Toyota GR Supra com transmissão manual: Desenvolvido para os amantes da condução desportiva

28 de abril de 2022 – O GR Supra foi o primeiro modelo global da Toyota GAZOO Racing (GR) e desde o momento do seu lançamento em 2019 tem sido a personificação perfeita do espírito GR e o sonho do presidente da Toyota, Akio Toyoda, entregar um carro que é puramente para os amantes da condução desportiva.

Posteriormente, a introdução do GR Yaris e a chegada iminente do coupé GR86 reforçaram as qualidades especiais que definem a marca GR – carros que nascem de uma paixão pelo automobilismo e que se baseiam diretamente na experiência da TOYOTA GAZOO Racing.

Desde o lançamento, o GR Supra foi apresentado com um motor de 340cv / 250kW de 3,0 litros, com transmissão automática de oito velocidades. Um ano depois, um novo motor de 258cv/190kW de 2,0 litros foi adicionado à gama, novamente de série, com transmissão automática.

Embora o desportivo e o seu desempenho tenham recebido grandes elogios no mundo inteiro por parte dos meios de comunicação e fãs, naturalmente, persistia a questão; se a Toyota iria disponibilizar uma caixa de velocidades manual neste modelo.

#SAVETHEMANUAL

A Toyota ouviu os fãs e clientes de carros desportivos, e acaba de confirmar que o novo GR Supra com transmissão manual inteligente de seis velocidades (iMT) será introduzido na Europa em breve (previsto em Portugal para o último trimestre de 2022), projetado para deliciar os condutores que adoram o controlo e as sensações proporcionadas por uma transmissão manual precisa. A sua adição à gama significa que a Toyota irá oferecer os três modelos GR disponíveis na Europa com transmissão manual e três pedais, quer seja de série (GR Yaris) quer como opção (GR Supra, GR86).

Fiel à qualidade de engenharia e desenvolvimento do GR Supra, a nova transmissão não é apenas a adoção de uma solução já existente, mas sim, uma nova transmissão, juntamente com uma nova embraiagem que foi concebida especificamente para as características de potência e binário do GR Supra de 3,0 litros.

Ao mesmo tempo, os sistemas de controlo de travagem e suspensão do GR Supra foram reajustados para um desempenho ainda melhor – alterações que estão a ser introduzidas em toda a gama GR Supra.

NOVA TRANSMISSÃO MANUAL DE SEIS VELOCIDADES

A transmissão manual instalada no GR Supra foi concebida e afinada especificamente para utilização no coupé com motor de seis cilindros em linha.

A equipa de engenharia conseguiu modificar a zona exterior da transmissão existente, o eixo de acionamento e o conjunto de engrenagens e remover elementos que não eram necessários, assim como o conjunto acústico, que reduziu ainda mais o peso.

No coração da transmissão está uma nova embraiagem com um diâmetro maior e uma mola de diafragma reforçada. Com uma área de atrito maior e uma mola mais forte, este novo componente tem a alta capacidade de desempenho adequada para ser utilizado com o motor de elevado binário do GR Supra.

OPERAÇÃO INTELIGENTE

A transmissão iMT utiliza um sistema de controlo inteligente programado com um novo software que dá prioridade ao desempenho desportivo. Ao mudar, os parâmetros são sintonizados para otimizar o binário do motor no momento em que se carrega e liberta a embraiagem; em reduções de caixa, o software foi afinado para um desempenho consistente.

O iMT está acionado por defeito, mas pode ser desligado no modo Sport, se o condutor preferir.

Para evitar um arranque lento e uma melhor sensação de aceleração nas mudanças mais baixas, a relação da transmissão final foi encurtada, de 3,15 (na automática GR Supra) para 3,46. O resultado é uma resposta mais adequada ao desempenho deste modelo desportivo.

SUSPENSÃO E AFINAÇÃO DE DIREÇÃO

Todas as versões GR Supra beneficiam de suspensão variável adaptativa, na versão de transmissão manual foi otimizado o desempenho com a nova transmissão manual.

As medidas incluem novas borrachas mais rígidas das barras de aproximação dianteiros e traseiras e novos amortecedores. Os componentes mecânicos na direção elétrica e nos parâmetros de funcionamento do sistema também foram afinados.

