Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L

• Toyota GR Supra com um novo motor a gasolina 2.0L com turbocompressor
• Motor com 258 cv (190 kW) e 400 Nm de binário, permitindo uma aceleração 0-100 km/h em 5,2 segundos
• Motor mais leve e compacto, que contribui para a redução do peso da viatura em até 100 kg, melhorando as características de inércia, para além de uma distribuição de peso perfeita de 50:50
• Início das vendas previsto para março de 2020


Um ano depois da estreia mundial do GR Supra no Salão Automóvel Internacional em Detroit, a Toyota anuncia os detalhes da primeira extensão da sua gama de carros desportivos com a introdução do novo motor 2.0 L com turbocompressor. Para além do já existente motor 3,0 L de 6 cilindros em linha com turbocompressor, este novo motor apresenta benefícios em termos de desempenho dinâmico, pelo que abrange um leque maior de potenciais clientes.

O GR Supra, é primeiro modelo global desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing, é um desportivo puro, com motor à frente, tração traseira, compacto, dois lugares e dimensões perfeitas para um desempenho otimizado, que os engenheiros definiram como a “relação perfeita” (Golden Ratio). O novo motor de 2,0L alarga o apelo do modelo, uma vez que é mais leve e compacto do que o motor 3,0 L. As suas características contribuem para uma melhoria da inércia e do equilíbrio do chassis para um comportamento ainda mais preciso.

A produção do novo GR Supra 2.0L deverá começar em breve, antes do seu lançamento em março de 2020.

Novo motor 2.0 L com turbocompressor
O novo motor de 2.0L tem 4 cilindros em linha e está equipado com um turbocompressor “twin scroll” e uma caixa de velocidades ZF automática de 8 velocidades. O seu desempenho é o de um verdadeiro desportivo, proporcionando uma experiência gratificante ao condutor: potência máxima de 258 cv (190 kW) e um binário significativo de 400Nm, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. As emissões de CO2 no ciclo WLTP são de 156 a 172 g/km.

Benefícios em termos dinâmicos
O motor mais pequeno e mais leve contribui para uma melhoria dinâmica do GR Supra. No que diz respeito à versão base, o motor é 100 kg mais leve do que o motor 3,0 L. Para além disso e uma vez que o motor é mais compacto, está posicionado mais perto do centro da viatura, o que contribui para uma distribuição de peso absolutamente perfeita de 50:50.

Isso contribui para uma resposta, agilidade e manobrabilidade que inspira confiança.
“O nosso empenho focou-se na construção de uma viatura mais leve com uma distribuição de peso 50:50 para um controlo direcional ágil e estabilidade em curva,” afirmou o engenheiro-chefe do GR Supra, Tetsuya Tada. “Os desafios foram enormes, mas não comprometeram os nossos objetivos.”
Notavelmente, o novo GR Supra 2.0 L apresenta a mesma “relação perfeita” (Golden Ratio) para uma melhor manobrabilidade, uma qualidade definida pela proporção entre a distância entre-eixos e a largura das vias. Todas as versões do GR Supra, têm uma relação de 1,55, que se situa na faixa ideal.

Equipamento e packs opcionais
Na versão de entrada, o novo GR Supra 2.0 L está disponível na versão Sport (LIVE na Europa), com jantes de liga leve de 18”, um sistema de áudio de quatro altifalantes, mostrador de 8,8” e bancos desportivos em preto, alcântara.

O Toyota Supra Safety também está disponível com um sistema de Pré-Colisão com Função de Travagem, Deteção de Peões e Ciclistas com Função de Travagem, Assistência de Permanência na Faixa de Rodagem [LKA] com Direção Ativa, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e a Assistência de Velocidade Inteligente.

Os Clientes podem utilizar esta especificação e personalizá-la de acordo com as suas preferências, de estilo, desempenho e conectividade com uma série de packs opcionais que estão à sua disposição. O pack Connect inclui sistema de navegação e conectividade que permitem o acesso a serviços online úteis. Já o pack Sport inclui diferencial ativo, suspensão variável adaptativa e travões desportivos de qualidade para aumentar o potencial de desempenho da viatura. A versão SIGNITURE (Pack premium na Europa) contribui para um conforto de elevada qualidade, incluindo um sistema de som premium JBL de 12 altifalantes, mostrador projetado, carregador de smartphone sem fios, estofos em pele preta e ajuste elétrico dos bancos com função de memória. Esta versão também contempla o pack Connect e ainda compartimentos para arrumação e iluminação adicionais.

Edição limitada Fuji Speedway
O lançamento do novo GR Supra com motor 2.0L será uma versão limitada e exclusiva Fuji Speedway que se destaca com uma pintura em branco metalizado em contraste com jantes de liga leve de 19” em preto mate e espelhos retrovisores em vermelho. No habitáculo, o tablier destaca-se com inserções em fibra de carbono e estofos em alcântara em vermelho e preto. Esta seleção de cores é uma clara alusão às cores oficiais da TOYOTA GAZOO Racing.

No que diz respeito às especificações de equipamento, a versão Speedway inclui todas as funcionalidades dos packs Connect e Sport (acima descritos). Esta edição Fuji Speedway foi preparada para o lançamento do motor 2.0L com uma produção limitada a apenas 200 exemplares para a Europa e apenas 2 para Portugal.

Vendas do GR Supra
O lançamento do Toyota GR Supra marca o regresso deste lendário modelo desportivo na sua quinta geração. O lançamento deste modelo foi o mais aguardado e bem-sucedido de 2019.

Após a estreia mundial em Detroit, foram aceites pré-reservas a partir de março, tendo as primeiras unidades sido entregues aos Clientes a partir de maio. A resposta dos Clientes Europeus foi excecional com 1.150 viaturas vendidas até o final do ano, sendo a grande maioria – 95% – a versão mais equipada.

“Golden Steering Wheel”
O Toyota GR Supra recebeu inúmeros prémios durante o ano de estreia, incluindo o Goldenes Lenkrad – Golden Steering Wheel – uma das mais prestigiadas honras de automobilismo da Europa, apresentado por Bild am Sonntag, o jornal semanal mais popular da Alemanha e também líder da revista automóvel, Auto Bild.

O Toyota GR Supra recebeu o prémio de melhor carro desportivo novo do ano, repetindo o feito da segunda geração Supra, que foi o vencedor do Gold Steering Wheel em 1982. Ao ocupar o primeiro lugar em 2019, superou não só o novo Porsche 911, mas também o BMW Série 8 na avaliação final dos juízes.

Para obter mais imagens do modelo, em alta e baixa resolução, poderá selecionar o modelo em: https://newsroom.toyota.eu/media-library
Para mais informação sobre a marca Toyota consulte: www.toyota.pt