança”, “simples e sem esforço” e “sustentável”


A Toyota anunciou hoje que está a lançar uma nova marca, KINTO, dedicada a oferecer serviços de mobilidade para utilizadores de toda a Europa. Tal faz parte da visão global da Toyota para uma evolução enquanto empresa de mobilidade, fornecendo todos os tipos de serviços relacionados com transporte para pessoas em todo o mundo.

A Toyota pretende aumentar a sua oferta de serviços de mobilidade, além das vendas tradicionais de viaturas particulares e frotas, através de uma estratégia organizada com base em quatro pilares:
– Utilização de uma marca distintiva e dedicada para atrair novas categorias de utilizadores, desde a particulares a clientes corporativos e cidades;
– Aumentar a sua participação no mercado de leasing de serviço completo (FSL), que consiste em ofertas multifuncionais de viaturas e serviços multimarcas para clientes empresariais e particulares;
– Utilização do poder da conectividade de dados e veículos para desenvolver e lançar serviços como partilha de viaturas, carpooling (boleias) ou subscrição de serviços, sempre que possível;
– Preparar-se para integrar futuros avanços na condução autónoma e testar o transporte autónomo como um serviço (MaaS – Mobility-as-a-Service), por exemplo, usando o conceito e-Palette atualmente em desenvolvimento a nível global.

“KINTO faz parte da nossa estratégia de expansão dos negócios europeus”, afirmou Johan van Zyl, Presidente e CEO da TME. “Nos mercados em que pode ser viável e sustentável adicionar serviços de mobilidade ao nosso modelo de negócios tradicional, esta estratégia permitir-nos-á responder às novas necessidades dos clientes e dar suporte aos requisitos emergentes de mobilidade das cidades e regiões”.

Em 2018, a Toyota começou a construir os pilares básicos para uma organização Europeia para integração dos novos serviços de mobilidade nos seus negócios de produção e venda de automóveis. A Toyota criou duas empresas: uma empresa de gestão de frotas (Toyota Fleet Mobility, com sede em Colónia, Alemanha) e uma empresa de plataforma digital (Toyota Connected Europe, com sede em Londres, Reino Unido).
• A Toyota Fleet Mobility (TFM) concentra-se no crescimento de serviços completos de leasing no mercado europeu. A TFM está a crescer organicamente (com filiais atualmente em Espanha, França e Itália) e por meio de aquisições. Recentemente, adquiriu a Fleet Solutions (IFS) da Inchcape para expandir os seus negócios no mercado do Reino Unido. A TFM é uma joint venture entre a Toyota Financial Services Corporation e a Toyota Motor Europe.
• A Toyota Connected Europe é a subsidiária Europeia da empresa tecnológica e de dados da Toyota. O seu foco é o desenvolvimento e implementação de uma gama de produtos e serviços associados a sistemas de veículos conetados, tais como o Toyota Big Data Center, bem como serviços dentro da Mobility Services Platform (MSPF) da Toyota.

A marca KINTO será usada para posicionar de forma distinta um novo conceito de consumo de mobilidade, e será “inclusiva e confiável”, “simples e sem esforço” e “sustentável”.

Matthew Harrison, vice-presidente executivo de vendas Toyota e Lexus: “A nossa nova marca de mobilidade KINTO indicia que a empresa está mais do que nunca determinada a atender às crescentes necessidades de mobilidade do cliente. A Toyota e a Lexus são marcas automóveis bem estabelecidas, cujo pilar assenta na produção de viaturas de qualidade e de confiança. Com a KINTO, a nossa ambição é criar uma marca igualmente forte para serviços de mobilidade – uma marca que oferece de uma forma consistente experiências únicas ao cliente, seja para se deslocar perto de casa ou viajar para outros mercados. A KINTO simboliza a ambição da Toyota em oferecer uma mobilidade cada vez melhor para todos.”

O nome da nova marca deriva da palavra japonesa “Kintoun” ou “Flying nimbus”, uma nuvem que serve de transporte sob solicitação para uma famosa personagem de animação no Japão. Assim como o Kintoun, a KINTO pretende estar disponível sempre que um cliente procurar formas fáceis e inteligentes de mobilidade, quando e onde quiser.

Os serviços da marca KINTO serão implantados mercado a mercado, com base na viabilidade e sustentabilidade do negócio. Os serviços iniciais a serem introduzidos em alguns mercados europeus incluem:
KINTO One: uma oferta de leasing de serviço completo, que inclui facilidade de propriedade, agrupando o veículo, serviço e seguro num único pagamento mensal.
KINTO Share: um serviço de partilha de viaturas baseado na gama ampla de viaturas híbridas, disponível através de um conceito de auto-atendimento, sem custos. O serviço de partilha de viaturas da Toyota, Yuko, que já está operacional em várias cidades da Europa (Dublin; Veneza; Copenhaga; e Madrid), será reforçado com a marca KINTO.
KINTO Join: Carpooling (boleias), conectando colaboradores que pretendem partilhar o seu trajeto diário para o trabalho, contribuindo para uma redução da pegada de CO2.
KINTO Flex: Leasing de viatura com base em assinatura, oferecendo maior flexibilidade e proporcionando uma experiência premium.

Estão a ser avaliados outros serviços, tais como “ride-hailing” e um aplicativo multimodal. Estes serviços visam um fácil acesso via aplicativos móveis e pagamentos integrados.

Para mais informação sobre a marca Toyota consulte: www.toyota.pt