Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano

  • A Toyota Motor Europe(1)(TME) continua a crescer em vendas nos primeiros 9 meses de 2021, registando um volume total de vendas de 864.904 veículos e aumentando a sua quota de mercado para 6,7%, o valor mais elevado de sempre. Num aumento de +0,6 pontos percentuais em relação ao período homólogo de 2020.
  • Recorde de vendas da gama híbrida, que representa agora 59% do total das vendas na Europa.
  • As baixas emissões e consumos dos modelos eletrificados com a tecnologia híbrida continuam a merecer a preferência dos clientes europeus. O recém-lançado Yaris Cross Híbrido e o Lexus NX Híbrido e híbrido Plug-in prometem continuar o sucesso da marca no velho continente.
  • Em Portugal, no mercado total de ligeiros de janeiro a setembro de 2021, a Toyota aumentou a sua quota de mercado em +1,2 pontos percentuais, para 5,9%.

13 outubro 2021 – A Toyota Motor Europe (TME) acaba de anunciar um total de 864.904 veículos Toyota e Lexus vendidos nos primeiros 9 meses de 2021, registando um crescimento no período homólogo de 2020 de +21% e de +3% face a 2019. De janeiro a setembro de 2021, as vendas da TME superaram o mercado, aumentando a sua quota para 6,7% que representa um aumento de 0,6% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. As vendas da gama eletrificada dispararam, com um aumento de 36% passando a representar 59% do total das vendas no velho continente. A marca Toyota manteve a sua posição como 2ª marca de automóveis mais vendida na Europa com uma quota do mercado de passageiros de 6,4%, aumentando 0,7 pontos percentuais quando comparado com o mesmo período em 2020.

“Estes resultados mostram que estamos com um forte crescimento. Continuamos a expandir a gama eletrificada com baixas emissões, com o lançamento do Yaris Cross Híbrido e o Lexus NX Híbrido e o Híbrido Plug-in. Continuamos a registar vendas recorde, mas não estamos imunes à interrupção do fornecimento que a indústria automóvel enfrenta, e o nosso desafio é tentar atender às procura que sabemos que existe para o nosso produto.” afirmou o vice-presidente executivo da TME, Matt Harrison

Desempenho de ambas as Marcas da janeiro a setembro 2021:

EUROPA

Toyota:

As vendas da Toyota aumentaram em 21% para 805.181 entre janeiro e setembro de 2021 com uma quota de mercado de 6,4% em veículos ligeiros de passageiros, o que representa um crescimento de +0,7% em relação ao período homólogo. Os modelos da marca com melhor desempenho, foram o Yaris, a gama Corolla e o RAV4, estes modelos representaram 57% do volume total de vendas e as motorizações eletrificadas com a tecnologia híbrida destes modelos representaram 78%. O volume total de híbridos da Toyota foi de 470.712 unidades. Um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior e que representa 59% do volume total de vendas.

Lexus:

A Lexus vendeu 59.723 veículos neste período, com um aumento de volume de 17% em relação ao período homólogo. A sua alargada gama de SUV – RX, NX, UX, GX e LX (estes 2 últimos não fazem parte da gama em Portugal) representou 86% das vendas totais. 60% deste volume de SUV foram híbridos. O maior crescimento de vendas em relação ao mesmo período de 2020, foi alcançado pelo LC (+113%), LS (+41%) e o UX (+40%). Este último com uma versão elétrica com baterias, o UX 300e. A gama Lexus será alargada com o lançamento da Nova Geração NX – o SUV médio com a versão eletrificada com a tecnologia Híbrida e a estreia na marca da versão Híbrida Plug-in.

PORTUGAL

Desempenho de ambas as Marcas da janeiro a setembro 2021 (dados ACAP):

Toyota:

Em Portugal, a Toyota aumentou as vendas de Veículos ligeiros e aumentou a quota de mercado.

Em Portugal, no mercado total de ligeiros de janeiro a setembro de 2021, a Toyota aumentou a sua quota de mercado em +1,2 pontos percentuais, para 5,9%. Este crescimento deveu-se ao aumento nos veículos ligeiros. Enquanto o mercado total de ligeiros cresceu 7,0%, a Toyota cresceu de forma significativa, +34,5%, em relação ao período homólogo de 2020. Este crescimento deve-se em boa parte às vendas de dois modelos Toyota, o Yaris Hatchback com 2420 unidades, registando um crescimento de 53% e a gama Corolla com 1648 unidades, o que representa um aumento de 27%. A Marca lançou no início do ano o RAV4 Plug-in que também ajudou a impulsionar as vendas de híbridos.

Lexus:

A Lexus está a crescer em vendas em Portugal. Em relação ao mesmo período do ano passado, a quota cresceu 0,2 pontos percentuais dentro do mercado premium (para 1%). Este aumento deve-se em boa parte ao lançamento do novo SUV 100% elétrico – o Lexus UX 300e

DESTAQUES NA EUROPA

Destaques da TME entre Janeiro-Setembro de 2021:

  • Total de vendas: 864.904 (+21% em relação ao período homólogo)
  • Quota de mercado: 6,7% (+0,6% em relação ao período homólogo)
  • Total de vendas dos híbridos: 507.987 (+36% em relação ao período homólogo)
  • Mix de híbridos: Oeste da Europa: 70% – Leste da Europa*: 28% – TTL: 59%

Destaques da Toyota entre Janeiro-Setembro de 2021:

  • Vendas da Toyota: 805.181 (+21% em relação ao período homólogo)
  • Mais vendidos: Linha da Corolla (163.872); Yaris (162.078); RAV4 (130.630)
  • Top Híbridos: Yaris híbrido (130.986); Corolla híbrido (129.895); Toyota C-HR híbrido (91.454)
  • Total de híbridos: 470.712 (+38% em relação ao período homólogo)
  • Mix de híbridos: Europa ocidental : 69% – Leste da Europa*: 28% – TTL: 58%

Destaques da Lexus entre Janeiro-Setembro de 2021:

  • Vendas totais Lexus: 59.723 (+17% em relação ao período homólogo)
  • Mais vendidos: Linha NX (16.931); Linha UX (16.839); Linha RX (14.431)
  • Top Híbridos: UX híbrido (14.394); NX híbrido (12.090); RX híbrido (4.713)
  • Total da venda de híbridos: 37.266 (+14% em relação ao período homólogo)
  • Mix de híbridos: Oeste da Europa: 93% – Leste da Europa*: 8% – TTL: 62%

Total de Vendas de Janeiro – Setembro de 2021 listadas estão abaixo:

TOTAL TOYOTA / LEXUS             864,904
TOYOTA805,181

* Leste da Europa inclui a Rússia, Cazaquistão , Cáucaso, Ucrânia, Turquia e Israel

1Toyota Motor Europe é responsável pelos mercados da Europa Central, Ocidental e Oriental incluindo a Turquia e Rússia bem como Israel e alguns países da Ásia Central (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, e Cazaquistão).

2As emissões da frota de C02 da UE refere-se às emissões médias de carros registrados na UE28, Islândia e Noruega. A referência ao cumprimento da meta aqui é para vendas do Toyota + Lexus, com base em dados internos preliminares antes do cronograma de lançamento regular de números oficiais pela Comissão da UE.