Duplo pódio em Monte Carlo para os novos pilotos da Toyota Gazoo Racing

No primeiro rali da época, com o seu novo trio de pilotos, a TOYOTA GAZOO Racing conseguiu um duplo pódio. Nas suas estreias ao volante do Toyota Yaris WRC e após uma luta muito renhida até ao fim da prova, Sébastien Ogier e Elfyn Evans terminaram o Rali de Monte Carlo em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O estreante em WRC, Kalle Rovanperä realizou um rali muito positivo, arrecadando pontos importantes para a equipa com um impressonante quinto lugar.

O Rali começou com dois troços noturnos muito desafiantes. Sébastien Ogier venceu sua primeira especial no Toyota Yaris WRC e terminou a noite em segundo da geral. Elfyn Evans acabou o dia em quarto lugar e o jovem Kalle Rovanperä em sétimo.

No final do dia seguinte, Sébastien Ogier e Elfyn Evans subiram para o primeiro e o segundo lugar da geral. Naquele que foi o mais longo dia da prova, os dois pilotos venceram entre eles, cinco das seis especiais de sexta-feira. Kalle Rovanperä teve também um bom dia, naquela que é a primeira experiência completa do jovem de 19 anos ao mais alto nível. Focalizado em ganhar experiência, melhorou durante o dia e terminou em sexto lugar. O piloto do Programa de Desafio da TOYOTA GAZOO Racing – Takamoto Katsuta, que corre num Yaris WRC, assistido separadamente, terminou o dia logo atrás de Rovanperä, em sétimo.

No sábado, apesar do muito gelo na estrada, assistiu-se a uma luta renhida pelos lugares do pódio. Elfyn Evans imprimiu um ritmo muito elevado ao volante do Yaris WRC e subiu à primeira posição com uma vantagem de 4,9 segundos sobre o seu colega, Sébastien Ogier. Kalle Rovanperä evitou erros, estabelecendo tempos consistentes e mantendo o sexto lugar geral, logo seguido por Takamoto Katsuta.

No domingo, apesar do bom ritmo de Ogier e Evans, o rival, que começou o dia a apenas 1,5 segundos e em terceiro lugar, recuperou e ultrapassou na classificação geral a dupla da Toyota. Sébastien Ogier ultrapassou Elfyn Evans apenas na Power Stage e acabou por não alcançar o tempo mais rápido por apenas 0,012 segundos. O seu segundo lugar final é um bom começo para a época na busca pelo seu sétimo título mundial. Elfyn Evans, em terceiro, alcançou o seu melhor resultado de sempre em Monte Carlo e esteve muito próximo da sua segunda vitória na carreira.

Classificação final do Rali de Monte Carlo (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 3h10m57.6s
2 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +12.6s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +14.3s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) +3m09.0s
5 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +4m17.2s
6 Sébastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai i20 Coupe WRC) +5m04.7s
7 Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC) +11m27.9s
8 Eric Camilli/François-Xavier Buresi (Citroën C3 R5) +13m42.2s
9 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 R5) +14m21.8s
10 Nicolas Ciamin/Yannick Roche (Citroën C3 R5) +15m04.0s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.