Toyota GR YARIS Rally1 pronto para a revolução híbrida do WRC

A Toyota GAZOO Racing World Rally Team irá iniciar uma nova e revolucionária era no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA. Entre 20 e 23 de janeiro, no lendário Rali de Monte Carlo, o GR Yaris Rally1 irá estrear-se na prova inaugural da época de 2022.

O GR Yaris Rally1 é o sucessor do bem-sucedido Yaris WRC, que triunfou em toda a linha, vencendo o campeonato de fabricantes, pilotos e copilotos na época de 2021. Apesar de ter terminado há apenas oito semanas em Monza, Itália, já em janeiro, as estradas dos Alpes vão ser palco do primeiro evento dos revolucionários carros Rally1. Estes novos carros sucedem os World Rally Cars, que no último quarto de século, competiram na categoria mais alta do mundial de ralis (WRC).

Os novos carros de rali da categoria Rally1, apresentam inúmeras diferenças em relação aos anteriores. A principal diferença reside no facto de, pela primeira vez, passarem a ser eletrificados com a tecnologia híbrida. A unidade híbrida em cada carro é composta por uma bateria de 3,9kWh e uma unidade motor-gerador (MGU) que fornece uma potência adicional, em aceleração, de 100 kW (134 cv).

No GR Yaris Rally1, o motor-gerador elétrico é combinado com o motor turbo de 1,6 litros do Yaris WRC para uma potência combinada de mais de 500 cv. O motor funcionará com um combustível 100% sustentável, o primeiro do género a ser usado num campeonato mundial da FIA.

O GR Yaris Rally1 assenta num chassis dedicado, que oferece uma maior segurança para pilotos e co-pilotos. Outras transformações exigidas pelos regulamentos incluem uma aerodinâmica menos complexa, o regresso a uma transmissão mecânica e à remoção do diferencial ativo central. Estas alterações irão aumentar o foco nas competências e perícia dos pilotos, que também terão de se adaptar às exigências em torno da regeneração e integração da energia híbrida ao longo das provas, enquanto trabalham com os seus engenheiros para otimizar o desempenho e a dinâmica dentro destes novos parâmetros.

Desde que começou em testes na primavera passada, durante testes secretos em Portugal, o GR Yaris Rally1 foi submetido a um rigoroso programa de desenvolvimento. Nas últimas semanas tem sido afinado para as características do Rally de Monte Carlo, uma prova famosa pelas constantes alterações meteorológicas, que podem variar de asfalto seco a neve e gelo, e que poderá proporcionar um início de época especialmente desafiante para os pilotos com os novos Rally1.

A Toyota, já confirmou os pilotos para 2022. Quando o rali começar na noite de quinta-feira, o GR Yaris Rally1, do campeão em título Sébastien Ogier, será o primeiro da nova geração de carros a iniciar uma especial cronometrada. O oito vezes campeão do mundo, que também já venceu o Rali de Monte Carlo oito vezes, já anunciou um calendário de participações parcial esta época*, juntamente com o seu novo co-piloto, Benjamin Veillas. A liderar o esforço da TOYOTA GAZOO Racing ao longo de toda a temporada 2022 estará Elfyn Evans e o seu co-piloto Scott Martin. A dupla britânica terminou em segundo lugar na classificação de 2021. O jovem finlandês Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen, terminaram a época passada em quarto lugar e completam a equipa.

São quatro, os GR Yaris Rally1 inscritos na época 2022. O quarto será de Takamoto Katsuta e o co-piloto Aaron Johnston que vão disputar a época completa da equipa recém-criada, designada: TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team Next Generation.

Os pilotos e co-pilotos, dão hoje início a três dias de reconhecimento das especiais do rali, 85 por cento das quais num traçado novo em relação a 2021. Para a 90ª edição do rali, o parque de serviço muda-se de Gap para o Mónaco. Depois de um shakedown na manhã de quinta-feira, o rali terá início à noite a partir da icónica Praça do Casino antes de duas especiais noturnas – a segunda inclui um regresso ao clássico Col de Turini – que desde 2013 não se passa à noite.

Sexta-feira é o dia mais longo do rali e consiste em três especiais que se repetem duas vezes e sem serviço aos carros ao meio do dia. Existe apenas uma zona para substituição de pneus em Puget-Théniers. No sábado, a prova desloca-se mais a oeste: Três especiais de manhã, duas das quais serão repetidas durante a tarde, após uma zona de montagem de pneus em Digne-les-Bains. O último dia do rali (domingo) conta com duas especiais repetidas – e termina em Entrevaux a única especial que é idêntica à do ano passado.

* Depois de já ter conduzido na classe rainha com a Toyota, o finlandês Esapekka Lappi irá partilhar o Yaris Hybrid Rally1 com Ogier.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens doEvento:

URL<Novo!>: https://www.tgr-dam.com

*Para aceder ao novo site de imprensa, terá de se registar.