Toyota estreia concept do novo GR Yaris no jogo oficial do mundial de ralis – WRC 9

  • Novo “concept” do GR Yaris será incluído na última atualização do jogo de vídeo WRC 9
  • Oferece aos jogadores e fãs uma primeira mostra do futuro
  • Os jogadores podem também experimentar o Yaris WRC de 2020 e Corolla WRC de 1999

A Toyota Motor Europe (TME) e NACON acabam de revelar aos jogadores e fãs de rali o novo Concept de ralis do Toyota GR Yaris. Disponível a partir de dezembro no WRC 9, o jogo oficial do Campeonato Mundial de Ralis da FIA desenvolvido pela KT Racing, irá incluir o novo Toyota através de uma atualização do jogo. O Toyota GR Yaris “Rally Concept” é derivado do Toyota GR Yaris de estrada, amplamente considerado pela imprensa especializada, em vários países, como o carro de seu segmento, com o melhor desempenho.

O Toyota GR Yaris “nasceu de e para o WRC”, logo a colaboração da Toyota e da NACON para trazer este produto exclusivo para o jogo WRC 9 cumpre o objetivo da Toyota de entusiasmar e envolver os fãs de automóveis em todo o mundo, enquanto oferece um vislumbre de um futuro Toyota para o mundial de ralis.

O Toyota GR Yaris “Rally Concept” é inspirado no protótipo do Toyota GR Yaris World Rally Car testado no início deste ano. A TME, juntamente com a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team, a GAZOO Racing Company e a NACON, colaboraram para transformar o sonho coletivo em realidade através da parceria de eSports WRC da TME com a NACON. O vencedor geral da competição eSports WRC desta temporada também terá a possibilidade de ganhar um novo Toyota GR Yaris[i]

É raro para os entusiastas experimentarem uma versão de videojogo de um carro de estrada ou de corrida recém-lançado tão cedo no ciclo de vida do automóvel. Mas a Toyota trouxe uma edição especial do Toyota GR Yaris de ralis para o WRC 9 e a versão do carro de estrada para o Gran Turismo Sport durante a fase de lançamento do produto, demonstrando o compromisso da marca em ser uma marca mais emocional com o desporto automóvel dos videojogos (e-Motorsport).

Para o presidente da Toyota, Akio Toyoda, a criação de um carro desportivo feito exclusivamente pela Toyota – o primeiro em 20 anos – era uma ambição pessoal, que cresceu quando TOYOTA GAZOO Racing venceu o Campeonato de Fabricantes do WRC em 2018.

O Toyota GR Yaris é esse carro, construído do zero e projetado para vencer ao mais alto nível. É o segundo modelo GR global da Toyota, após o lançamento do GR Supra em 2018. O GR Yaris é construído sobre uma plataforma única, combinando a nova plataforma GA-B da Toyota (que estreou na nova geração Yaris) e uma seção traseira adaptada da plataforma GA-C usada para o Corolla e C-HR. Os comentários da equipa de ralis enfatizaram a importância da leveza, que se reflete no uso de painéis de alumínio e um teto em plástico reforçado em fibra de carbono, enquanto a redução de peso foi prioridade máxima em todas as zonas do modelo.

Para obter o melhor desempenho aerodinâmico, a carroçaria em si é única: embora baseada no novo Toyota Yaris, é um modelo de três portas em vez de cinco portas, com uma linha de tejadilho mais baixa. Projetada para direcionar o fluxo de ar para o spoiler traseiro e gerar apoio aerodinâmico. Tal como acontece com um carro de competição, a forma da parte inferior da carroçaria canaliza com eficiência o fluxo de ar pelas laterais do veículo.

O motor também é totalmente novo, um motor turbo de três cilindros e novo motor 1,6 litros. Para além de ser o 1.6 turbo mais pequeno e leve, é o motor de três cilindros mais potente do mundo. Debita 261 cv e 360 Nm de binário, e está em conformidade com os regulamentos técnicos WRC2. O compacto Toyota GR Yaris acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 5,5 segundos, e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 230 km/h. A sua construção usa tecnologias derivadas diretamente do desporto motorizado, incluindo um turbocompressor de rolamento, válvulas de escape de grande diâmetro e arrefecimento de pistão a óleo de múltiplos jatos.

Um peso bruto de apenas 1.280 kg dá ao Toyota GR Yaris uma excelente relação peso-potência de apenas 4,9 kg por cv. A potência do motor é aproveitada através de um novo sistema de tração às quatro rodas permanente GR-FOUR da Toyota controlado eletronicamente. Outro recurso inspirado na competição, oferece três modos de condução com diferente distribuição de tração no eixo dianteiro / traseiro para se adequar às condições – Normal (60/40 distribuição pelo eixo dianteiro / traseiro), Track (50/50) e Sport (30/70).

O novo Toyota GR Yaris Rally Concept junta-se agora no jogo WRC oficial WRC 9, ao já disponível Toyota Yaris WRC 2020 e ao lendário Toyota Corolla WRC de 1999 para completar uma experiência Toyota nos ralis do passado, presente e futuro.

Apesar de uma época reduzida do Campeonato Mundial de Ralis de 2020, o Toyota Yaris WRC teve um ótimo desempenho e está na disputa do titulo. Procura alcançar um duplo Campeonato Mundial para a TOYOTA GAZOO Racing. Elfyn Evans lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 14 pontos de avanço para o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, enquanto a TOYOTA GAZOO Racing está em segundo lugar na classificação de fabricantes, a apenas sete pontos da liderança quando está perto o Rali de Monza, que termina a época no próximo mês de dezembro.

Baseado na oitava geração do modelo mais vendido do mundo, o Toyota Corolla WRC foi produzido pela Toyota Motorsport GmbH (recentemente rebatizado TOYOTA GAZOO Racing Europe GmbH), estreou-se em 1997 no Rali da Finlândia com os lendários pilotos do WRC Didier Auriol e Marcus Gronholm ao volante. O Toyota Corolla WRC foi levado à vitória por outra lenda da Toyota, Carlos Sainz, no Rali de Monte Carlo de 1998. No ano seguinte, que se tornaria a última época da Toyota antes do regresso em 2017, o Toyota Corolla WRC conquistou a vitória final da marca no WRC no Rali da China de 1999, permitindo que a Toyota deixasse o desporto motorizado em alta com um terceiro Campeonato Mundial de fabricantes.

O novo Toyota GR Yaris Rally Concept está disponível para todos os jogadores do WRC 9, o jogo oficial do Campeonato Mundial de Rally da FIA, após a instalação da última atualização do jogo, que tem lançamento previsto em dezembro.

Para mais informação sobre o Toyota GR Yaris de estrada consulte: aqui

Para mais informação sobre este assunto: https://newsroom.toyota.eu/

[i] Condições e toda a Informação em inglês em: https://www.wrc.com/en/more/gaming/rules/, sujeito à disponibilidade do modelo, que poderá receber um prémio monetário.