Toyota Motor Europe usou eletricidade 100% renovável em todas as suas atividades na Europa em 2019

• Eletricidade 100% renovável em todas as atividades europeias para o uso anual total a partir de 1 de janeiro de 2019
• 100% da rede europeia da Toyota, incluindo 9 fábricas, 29 distribuidores, 4 escritórios, 1 centro de I&D e 21 centros logísticos
• Um ano à frente da meta interna para atividades de produção
• Um passo significativo a caminho de ‘Emissões de CO2 zero no ciclo de vida’ do Desafio Ambiental Toyota 2050
• Tal como as restantes empresas nacionais de marketing e vendas (NMSC), a Toyota Caetano Portugal comprou eletricidade verde certificada.


A Toyota Motor Europe (TME) anunciou recentemente que utilizou 100% de eletricidade renovável em todas as suas atividades e instalações europeias em 2019.

As atividades europeias da Toyota incluem 9 fábricas, 14 centros de armazenamento de peças, 7 centros de logística de veículos, 29 empresas nacionais de marketing e vendas (NMSC), a sede da TME e suas filiais e o centro técnico da Toyota, que juntos possuíam uma procura total de eletricidade de aproximadamente 500 GWh.

“Mudar para eletricidade 100% renovável para executar todas as nossas atividades na Europa é um passo significativo em direção ao nosso Desafio Ambiental para 2050”, disse o Dr.Johan van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe. “Ter atividades sustentáveis na Europa é muito importante se queremos que cidadãos e consumidores continuem a apoiar a Toyota. Graças ao sucesso no mercado dos nossos veículos eletrificados com a tecnologia híbrida, estamos no caminho certo para cumprir as nossas metas europeias de emissões de CO2 para veículos novos – mas, quando se trata do meio ambiente, adotamos uma abordagem de 360 graus e pretendemos ir além das emissões de veículos.”

O uso total de eletricidade renovável pode ser alcançado em todas as atividades através de uma combinação de:
• Incentivo à produção de eletricidade renovável nas instalações da Toyota em colaboração com as partes interessadas locais (painéis solares TPCE, painéis solares TMUK, parede solar TMMF, moinho de vento Zeebrugge, painéis solares no Toyota Logistics Center Madrid,…)
• Compra de eletricidade renovável, quando disponível
• Compra de certificados europeus (“Garantia de origem”) para países da UE, conforme regulamentado pela Diretiva da UE 2009/28 / CE
• Compra do I-REC (“Certificado Internacional de Eletricidade Renovável”) para países não pertencentes à UE, conforme reconhecido pela norma internacional I-REC

A conquista em descarbonizar a procura de eletricidade é um complemento aos esforços contínuos da Toyota para reduzir o consumo geral de energia nas suas atividades. Por exemplo, nas fábricas Toyota, desde 2013 (ano de referência para o Desafio 2050), a energia por carro fabricado foi reduzida em 18%. Em comparação com a média da indústria da UE28 de 2,3 MWh de energia por veículo produzido, a Toyota exigiu 48% menos energia por veículo produzido.

Tal como as restantes empresas nacionais de marketing e vendas (NMSC), a Toyota Caetano Portugal, que inclui a Fábrica de Ovar, comprou eletricidade verde certificada em 2019, contribuindo assim para o objetivo global da marca na europa.

A sustentabilidade ambiental sempre foi uma prioridade para a Toyota. Os assuntos ambientais foram discutidos pela gestão de topo da Toyota desde 1963, quando o Comité Ambiental foi estabelecido. Desde 1973, que a empresa promove a consciencialização ambiental dos seus colaboradores através do Mês Ambiental. Em 1992, a marca estabeleceu o planeamento de ação de 5 anos para reduzir a sua pégada ecológica e conservar os recursos valiosos do planeta; não só reduzindo o impacto ambiental dos automóveis, mas também concentrando esforços em todas as atividades relacionadas.

O Desafio Ambiental da Toyota 2050 (Toyota Environmental Challenge 2050) foi anunciado em 2015. Compreende 6 desafios e é a base da estratégia de longo prazo da Toyota, cobrindo os impactos ambientais mais importantes da empresa. Poderá encontrar mais informação sobre este desafio aqui.

Atingir 100% de eletricidade renovável contribuiu para as metas da marca no Desafio 2 (Ciclo de Vida do Produto com zero emissões) e o Desafio 3 (Zero Emissões de CO2 nas Fábricas), que visam eliminar as emissões de CO2 de todo o ciclo de vida do veículo, incluindo atividades de apoio e fábricas.