Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado

• Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021
• A marca Toyota subiu para a 2ª posição na venda de ligeiros de passageiros na Europa
• Vendas sustentadas pela elevada procura por modelos Toyota e Lexus com várias tecnologias de eletrificação.
• A TME atingiu os objetivos de CO2 da frota na União Europeia e no Reino Unido(1)

Bruxelas – 13 de janeiro de 2022 – A Toyota Motor Europe(2) (TME) registou em 2021 vendas de 1.076.300 veículos Toyota e Lexus, superando novamente o mercado que tinha estabilizado devido aos efeitos combinados da escassez da oferta devido à pandemia e falta de semicondutores. Neste período, a quota de mercado global da TME aumentou 0,4 p.p. para um novo recorde de 6,4%, a maior de sempre, refletindo um crescimento global de +1,4 p.p. desde 2018. Este desempenho elevou a marca Toyota, pela primeira vez, à 2ª posição na venda de ligeiros de passageiros na Europa. Uma parte fundamental deste sucesso pode ser atribuído a uma elevada procura de clientes pela gama de baixas emissões de CO2, que engloba uma vasta gama de veículos elétricos a bateria (BEV), elétricos a hidrogénio (FCEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). 623.777 veículos híbridos é o total anual de vendas da TME em 2021, um aumento de +19% em termos homólogos, representaram 58% do total das vendas e 70% das vendas na Europa Ocidental.

“Estamos muito satisfeitos com mais um forte desempenho anual, dadas as condições de abastecimento desafiantes que toda a indústria automóvel enfrentou. Agradecemos aos nossos clientes pela sua lealdade e confiança. Penso que esta procura contínua é prova da nossa estratégia de nos concentrarmos no alargamento da nossa gama de novos veículos eletrificados de baixas e zero emissões. A nossa oferta de produtos e motorizações permitiu à TME cumprir os seus objetivos de CO2 da UE e do Reino Unido em 2021, o que estamos empenhados em continuar a fazer no futuro enquanto nos esforçamos para a neutralidade carbónica.” Afirma Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota Motor Europe

Em dezembro, tanto a Toyota como a Lexus revelaram vários novos produtos eletrificados que formaram um elemento central na sua estratégia de neutralidade carbónica. A nível global, a empresa vai oferecer 30 veículos elétricos a bateria até 2030, abrangendo todos os segmentos. Até essa data, a TME pretende ter vendas de pelo menos 50% de veículos com zero emissões (ZEV) na Europa Ocidental, enquanto a marca Lexus tem como alvo 100% de vendas de ZEV  no mesmo período. Avançando para 2035, a TME estará pronta para uma redução de 100% de CO2 em todos os veículos novos da região na UE. A curto prazo, a TME expandirá a sua oferta de produtos ZEV para 10 modelos até 2025.

Marcas e desempenho dos modelos

A Toyota aumentou a sua quota no mercado mainstream em +0,6 p.p. para 6,3% em 2021, enquanto o volume de vendas cresceu +9% para 1.003.859. Os modelos mais vendidos da marca foram, o Corolla, o Yaris e o RAV4 que representaram 55% do volume. Em termos globais, os veículos eletrificados com a tecnologia híbrida representaram 58% (+ 5,0 p.p. em termos homólogos) e 69% (mais 6,0 p.p.) na Europa Ocidental.

Os principais lançamentos incluem o novo SUV compacto Yaris Cross. Em abril de 2021, foi anunciada a nova submarca bZ de elétricos a bateria, construída numa plataforma dedicada e-TNGA, seguida da estreia europeia do SUV bZ4X em dezembro de 2021.

A Lexus aumentou o seu volume de vendas em +2% em termos homólogos e obteve uma quota de mercado premium de 2,3%. Os mais vendidos da marca, UX, NX e RX representam 81% do volume. Globalmente, os híbridos representaram 61% das vendas totais da Europa, aumentando para 90% na Europa Ocidental e Central.

No 4º trimestre de 2021, a Lexus revelou a segunda geração NX, introduzindo o primeiro veículo híbrido plug-in da marca e mantendo a oferta do híbrido agora substancialmente melhorado. A marca anunciou recentemente que o seu primeiro veículo totalmente elétrico numa plataforma dedicada, o RZ 450e, será revelado no primeiro semestre de 2022. A Lexus tem planos de crescimento ambiciosos de 20 modelos lançados até 2025, quase duplicando o volume de vendas neste período para 130.000 veículos na Europa.

(1) A frota de C02 da UE refere-se às emissões médias dos automóveis matriculados na UE27 + Islândia e Noruega. A referência ao cumprimento da meta aqui é para vendas Toyota + Lexus, com base em dados internos preliminares antes do cronograma regular de lançamento de números oficiais pela Comissão da UE.

(2) A Toyota Motor Europe é responsável por todos os países da Europa Ocidental, Central e Oriental, incluindo Turquia e Rússia, bem como Israel e vários mercados da Ásia Central (Armênia, Azerbaijão, Geórgia e Cazaquistão).

Para mais informações sobre os modelos híbridos da Toyota consulte: www.toyota.pt