Tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio ilumina a Torre Eiffel de forma sustentável

  • Potência fornecida pelo gerador GEH2 da EODev, com a tecnologia a pilha de combustível da Toyota
  • A iluminação verde simboliza a utilização de hidrogénio renovável sem carbono
  • Reforça o objetivo da Toyota em apoiar a utilização generalizada da pilha de combustível a hidrogénio para reduzir as emissões de carbono e acelerar o crescimento de uma sociedade do hidrogénio

 
As pessoas que passaram no dia 25 de maio à noite pela Torre Eiffel puderam ver o icónico marco parisiense iluminado a verde de forma sustentável, integrado no evento “Paris de l’hydrogène” organizado pelo Energy Observer. A escolha da luz verde simboliza o hidrogénio verde renovável certificado que foi utilizado para alimentar a pilha de combustível Toyota no interior do gerador de hidrogénio GEH2® desenvolvida pela EODev (Energy Observer Developments).

“A nossa solução traz a iluminação da Torre Eiffel para uma nova era de progresso tecnológico e sustentabilidade. Acreditamos que esta iniciativa será seguida por muitas outras, onde futuros eventos poderão ser celebrados com energia limpa. Esperamos que os mais belos monumentos em França e noutros locais sejam iluminados graças às soluções da energia sustentável. Para além do seu significado simbólico, estas iniciativas, como o GEH2® da EODev destacam soluções de zero emissões que já estão operacionais hoje em dia”, Jérémie Lagarrigue, Diretor Executivo da EODev.

O gerador GEH2® está também a alimentar a exposição “Energy Observer vilage” durante o seu evento na base da Torre Eiffel. Muitas empresas que fornecem energia a hidrogénio e soluções de mobilidade estão a apresentar os seus veículos e aplicações para demonstrar uma perspetiva sustentável e inovadora sobre as cidades de amanhã.
 
Estão também em exposição múltiplas aplicações que utilizam a tecnologia da pilha de combustível de hidrogénio Toyota, incluindo o novo Mirai, um autocarro urbano produzido pela Portuguesa CaetanoBus e o extensor de alcance marítimo REXH2® & o gerador GEH2® desenvolvido com EODev. Todos estes produtos estão hoje no mercado, fornecendo soluções reais e sensibilizando governos, indústrias, meios de comunicação, clientes e público.
 
“A tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio desempenhará um papel fundamental para permitir à Toyota alcançar o seu objetivo de Neutralidade Carbónica até 2050. Este compromisso foi assumido em 2015 quando anunciámos o nosso Desafio Ambiental de 2050 e lançámos o Mirai – o primeiro veículo do mundo a pilha de combustível produzido em massa.
Acreditamos também que a tecnologia da pilha de combustível desempenhará um papel vital na conquista da neutralidade carbónica em todo o ecossistema global de transportes – não apenas no setor automóvel, mas também nos setores dos autocarros, camiões, caminhos-de-ferro, aviação, marítimo e estacionário” disse Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.

Como Parceiro Oficial da Mobilidade para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Paris tem um significado especial para a Toyota. Durante os Jogos, a Toyota fornecerá veículos com zero emissões e produtos de mobilidade avançados para destacar o seu compromisso com soluções de mobilidade com zero emissões e “Mobilidade para Todos”.

 
(1) O evento «Le Paris de l’hydrogène» é organizado pelo Energy Observer com o apoio da Cidade de Paris. Energy Observer é originalmente o nome da primeira embarcação autónomo de hidrogénio e zero emissões, ambos do laboratório de advocacia e transição energética. Durante este evento, que tem lugar no Champ-de-Mars de 20 a 30 de maio de 2021, o Energy Observer apresenta a sua novíssima exposição (village), dedicada à transição ecológica, às energias renováveis e ao hidrogénio. Muitos agentes da energia e soluções de mobilidade do hidrogénio estão a exibir os seus veículos e sistemas para oferecer uma perspetiva positiva, otimista e inovadora sobre as cidades de amanhã. Durante este evento, a Torre Eiffel foi iluminada pela primeira vez com hidrogénio verde renovável certificado pelo gerador eletro-hidrogénio de zero emissões desenvolvido pela EODev, a empresa start-up nascida da investigação e desenvolvimento realizado a bordo do barco Energy Observer.