Toyota revela primeiras imagens e especificações do novo GR86

  • Desportivo fiel ao conceito “divertido de conduzir”, característico de seu antecessor
  • Dinâmico e com uma condução envolvente, é um desportivo muito ágil devido ao baixo peso e baixo centro de gravidade
  • Terceiro modelo da gama de puros desportivos GR, juntando-se aos aclamados GR Supra e GR Yaris
  • Novo motor de quatro cilindros horizontalmente opostos (“boxer”) de 2,4 litros oferece maior desempenho

O muito antecipado GR86 fez a sua estreia global online a 5 de abril, através de um evento digital conjunto entre a TOYOTA GAZOO Racing e a Subaru Corporation. O mais recente desportivo da Toyota é o terceiro modelo Gazoo Racing (GR) global, depois dos aclamados GR Supra e GR Yaris, e complementa a gama de puros desportivos GR.

O novo GR86 herda as principais características de uma “condução divertida” do GT86, lançado em 2012 e que vendeu mais de 200.000 unidades em todo o mundo. Espera-se que seja o coupé de quatro lugares mais leve do segmento, graças a várias medidas de redução de peso, como o uso de teto e painéis de carroçaria de alumínio.

O Novo GR86 conta com um novo e leve motor de quatro cilindros horizontalmente opostos (“boxer”) que passa a ter uma cilindrada de 2,4 litros, com melhorias no desempenho em relação ao seu antecessor.

As dimensões do novo GR86 são quase idênticas às do GT86, permitindo que o novo modelo mantenha um centro de gravidade baixo para maior agilidade. A rigidez torcional também foi aumentada em cerca de 50%, em comparação com o GT86, para oferecer uma dinâmica ainda mais apurada e precisa.

Os componentes aerodinâmicos funcionais, como as entradas de ar frontais e a forma dos painéis laterais, entre outros, foram desenvolvidos com base na experiência da TOYOTA GAZOO Racing na competição automóvel, ajudando o GR86 a atingir o esperado melhor desempenho e estabilidade do seu segmento.

Está confirmado o lançamento do novo GR86 na Europa. Mais detalhes serão revelados durante 2021.

Especificação preliminar (1)

Comprimento (mm)4265
Largura (mm)1775
Altura sem antena (mm)1280 (com antena 1.310)
Distância Entre-eixos (mm)2575
Peso (Curb weight em kg)1270
Motor4 cilindros horizontalmente opostos D-4S (“Boxer”) e dupla árvore de cames à cabeça com injeção direta e indireta
Cilindrada (cm3)2387
TipoMotor frontal, tração traseira
SuspensãoFrenteMacPherson
TraseiraDuplo Wishbone
TravõesFrenteDiscos ventilados
TraseiraDiscos ventilados
Pneus (Frente/Traseira)215/40 R18

(1) Especificação Europeia sujeita a Homologação final que será confirmada no lançamento do GR86.