Toyota e a Cruz Vermelha Japonesa iniciam demonstração de primeira clínica móvel do mundo de veículo elétrico a pilha de combustível

Utilização prática no Japão de um elétrico a hidrogénio na resposta a emergências, que pode socorrer vítimas e servir como unidade móvel de abastecimento de energia.

A Toyota Motor Corporation (Toyota) e a Cruz Vermelha Japonesa de Kumamoto concordaram a 31 de março de 2021 que vão iniciar a demonstração da primeira clínica móvel de um veículo elétrico a pilha de combustível*1 do mundo (clínica móvel FCEV) que usa hidrogénio para gerar eletricidade, a unidade estará ao serviço no verão de 2021 no Japão. As organizações pretendem confirmar a eficácia de um veículo comercial elétrico a pilha de combustível (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle) nas áreas da medicina e contramedidas contra desastres naturais, e para alcançar a neutralidade carbónica. Ao desenvolver um modelo operacional de uma clínica móvel FCEV para utilização durante tempos normais e tempos de desastre, ambas as organizações mostram as vantagens deste veículo na redução das emissões de CO2 para ajudar a prevenir o aquecimento global.

Tufões, chuvas fortes e outros desastres naturais tornaram-se cada vez mais frequentes nos últimos anos no Japão, causando não só cortes de energia em residências e centros de evacuação, mas também aumentando a necessidade de serviços médicos nas áreas afetadas pelo desastre. Baseada nesta situação, a Toyota tem trabalhado com o Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa desde o verão de 2020 para analisar como é que essas questões poderiam ser tratadas. Como resultado, as duas organizações concordaram em contribuir para a solução de problemas associados a desastres naturais, socorro e fornecimento de energia. O resultado é uma clínica móvel FCEV que pode ser usada para fornecer serviços médicos durante tempos normais, e também poderá ser usada para apoiar esforços de socorro em tempos de desastre, enquanto presta socorro e fornece eletricidade às áreas afetadas.

A Toyota desenvolveu a clínica móvel FCEV com base no seu miniautocarro Coaster, usando o sistema de pilha de combustível Toyota*2 do Toyota Mirai, como fonte de alimentação. Na estrada, a unidade móvel exibe um desempenho ambiental superior sem emissões de CO2 ou outras substâncias (SoC -Substances of Concern), ao mesmo tempo que oferece uma experiência de condução silenciosa e confortável.

Com várias tomadas, não só dentro do veículo, como também no exterior, o veículo é capaz de fornecer eletricidade para uma variedade de produtos elétricos. Também está equipado com um sistema de fonte de alimentação elétrica DC externo que fornece uma fonte de alimentação de alta capacidade*3 (saída máxima de 9 kW, capacidade de alimentação de aproximadamente 90 kWh). No interior, o veículo combina ar condicionado com sistema de exaustão e filtro HEPA *4 para melhorar o controlo de infeção dos ocupantes.

O Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa e a Toyota acreditam que a clínica móvel FCEV tem a capacidade de criar um valor acrescentado em relação às clínicas móveis convencionais. Trazendo os seus respetivos conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento e utilizando o desempenho ambiental excecional que é exclusivo dos veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV), as duas organizações pretendem explorar outras aplicações para uma clínica móvel que podem reduzir os níveis de stress da equipa médica e dos pacientes. Os testes de demonstração procuram o rápido fornecimento de energia segura no combate a desastres naturais, com vista à utilização eficaz das capacidades de fornecimento de energia do veículo em ambientes médicos e áreas afetadas por situações de emergência. Além do fornecimento de eletricidade e transporte de pacientes, a clínica móvel FCEV tem potencial para uma ampla gama de serviços de saúde, como unidade de doação de sangue e exames médicos, viajando para áreas menos populosas como clínica móvel e, na atual situação pandémica, como unidade móvel de testes PCR.

*1. Em março de 2021, de acordo com a Toyota Motor Corporation.

*2. Sistema de pilha de combustível instalado no Mirai de primeira geração.

*3. A energia que pode ser fornecida e a quantidade de energia podem ser diferentes, dependendo do desempenho da unidade de fonte de alimentação, quantidade de hidrogénio restante e consumo de energia. Dispositivos externos de alimentação de energia são vendidos separadamente.

*4. HEPA do inglês (High Efficiency Particulate Arrestance) é uma tecnologia utilizada em filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas. De acordo com os padrões JIS, os filtros HEPA são definidos como tendo uma taxa de captura de partículas de pelo menos 99,97% das partículas medindo 0,3 μm de diâmetro em um fluxo de ar nominal e uma perda de pressão inicial de 245 Pa ou menos.

Referência: Especificações principais

VeículoComprimento/ largura / altura7,160 mm / 2,105 mm / 2,795 mm
Peso bruto do veículo5,670 kg
Velocidade máximaAprox. 100 km/h
AutonomiaAprox. 210 km
Pilha de combustível Fuel Cell (Hidrogénio)Quantidade1
Produção máxima114 kW/155 cv
Motor ElétricoQuantidade1
Produção máxima134 kW/182 cv
Binário máximo300 N・m (34.2 kgf・m)
Tanque de hidrogénio de alta pressãoNúmero de tanques3 tanques
Capacidade de armazenamento de hidrogénio7.2 kg
Fonte de energiaTipo e saídaAC 100 V, 9 kW máx
DC (CHAdeMO), 9 kW máx
Quantidade de fonte de alimentaçãoAprox. 90 kWh