TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto

  • O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. 
  • Haverá quatro provas em Espanha, duas de asfalto e duas de terra, e quatro em Portugal, duas de terra e duas de asfalto.
  • Mais de 250.000 euros em prémios serão distribuídos ao longo da época, que terminará no final de outubro no âmbito do Rali RACC Catalunya-Costa Daurada.

A Toyota GAZOO Racing Iberian Cup, o novo troféu monomarca que será lançado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi), já tem um calendário previsto. Serão oito provas, quatro em Espanha e quatro em Portugal, com quatro provas em terra e outras quatro em asfalto. Está por definir um dos ralis de Portugal a meio da temporada, que será anunciado em breve.

Após o anúncio oficial e aprovação dos regulamentos técnicos e regulamentos desportivos em dezembro 2021 a Toyota GAZOO Racing Iberian Cup já tem um calendário, com o arranque oficial no último fim de semana de março de 2022 no Rali dos Açores. A época começa com a emblemática prova insular em terra e termina sete meses depois, no final de outubro em asfalto, no Rali RACC Catalunya-Costa Daurada.

No total haverá duas provas de terra em Portugal e duas em Espanha, com duas provas em asfalto em Portugal e outras duas em Espanha.

O calendário está previsto da seguinte forma:

ProvasDataSuperfície
Rali dos Açores25 a 26 de marçoTerra
Terra do Rali de Auga6-7 de maioTerra
Rali de Portugal20 a 22 de maioTerra
Rali do Reino de León17-18 de junhoTerra
Prova a confirmar (em Portugal)Julho – (a confirmar)(a confirmar)
Rali Princesa das Astúrias- Cidade de Oviedo9 a 10 de setembroAsfalto
Rali Vidreiro7 a 8 de outubroAsfalto
Rali RACC Catalunya-Costa Daurada*21 a 23 de outubroAsfalto
RallyShow MadridDezembroShow
      *Carece de confirmação definitiva

Este abrangente calendário de corridas permitirá descobrir o piloto e copiloto vencedor da primeira edição do TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.

O início da época será no espetacular Rali dos Açores, no âmbito da ERC (Campeonato Da Europa de Ralis). De forma a facilitar a logística e o transporte para as equipas participantes na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, a organização compromete-se a apoiá-las da seguinte forma:

  • Transporte de ferry: Oferta dos custos de um reboque (comprimento a definir) para poder transportar o Toyota Yaris RZ com o qual competem e a assistência —saída e regresso do Porto de Leixões, Lisboa ou Setúbal*.
  • Transporte aéreo: Custos aéreos serão cobertos até um total de 4 pessoas (ida e volta de Lisboa ou Porto em voos específicos contratados).  Para os restantes membros da equipa, será aplicada uma tarifa especial ao custo dos bilhetes de avião.
  • Alojamento: Será aplicada uma tarifa especial ao custo de alojamento para os membros da equipa.

Desta feita, a prova sem pontuação, embora seja um grande espetáculo para os fãs, os participantes no troféu monomarca promovida pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e MSi participarão no RallyShow Comunidad de Madrid-RACE a realizar no Circuito de Jarama na semana de 12 a 18 de dezembro

A TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup nasce com o objetivo de ser uma autêntica escola de pilotos, um passo definitivo na sua subida às categorias mais altas dentro do mundo dos ralis.

Com uma boa relação de preço/desempenho, a nova TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup já conta com três épocas confirmadas, no próximo ano de 2022 e as duas depois, 2023 e 2024. O grande protagonista da competição, para além de equipas e pilotos, será o novo Toyota GR Yaris RZ, um dos modelos que tem criado muita expectativa entre clientes, fãs e imprensa especializada em todo o mundo.

Com alterações substanciais ao modelo de série que qualquer cliente pode adquirir na Rede Oficial de Concessionários da Toyota em Portugal, o Toyota GR Yaris RZ do Troféu monomarca da Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e MSi foi desenvolvido como base no modelo de estrada, que de base conta é leve e com superior rigidez torsional, o seu motor de três cilindros Turbo de 1,6 litros e o novo sistema de tração integral GR-FOUR, apresenta um peso de apenas 1.280 kg. Os técnicos da MSi desenvolveram uma Kit específico que incide principalmente em aspetos relacionados com a segurança, fiabilidade e desempenho em competição.

Assim, e com a aprovação da Real Federação Automóvel espanhola (RFEDA) e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o grande protagonista da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup conta com roll-bar, equipamentos de combate a incêndios, suspensão KRS, um diferencial LSD fabricado pelo especialista Cusco, pneus Michelin, entrada de ar no tejadilho, peças interiores em carbono, tanque de combustível de segurança FIA, e sistema de escape específico. Tudo por apenas 68.800 € + IVA (matrícula espanhola).

A Toyota Caetano Portugal e Toyota Espanha optaram pela MSi como parceiro técnico por ser uma referência mundial nesta área e pelos seus profissionais e centro de desenvolvimento, únicos. Através do seu acordo com a Universidade Francisco de Vitoria, o MSi incentiva os estudantes de engenharia industrial, apaixonados pela tecnologia, a treinarem numa das melhores instalações da Europa.

A TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup nasceu para materializar a estratégia e visão implementadas na Toyota pela liderança de Akio Toyoda como Presidente e CEO da Toyota Motor Corporation (TMC), que aponta para a competição como o melhor local para testar e desenvolver “cada vez melhores automóveis” de estrada e desenvolver equipas e pessoas da marca.

No total, no novo troféu monomarca da Toyota e da MSi serão distribuídos mais de 250.000 € em prémios por temporada:  

  • Prémios de Rali: 26.750€ distribuídos entre os 10 melhores classificados, além de dar mais 1.000€ ao jovem piloto mais rápido (menos de 24 anos).
  • Prémios finais: 46.000€ serão distribuídos entre os três primeiros classificados.

Quanto às inscrições no TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, podem ser feitas através de www.toyotagazooracingiberiancup.com. As equipas interessadas só têm de contactar a MSi para iniciar os procedimentos de inscrição numa competição que significará o regresso da Toyota ao mundo dos Troféu monomarca e aos ralis nacionais.

Todos os detalhes relativos aos regulamentos técnicos e desportivos da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup podem ser encontrados no seguinte link: https://www.toyota.pt/world-of-toyota/toyotagazooracing/toyota-tgr-iberian-cup

*Porto será confirmado a devido tempo.