Toyota atribui novamente bolsa de financiamento a projeto de biodiversidade Português
ONG portuguesa de preservação de aves – SPEA, (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), foi mais uma vez, uma das 10 finalistas não japonesas, e a única europeia.
A Toyota continua a acelerar rumo ao objetivo anunciado em Outubro de 2015 no Desafio Ambiental 2050, que compreende seis desafios distintos, que abrangem todos os aspetos, seja no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de mobilidade, seja no seu papel de facilitador a pessoas e comunidades para melhorar o contexto e o ambiente natural que os rodeia.
Estes desafios ambiciosos traduzem-se, por exemplo, no desenvolvimento de tecnologias amigas do ambiente e na redução das emissões de CO2 de veículos novos desde a sua produção até ao final do seu ciclo de vida útil, na busca por um mundo sem emissões demonstrado pelo pioneirismo na eletrificação que se traduz na liderança na eletrificação e na massificação da tecnologia híbrida.
Com base nesta visão, há mais de 2 décadas que a Toyota tem vindo a apoiar projetos ambientais, realizadas por organizações não governamentais, sem fins lucrativos, através da disponibilização de bolsas inseridas no “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental”.
Até ao momento, este programa da Toyota, que abrange as duas áreas de Biodiversidade e Alterações Climáticas, já soma o apoio a 440 projetos em 57 países, 27 deles selecionados recentemente e sendo um deles português. O júri constituído por representantes da Toyota selecionou 27 novos projetos ambientais, 17 foram japoneses, sendo os restantes provenientes de África, Ásia, América do Sul e apenas um da Europa, o projeto português da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
Distinguida já em 2016 e 2018, a organização sem fins lucrativos SPEA, apresenta um novo projeto e volta a ser distinguida com o apoio financeiro do “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental Toyota 2020”, com o projeto: Birds are important: what happened if they wouldn’t exist? As Aves são importantes: o que aconteceria se deixassem de existir?
Trata-se de um projeto de educação ambiental que pretende alertar para a importância das aves nos ecossistemas naturais e em meio urbano. O projeto será dirigido a escolas e famílias, e inclui um programa continuado de educação ambiental, ações de formação para professores, workshops, saídas de campo e webinares, com o objetivo de envolver as pessoas na conservação das aves e das suas funções na natureza, contribuindo assim para um maior equilíbrio dos ecossistemas e para a manutenção da biodiversidade.
Este projeto insere-se nas atividades de responsabilidade social da Toyota, que apoia este tipo de iniciativas de preservação do ambiente, envolvendo-se com várias entidades e comunidades locais, como é exemplo o projeto “Um Toyota, uma Árvore” que iniciou em 2005 com a plantação de uma árvore por cada Toyota novo vendido e que já plantou em termos acumulados cerca de 180 mil árvores em Portugal.
Para mais informações sobre o Programa de Atividades de Âmbito Ambiental Toyota, e a listagem completa dos 27 projetos do “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental” visite:
http://www.toyota-global.com/sustainability/environx\ment/challenge6/ecogrant/