Toyota suspende produção nas suas fábricas Europeias devido à pandemia de coronavírus
• Em Portugal, a fabrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar parou com a produção do Land Cruiser 70, no dia 16 de março durante 2 semanas.
Antes de mais, a Toyota expressa as suas condolências a todos aqueles que perderam entes queridos desde o início desta pandemia, e solidariedade com quem foi afetado pelo surto de coronavírus. Ao mesmo tempo, gostaríamos de expressar o nosso sincero respeito aos profissionais de saúde e funcionários do governo que estão na linha de frente dia e noite.
Tomamos decisões com base na segurança dos nossos colaboradores, todas as partes interessadas e considerando as pessoas que atualmente lidam com este surto. Continuaremos a agir em tempo oportuno nesta situação muito dinâmica. No futuro, continuaremos a basear as nossas decisões nas orientações que recebemos das autoridades de cada país e região.
Medidas gerais
Em toda a Europa, as entidades da Toyota implementaram uma série de medidas de acordo com as recomendações das autoridades de saúde no apoio aos seus esforços para impedir ou mitigar a disseminação do COVID-19, tais como: medidas adicionais de higiene e limpeza; partilha de informações; solicitação para maximizar o teletrabalho; restrições para viagens; eliminação ou adiamento de eventos ou reuniões não essenciais; bem como o distanciamento social.
Operações de produção
Com a aceleração do coronavírus em vários países ou regiões da Europa e as medidas associadas ao “fecho de fronteiras” tomadas por várias autoridades nacionais e regionais, uma perspetiva incerta de vendas a curto prazo e dificuldades nas cadeias logísticas, estão já a ser sentidos condicionamentos que irão seguramente aumentar nas próximas semanas.
Neste sentido, a TME decidiu organizar uma suspensão progressiva das suas fábricas de produção de veículos e motores / transmissões na Europa a partir de 18 de março até nova informação.
As fábricas afetadas serão:
– Toyota Motor Manufacturing France (TMMF) em Onnaing – produção já suspensa
– Toyota Motor Manufacturing UK (TMUK) em Burnaston e Deeside – a 18 de março
– Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP) em Walbrzych e Jelcz-Laskowice – a 18 de março
– Toyota Peugeot Citroen Automobiles (TPCA) em Kolin, República Checa – a 19 de março
– Toyota Motor Manufacturing Turkey (TMMT) em Sakarya – a 21 de março
Em Portugal, a fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar parou com a produção do Land Cruiser 70, no dia 16 de março por um período previsto de 2 semanas. Até terça-feira 17 de março esteve com serviços mínimos para garantir a chegada de alguns componentes (Com um total de 5 pessoas). A Fábrica está prevista encerrar totalmente a partir de hoje 18 de março.
Outras operações
Processos que são importantes para a sociedade, como o fornecimento contínuo de peças de reposição para veículos de clientes – que podem ser veículos de segurança pública – continuarão. Da mesma forma, processos e projetos considerados essenciais para um reinício suave e para a atividade futura das fábricas, como novos projetos de veículos, serão mantidos com o pessoal estritamente necessário.
As operações de vendas (vendas e serviços do concessionário) serão avaliadas com base na situação de cada país ou região. Nos países onde as medidas de bloqueio são implementadas pelo governo, os showrooms dos concessionários serão total ou parcialmente fechados. Todos os concessionários irão permanecer acessíveis através de comunicações eletrónicas e telefones para atendimento ao cliente.
Em Portugal, foram já implementadas medidas na rede de concessionários das marcas Toyota e Lexus com base nas recomendações da direção-geral da Saúde e Governo.