Toyota Motor Europe supera claramente o mercado em 2020

Ganha 0,7 pontos percentuais para atingir uma quota de 6,0%

  • A marca Toyota sobe para o 3º lugar entre as marcas de automóveis de passageiros mais vendidas na Europa
  • Bom desempenho de vendas deve-se à capacidade de adaptação durante a crise do coronavírus sustentado pela elevada procura pelos modelos híbridos da Toyota e Lexus
  • TME cumpre a meta da frota de CO2 CAFÉ da União Europeia em 2020(2)
  • Em Portugal, no mercado total de ligeiros em 2020, a marca aumentou a sua quota de mercado em +0,3 pontos percentuais, devido às vendas de veículos comerciais ligeiros que cresceram +12,7%.

A Toyota Motor Europe (TME) acaba de divulgar as vendas acumuladas de 2020. Um total de 993.113 veículos Toyota e Lexus, que representa uma queda de -9,0% em relação ao ano de 2019, mas superando o mercado, que contraiu -20% devido à pandemia. Durante este período, a quota de mercado da TME aumentou em 0,7 pontos percentuais para 6,0%, um recorde histórico para a TME na Europa. Um elemento chave que influencia o desempenho geral é a forte procura pela gama de híbridos com baixas emissões de CO2, que impulsionou a marca Toyota para o 3º lugar das marcas de automóveis de ligeiros de passageiros mais vendida na Europa. As vendas de híbridos da TME diminuíram apenas -6% em relação ao ano anterior, e com 529.054 veículos híbridos vendidos, os veículos eletrificados com a tecnologia híbrida da Toyota representou 53% das vendas em 2020 e 65% na Europa Ocidental.

Após o primeiro confinamento em toda a Europa na primavera 2020, as vendas da TME recuperaram de julho e dezembro de 2020, aumentando 11% em relação ao ano anterior, impulsionadas pela procura dos seus principais modelos do segmento C, oferta de SUV, e o lançamento da Nova Geração Yaris, que se tornou o segundo carro mais vendido na Europa em novembro de 2020. Ao longo de todo o ano 2020, a TME apresentou nove novos modelos Toyota/Lexus em 2020, incluindo RAV4 Plug-in, o Comercial elétrico a baterias PROACE e Lexus UX 300e (BEV), e a 2ª geração do Mirai, o Elétrico a Hidrogénio (FCEV).

“Estamos muito satisfeitos com este forte desempenho em circunstâncias muito desafiantes. Como todos, adaptamo-nos rapidamente a um ambiente diferente e agradecemos aos nossos clientes pela sua confiança e lealdade durante este período de incerteza contínua. No ano passado expandimos a nossa gama de veículos e motorizações, lançando nove novos modelos, incluindo híbridos, híbridos plug-in, veículos elétricos a bateria (BEV) e elétricos a Pilha de combustível (FCEV) que forneceram um impulso adicional às vendas. Como resultado, a TME atingiu as suas metas de frota de CO2 da UE em 2020 e estamos confiantes de que continuaremos a cumpri-las no futuro”, afirmou o vice-presidente executivo da TME, Matt Harrison

Desempenho de ambas as Marcas em 2020:

Toyota:

A Toyota teve o maior crescimento percentual em termos de quota de mercado em 2020 de todas as marcas automóveis de ligeiros passageiros e o menor declínio em termos de volume. No total, vendeu 922.299 veículos em 2020, aumentando a quota de mercado em 0,6 pontos percentuais para 5,7%, com o volume a cair apenas -8% em relação ao ano anterior. Os híbridos representaram 53% na Europa. Os modelos da Toyota com melhor desempenho, foram o Corolla, Yaris e RAV4 juntos representaram 58% do volume, com percentagem de vendas com motorização híbrida, ainda maior, de 65%

Lexus:

A Lexus vendeu 70.814 veículos, alcançando uma quota recorde mo mercado premium Europeu de 2,3% e alcançando, pela primeira vez, 3% de quota na venda a cliente particular. Além do lançamento do novo modelo 100% elétrico UX 300e, a Lexus também apresentou em 2020 o novo LC 500 cabrio e o renovado LS. O principal volume de vendas da Lexus resulta de sua gama de SUV – RX, NX, UX, GX e LX com vendas combinadas de 57.833 veículos representando 81% do volume total.

Em Portugal, aumento de quota e crescimento de vendas de Veículos Comerciais ligeiros

Em Portugal, no mercado total de ligeiros em 2020, a Toyota aumentou a sua quota de mercado em +0,3 pontos percentuais. Este crescimento deveu-se ao aumento nos veículos comerciais ligeiros. Apesar do mercado de comerciais ligeiros ter registado uma forte queda de -28,3% em 2020, a Toyota cresceu de forma significativa, +12,7%, em relação a 2019, aumentando a sua quota nos comerciais ligeiros em +2,2 pontos percentuais, atingindo uma quota de 6,2%. Este forte crescimento deve-se ao lançamento do furgão compacto Proace City e ao desempenho de vendas da Pick-up Hilux que voltou a ser líder do segmento em Portugal pelo 8º ano consecutivo.

1Toyota Motor Europe é responsável pelos mercados da Europa Central, Ocidental e Oriental incluindo a Turquia e Rússia bem como Israel e alguns países da Ásia Central (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, e Cazaquistão).

2As emissões da frota de C02 da UE refere-se às emissões médias de carros registrados na UE28, Islândia e Noruega. A referência ao cumprimento da meta aqui é para vendas do Toyota + Lexus, com base em dados internos preliminares antes do cronograma de lançamento regular de números oficiais pela Comissão da UE.