TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID

A TOYOTA GAZOO Racing pretende defender a sua coroa e fazer história na 89ª edição da icónica corrida de resistência – as 24 Horas de Le Mans que irá decorrer de 21 – 22 de Agosto 2021.

Após três vitórias consecutivas em Le Mans com o seu TS050 HYBRID, este ano a equipa estreia no Circuito de la Sarthe o novo hipercarro – o GR010 HYBRID e está determinada em continuar a senda de vitórias.

Os campeões mundiais em título, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, no Toyota GR010 HYBRID # 7, sofreram um desgosto em Le Mans nos últimos anos, devido a problemas mecânicos vendo assim goradas as suas hipóteses de vitória, apesar de dominarem boa parte da corrida em 2019 e 2020. A equipa de pilotos do carro # 7 chega à maior corrida do ano após terem vencido, o mês passado, as 6 Horas de Monza.

Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, no entanto, tiveram um percurso notável, vencendo em La Sarthe, três vezes consecutivas, incluindo o triunfo do ano passado ao lado de Brendon Hartley. O trio do Toyota GR010 HYBRID #8 lidera a classificação dos pilotos após vitórias nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 8 Horas de Portimão.

Com o dobro de pontos para o Campeonato Mundial de Resistência (WEC – World Endurance Championship) da FIA de 2021 a ser atribuído aos pilotos, Le Mans é importante na batalha pelo título mundial. A TOYOTA GAZOO Racing detém uma vantagem de 30 pontos sobre a Alpine após três das seis corridas do WEC, enquanto a equipa do Toyota # 8 lidera a classificação dos pilotos apenas a seis pontos dos seus companheiros do Toyota # 7.

Além de procurar conquistar a sua quarta vitória consecutiva em Le Mans, a edição de 2021 marca a décima vez que a Toyota corre em La Sarthe com um carro eletrificado com a tecnologia híbrida. Nas nove tentativas até o momento, a equipa já conquistou três vitórias, cinco “pole position” e terminou no pódio um total de nove vezes.

Este ano, enfrenta o hipercarro da Scuderia Cameron Glickenhaus, que inscreve dois carros, assim como da Alpine, que participa com um carro LMP1 evoluído da época anterior. Mas o desafio de Le Mans vem da natureza extenuante da mítica corrida francesa, bem como dos rivais em pista.

Com cerca de 25.000 mudanças de velocidade, 4.000 km em aceleração máxima e mais de 2 milhões de rotações das rodas numa corrida normal de 24 horas, Le Mans é um verdadeiro teste de resistência.

Os preparativos para o desafio começaram em outubro de 2020, quando o GR010 HYBRID foi testado pela primeira vez em Portugal, em testes secretos no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), desde então, mais oito testes foram feitos para otimizar o desempenho e a fiabilidade do carro, além das três corridas do WEC. A etapa final da jornada acontecerá no próximo domingo, o único dia de teste oficial no Circuito de la Sarthe de 13.626 km.

Dois dias de preparação intensa levam a cinco horas de treino e uma sessão de qualificação na quarta-feira 18 de agosto. Quinta-feira 19 de Agosto há mais cinco horas de treinos, antes e depois da sessão de 30 minutos da Hyperpole às 8h da noite de Portugal continental, quando a TOYOTA GAZOO Racing irá procurar conseguir a sua quinta pole position consecutiva para as 24h de Le Mans.

A 89ª edição das 24 Horas de Le Mans terão início às 15h de sábado, diante de uma multidão de 50.000 pessoas, enquanto 62 carros e 186 pilotos seguem os passos das lendas, somando as suas próprias histórias a uma corrida que aconteceu pela primeira vez em 1923.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens:

URL: https://www.tgr-dam.com

*Estas Imagens não têm copyright. Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.