TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: SERGI FRANCOLÍ, O PRIMEIRO A BISAR NA TAÇA
- O piloto da equipa CSM Automoció impôs-se na Princesa das Astúrias, na estreia no asfalto.
- O desempenho do GR Yaris RZ no asfalto surpreendeu os pilotos da TGR Iberian Cup pela sua competitividade.
- Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) manteve-se como líder destacado na classificação geral da taça.
Duas etapas e mais de 150 quilómetros de troços cronometrados aguardavam os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup na quinta prova do campeonato, o Rali Blendio Princesa de Asturias Ciudad de Oviedo. Foi o primeiro a ser realizado em pisos de asfalto e pontuou igualmente para o Super Campeonato Espanhol de Ralis.
Após a partida oficial no centro de Oviedo, onde milhares de adeptos puderam aproximar-se dos 88 carros inscritos, realizou-se na sexta-feira o primeiro troço do rali. Sergi Francolí (CSM Automoció) estabeleceu o melhor tempo, e desde esse momento manteve-se como líder incontestado ao longo do dia, vencendo em quatro especiais. Atrás de Sergi, Fran Cima (Asturhíbrido) que utilizou pela primeira vez o carro na versão de asfalto, sentia-se cada vez mais confortável com as escolhas de afinação acertadas, que o levaram a terminar o primeiro dia na segunda posição.
Dani Berdomás (Grupo Breogán), que procurava encurtar a diferença de pontos face a Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) para continuar na disputa do título, venceu duas especiais, apesar de um problema na primeira secção o ter feito perder algum tempo. Na sexta-feira à noite terminou no terceiro posto.
A manhã de sábado serviu para Sergi Francolí consolidar o primeiro lugar, posição que ocupou até a última secção. O piloto catalão somou mais três vitórias, que demonstram a sua boa adaptação ao Toyota GR Yaris RZ. Esta sua vitória é um marco na história da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, pois foi o primeiro piloto a repetir a vitória nesta primeira época da taça. Até aqui na contabilidade dos quatro ralis anteriores, quatro pilotos diferentes provaram o sabor do champanhe na subida ao degrau mais alto do pódio.
Mais atrás, uma boa luta entre Fran Cima (Asturhíbrido) e Dani Berdomás (Grupo Breogán) que terminou apenas quando Berdomás teve um novo problema na penúltima especial do rali, que o impediu de lutar pelo segundo degrau do pódio. Assim, Fran Cima averbou um excelente resultado no rali onde corria em casa, terminando na frente dos seus mais diretos rivais na classificação geral.
Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) terminou no quarto lugar, à frente do compatriota Miguel Campos (Inside Motor), com quem teve uma luta acesa. O líder do campeonato arrancou com um ritmo um pouco mais conservador, obviamente devido à vantagem que mantém na classificação e que lhe permitiu gerir o andamento e diminuir os riscos de não pontuar.
Oriol Comabella (Team’s Motor), o mais jovem de todos os participantes inscritos, terminou em sexto, o seu melhor resultado até este momento, e que lhe permitiu somar os primeiros pontos na Taça Ibérica. Logo atrás ficou Rubén Muñoz (CSM Automoció), que se estreou como piloto e que fez um rali em crescendo até que uma saída da estrada o fez perder algum tempo.
A classificação fechou-se com o mais experiente dos pilotos presentes, Víctor Calisto (Inside Motor), que regressou ao Princesa, rali onde já competia há 20 anos.
Depois de se ter disputado a primeira metade da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup em terra batida, foi este o momento da estreia no asfalto, com um balanço muito positivo, e os pilotos da Taça Ibérica a serem surpreendidos pela sua boa competitividade fiabilidade também neste piso.
O próximo rali da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup será o Rali Vidreiro, que se realiza nos dias 7 e 8 de outubro na Marinha Grande, bem no centro de Portugal.
Instale a aplicação oficial da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup. – através destaa App gratuita todos poderão ter acesso às novidades do Troféu monomarca Ibérico, acedendo a conteúdos exclusivos, informação das provas e pilotos.
Para instalar a aplicação basta clicar nos links abaixo:
Toyota GR Iberian Cup Android
TGR Iberian Cup Apple IOS
CLASSIFICAÇÃO TGR IBERIAN CUP – RALLY BLENDIO PRINCESA DE ASTURIAS | |||
PILOTO | COPILOTO | EQUIPO | TEMPO |
Sergi Francolí | María Salvo | CSM Automoció | 01:42:54.7 |
Fran Cima | Pablo Sánchez Herrero | Asturhíbrido | +00:00:26.4 |
Daniel Berdomás | Brais Mirón | Grupo Breogán | +00:01:25.0 |
Ricardo Costa | Rui Vilaça | Macedo & Macedo GTW Racing | +00:03:12.3 |
Miguel Campos | Marco Macedo | Inside Motor | +00:03:21.8 |
Oriol Comabella | Xavier Tort | Team’s Motor | +00:10:45.5 |
Rubén Muñoz | Miquel Lorenzo | CSM Automoció | +00:20:19.3 |
Víctor Calisto | Márcio Calisto | Inside Motor | +00:23:07.2 |
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS PROVA #5 – TGRIC | ||
PILOTO | CO-PILOTO | PONTOS |
Ricardo Costa | Macedo & Macedo GTW Racing | 89 |
Miguel Campos | Inside Motor | 71 |
Fran Cima | Asturhíbrido | 68 |
Daniel Berdomás | Grupo Breogán | 66 |
Sergi Francolí | Inside Motor | 49 |
Germán Gómez Fortes | CSM Automoció | 38 |
Rubén Muñoz | Escudería Surco | 33 |
Víctor Calisto | CSM Automoció | 32 |
Oriol Comabella | Xavier Tort | 10 |
João Fernando Ramos | Team’s Motor | 0 |
Kevin Saraiva | Inês Veiga | 0 |
Para receber todas as notícias em primeira mão na nossa Newsletter, registe-se no seguinte link:
https://cloud.crm.toyota-europe.com/copa_gr
Para informação adicional, regulamentos técnicos e desportivos, bem como as especificações técnicas do Toyota GR Yaris, pode consultar a página da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup em:
www.toyotagazooracingiberiancup.com/
Siga-nos nas redes sociais:
INSTAGRAM: @tgr_iberiancup
FACEBOOK: @TGRIberianCup