CONSOLA CENTRAL E MANETE DE VELOCIDADES RENOVADA

As alterações devido à nova transmissão manual no GR Supra não se limitaram à motorização. Foi também prestada uma atenção especial à forma como foi integrada na consola central de forma a permitir o seu melhor manuseamento.

Não se limitou apenas uma questão de mudar uma alavanca por outra; foi necessário ter em conta que a manete de velocidades estava perfeitamente colocada para mudanças de caixa precisas, rápidas e satisfatórias.

O design da consola central existente não permitia uma distância suficiente entre a alavanca de velocidades e o painel de controlo do ar condicionado. Para obter a ergonomia perfeita, a unidade da consola central e o botão para a seleção do modo de condução foram reposicionados. Além disso, a resistência do manuseamento sobre a alavanca foi afinada e ajustada.

O layout revisto proporciona uma confortável distância de 42 mm entre a alavanca e o painel de ar condicionado.

A sensação da mudança de velocidade, a pega e o peso da operação, fazem parte da ligação sensorial humana com o carro, pelo que foi dada atenção ao peso e forma da alavanca de velocidades. Como resultado, a Toyota ajustou a alavanca para ser mais pesada (200 g) para um efeito de inércia mais agradável quando utilizado.

CONTROLO DE TRAÇÃO

A tração e a travagem GR Supra foram otimizadas para o funcionamento com transmissão manual.

Para reduzir as perdas de aderência no arranque em primeira velocidade, os engenheiros da Toyota afinaram o controlo de tração do carro (TRC) para conseguir um funcionamento suave semelhante ao que se verifica com a automática. O sistema também está otimizado para o binário característico do GR Supra, pneus largos e tração traseira.

AGILIDADE E ESTABILIDADE DA TRAVAGEM

O comportamento do carro ao acelerar à saída de curva é um elemento chave da diversão ao volante (“Fun to Drive”) que a Toyota desenvolveu para o GR Supra. Para a nova versão manual, o controlo de tração voltou a ser o foco para garantir um equilíbrio ideal – agilidade e estabilidade em forte aceleração à saída da curva. A intervenção do TRC foi calibrada para manter a estabilidade –mantendo-se fielmente à trajetória pretendida pelo condutor – ao mesmo tempo que permite a potência certa para uma sensação desportiva.

NOVA FUNÇÃO HAIRPIN+

A ambição de tornar o GR Supra divertido de conduzir nos cenários mais exigentes ajudou a inspirar a introdução de uma nova função Hairpin+. Isto destina-se a permitir mais liberdade em curvas apertadas de declive ascendente (mais de 5%) no caso de uma estrada de elevado atrito, como as encontradas em estradas montanhosas na europa.

Uma rotação mais “livre” das rodas (derrapagem controlada) pode tornar essa condução mais agradável, pelo que a Toyota otimizou o controlo do binário do motor para permitir uma maior diferença no grau de rotação da roda nos pneus esquerdo e direito.

PROGRAMA ANTI-ROLL

Um veículo altamente ágil com bons pneus pode ser sensível a um súbito “snap-off” oversteer – algo que é difícil de controlar apenas com o controlo de estabilidade do veículo do automóvel (VSC). Para contrariar este comportamento, foi adotado um programa anti-roll (ARP) tanto para as versões manuais como automáticas do GR Supra. Isto intervém num ponto anterior com o VSC para controlar qualquer perda súbita de aderência.

O modo Track foi sintonizado para permitir uma deriva fácil com a liberdade de controlo do acelerador. O veículo permanece ágil, mas há menos risco de perder o controlo graças ao controlo específico do motor e do binário.

GAMA DE MODELOS REVISTO EM PORTUGAL

A nova gama GR Supra em Portugal mantém como modelo de entrada a motorização 2,0 litros com transmissão automática, e s versão com motorização 3,0 litros passa a estar disponível apenas com transmissão manual.

NOVAS CORES EXTERIORES E INTERIORES

A nova gama GR Supra também beneficia de novas opções de cor exterior com a adição do cinza Sparkling e do Azul Portimão. A versão com transmissão manual passa a ter o logotipo Supra na cor vermelha.