Evans dá quarta vitória à TOYOTA GAZOO Racing no rali da Finlândia
RESUMO DA PROVA:
Passados dois anos, a equipa de ralis da TOYOTA GAZOO Racing, regressou a casa. Numa prova que teve lugar perto da sede da equipa de ralis em Jyväskylä, onde o Toyota Yaris WRC é desenvolvido e onde venceu o rali por três vezes consecutivas, em 2017, 2018 e 2019. O rali foi cancelado em 2020 devido à pandemia de COVID19 regressando novamente este ano.
A prova finlandesa começou na sexta-feira dia 1 de outubro e, no final do primeiro dia de prova, composto por 6 especiais, os três pilotos da Toyota faziam parte de um grupo de 5 pilotos que terminaram o dia muito próximos – com uma diferença de apenas 7,9 segundos. Elfyn Evans foi o terceiro da geral depois de um excelente andamento na fase noturna da prova, logo à frente do Yaris WRC privado de Esapekka Lappi em quarto e Kalle Rovanperä em quinto. O Francês Sébastien Ogier terminou o primeiro dia em sétimo.
Elfyn Evans começou o dia mais longo do rali (com um total de nove especiais) na terceira posição da geral a 6,1 segundos do líder. Aproveitando ao máximo a sua posição na estrada, quando comparada com sexta-feira, o galês venceu as quatro especiais da manhã. Venceu SS8 e saltou de terceiro para a liderança, terminando a manhã de sábado com uma vantagem de 5,6 segundos. À tarde, Evans continuou a aumentar a sua vantagem, terminando o dia com 9,1 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.
Sébastien Ogier também entrou num bom ritmo, durante a tarde do segundo dia, depois de ter feito alterações à configuração do seu Toyota Yaris WRC, o que lhe permitiu subir para o quinto lugar da geral. Kalle Rovanperä foi obrigado a abandonar depois de uma saída de estrada. No entanto, regressou à prova no domingo. Esapekka Lappi manteve o quarto lugar e Takamoto Katsuta também teve uma saída de estrada, voltando à competição no domingo.
Elfyn Evans não se limitou a gerir a vantagem no domingo, ficando a apenas 0,4s do tempo mais rápido na primeira especial, para depois ser o mais rápido, tanto em SS17 como em SS18, aumentando assim a sua liderança. Por fim, selou a vitória em grande estilo, com o tempo mais rápido na power stage, conseguindo o máximo de pontos (cinco).
Este resultado significa que o Toyota Yaris WRC – montado precisamente na cidade de Jyväskylä – mantém-se invicto nas estradas finlandesas, desde a sua estreia em 2017. No total, esta foi a 25ª vitória do Yaris no WRC, no seu último evento em terra, antes de serem introduzidos os novos regulamentos técnicos para 2022. É também o pódio número 200 no mundial de ralis para a Toyota, que se torna apenas no terceiro fabricante a atingir esta meta.
Com a sua segunda vitória esta época, Evans reduz a diferença para o líder do campeonato, Ogier, para 24 pontos com um máximo de 60 disponíveis. No campeonato de fabricantes, a liderança da Toyota passa para 61 pontos.
Ogier conseguiu atingir o seu principal objectivo na Finlândia – o de terminar a prova e somar o máximo de pontos para o campeonato.
Terminando um lugar à frente de Ogier, em quarto da geral, foi Esapekka Lappi e Janne Ferm ao volante de um Toyota Yaris WRC privado – um forte regresso ao carro com o qual venceram, em casa, há quatro anos.
Classificação final do Rali da Finlândia (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) 2h19m13.7s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +14.1s
3 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +42.2s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +58.8s
5 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +2m54.4s
6 Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +5m02.3s
7 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta WRC) +6m22.9s
8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Volkswagen Polo GTI R5) +9m52.1s
9 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 Rally2) +10m07.8s
10 Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) +10m52.8s
34 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +1h02m51.7s
Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.