45 Toyota Mirai da frota CleverShuttle na Alemanha percorrem 5 milhões de quilómetros

• CleverShuttle é um líder na prestação de serviços de mobilidade partilhada “carpooling” em várias localidades alemãs desde setembro de 2017
• Os Toyota Mirai a pilha de combustível (Fuel Cell Electric Vehicles – FCEV) da sua frota percorreram uma distância equivalente a seis viagens e meia de ida e volta à lua.
• Toda a frota de Toyota Mirai não registou qualquer problema técnico


O serviço alemão de “carpooling” CleverShuttle, com a sua frota de Toyota Mirai, percorreu mais de cinco milhões de quilómetros sem emissões de gases de escape. Em dois anos e meio, a CleverShuttle viajou uma distância equivalente a seis viagens e meia de ida e volta à lua com os seus Toyota elétricos, tornando-se na frota de Toyota Mirai mais usada do mundo.

“Veículos elétricos com pilha de combustível, como a Toyota Mirai, tornaram-se num pilar importante para nós, graças à sua fiabilidade. Com eles proporcionámos inúmeras viagens e conforto, emitindo nada para além de vapor de água”, refere Jan Hofmann, COO e Cofundador da CleverShuttle.

A cooperação começou em setembro de 2017, inicialmente com 20 Toyota Mirai em Hamburgo, sendo a frota expandida para 45 veículos em várias localidades alemãs. Durante esse período, para além da manutenção normal, nenhuma reparação ou troca de componentes foi necessária.

“A experiência de conduzir cinco milhões de quilómetros, mostra que os veículos elétricos a pilha de combustível já são perfeitamente adequados para o uso diário”, referiu Ferry M.M. Franz, diretor Toyota Motor Europe em Berlim. “Nenhum defeito técnico registado e o desempenho ilimitado da pilha de combustível, com quilometragem até 180.000 quilómetros por veículo, demonstram a maturidade e a durabilidade do sistema de pilha de combustível da Toyota”, reforçou Franz.

O Toyota Mirai foi apresentado em 2014 e está disponível na Europa desde 2015. Pode ser encomendado por clientes particulares e empresas. Como veículo de luxo, o sedan a pilha de combustível oferece aos seus ocupantes o máximo de conforto e o máximo respeito pelo meio ambiente, graças aos quatro bancos individuais: o Mirai, é um veículo elétrico zero emissões com 154 cv, basta abastecer em 3 com hidrogénio para percorrer cerca de 500 quilómetros.

No final deste ano, a segunda geração Mirai irá iniciar a sua produção no Japão e trará ainda mais autonomia em um design sedutor.

Nota:
A CleverShuttle é o principal fornecedor de “carpooling” na Alemanha. O serviço combina um serviço de motorista, com um novo princípio de viagens partilhadas, criando um serviço de mobilidade ecológico e acessível em cidades alemãs. O serviço, no qual, além da Deutsche Bahn, a empresa japonesa Mitsui está envolvida desde 2019, é usado principalmente por pessoas interessadas em tecnologia e preocupadas com o meio ambiente que desejam ser transportadas de maneira neutra de CO2. As reservas são feitas através de um aplicativo móvel. Os clientes entram no local desejado e são levados para o destino desejado. Ao agrupar passageiros em rotas semelhantes, o serviço de motorista garante preços até 40% mais baixos do que os preços praticados por táxis convencionais.

Este projeto recebeu financiamento da Empresa Comum de Pilha de Combustível e Hidrogénio 2, sob o acordo de subvenção n ° 671438 e n ° 700350. Esta empresa comum recebe apoio do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, do Agrupamento Industrial de Hidrogénio na Europa e do Agrupamento de Pesquisa na Europa.

Sobre o Toyota Mirai:
O Toyota Mirai é o primeiro automóvel sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo. O Toyota Mirai iniciou a sua comercialização em 2015 e até à data tem sido vendido no Japão, Califórnia, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e Bélgica, com a Holanda e a Suécia em 2016, na Noruega em 2017 e com outros países a implementar postos de hidrogénio as vendas na europa, no final de 2019, ultrapassaram as mil unidades na europa e as 10.000 unidades em todo o mundo. Como demonstração da forte aposta na pilha de combustível a produção do Toyota Mirai irá aumentar para mais de 30 mil unidades a partir do ano 2020.

Com o Mirai, a Toyota está na vanguarda do desenvolvimento da pilha de combustível, graças às avançadas capacidades de engenharia e ao profundo conhecimento e experiência da tecnologia Híbrida. O Mirai vai permitir à Toyota elevar a consciência, o conhecimento e a aceitação da tecnologia da pilha de combustível e promover o desenvolvimento da necessária infraestrutura de hidrogénio. Vai também ajudar a Toyota a compreender a experiência dos clientes com a nova tecnologia, juntamente com percursores que querem levar o combustível hidrogénio para outros níveis. Com o sistema pioneiro Toyota Fuel Cell (TFCS), totalmente desenvolvido dentro de portas, o Mirai recorre a um conjunto de pilhas de combustível, a um depósito de hidrogénio de alta pressão e ao conhecido sistema híbrido da Toyota.

Ao utilizar hidrogénio como combustível para gerar eletricidade, o Mirai alcança performances ambientais únicas sem qualquer emissão de CO2 ou de gases poluentes durante as viagens e, ao mesmo tempo, proporciona o mesmo nível de desempenho e autonomia dos veículos com motores de gasolina, com uma generosa distância entre reabastecimentos e com um tempo de enchimento do depósito de hidrogénio em cerca de três a cinco minutos (semelhante a atestar um depósito de gasolina num posto de abastecimento).