Toyota Motor Europe em recuperação com aumento de quota após os primeiros 6 meses de 2020

• Toyota Motor Europe¹(TME) vendeu 424.862 viaturas de janeiro a junho de 2020, menos -26,5% que em igual período de 2019, mas com um desempenho superior que o mercado que caiu -36%.
• TME aumenta a sua quota de mercado, subindo para 6,1%, mais 0,8 pontos percentuais devido à forte procura de híbridos Toyota e Lexus
• As fábricas da TME e toda a rede de concessionários cumprem com novos regulamentos de segurança e higiene
• No acumulado de vendas dos primeiros 6 meses de 2020 a marca Toyota em Portugal ocupa o 6º lugar nas marcas generalistas.


A Toyota Motor Europe (TME) divulgou hoje as vendas acumuladas da primeira metade do ano.  Num mercado que se contraiu acentuadamente devido à pandemia global da COVID-19 a TME vendeu 424.862 Toyota e Lexus. Estes resultados representam uma queda de -26,5% em relação ao mesmo período de 2019, mas superaram o desempenho do mercado Europeu, que caiu -36%. No mesmo período, a quota de mercado da Toyota e da Lexus subiu 0,8 pontos percentuais para 6,1%, impulsionada pela forte procura por seus veículos eletrificados com a tecnologia híbrida. 51% dos veículos vendidos pela TME formam eletrificados com a tecnologia híbrida, aumentando para 63% na Europa Ocidental.

“Perante circunstâncias únicas, a Toyota e a Lexus tiveram um bom desempenho. Estamos a começar a recuperar a dinâmica, mas a nossa principal prioridade tem sido proteger a saúde e a segurança dos nossos colaboradores e a rentabilidade dos nossos concessionários.

No futuro, esperamos alcançar pelo menos 950.000 vendas em 2020, o que é -13% que em 2019, mas num mercado que poderá cair -25%, portanto, precisamos de manter nosso recente crescimento de quota de mercado para atingir esse volume. Estamos a beneficiar de nossa ampla gama de modelos híbridos com baixas emissões de CO2 e estamos ansiosos por lançar a Nova Geração Yaris eletrificada com a quarta geração do nosso sistema híbrido. Redefinimos os nossos planos para 2020 que são ambiciosos, mas reconhecemos que ainda há muita incerteza pela frente”, referiu o vice-presidente executivo da TME, Matt Harrison.

Marcas e desempenho do modelo

Os modelos da Toyota com melhor desempenho, forma o Yaris, Corolla Hatchback, Touring Sports, Sedan e o SUV RAV4 que foram responsáveis por cerca de metade do total de 395.267 vendas da marca de janeiro a junho 2020. Os veículos eletrificados com a tecnologia híbrida representaram metade do total de vendas da Toyota na Europa, enquanto que em modelos híbridos como o Corolla Hatchback, Touring Sports e Toyota C-HR foram superiores a 90%.

As vendas da Lexus nos primeiros 6 meses foram de 29.595, embora tenham diminuido 27% em relação ao ano anterior, também superaram o mercado, com veículos eletrificados com a tecnologia híbrida dominaram as vendas na maioria dos mercados, especialmente no segmento SUV, com o RX, NX e UX, híbridos a representar 75% do volume total. No geral, os híbridos da marca premium alcançaram 63% do total de vendas de janeiro a junho de 2020 e representaram 99% das vendas na Europa Ocidental.

Vendas em Portugal

Em Portugal, num mercado em forte queda, a Toyota e Lexus matricularam de janeiro a junho de 2020, 2.036 viaturas híbridas que já representam 64,3% das vendas de ligeiros de passageiros das duas marcas.

O mercado total de ligeiros de Janeiro a Junho 2020 em Portugal, caiu ainda mais do que na Europa, registando uma diminuição de -48,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A marca Toyota em Portugal registou -40,9%, no entanto, aumentou a sua quota em 0,6 pontos percentuais o que corresponde a ocupar o 6º lugar nas marcas generalistas.

1Toyota Motor Europe é responsável pelos mercados da Europa Central, Ocidental e Oriental incluindo a Turquia e Rússia bem como Israel e alguns países da Ásia Central (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, e Cazaquistão).