Toyota Motor Europe atinge quota de mercado recorde de 7,5% nos primeiros 9 meses na Europa, em Portugal Toyota aumenta para 7,0%

14 de outubro de 2022 – A Toyota Motor Europe (TME)(1) divulgou hoje vendas de 813.547 veículos Toyota e Lexus, uma queda de -6% em relação ao ano anterior, mas ainda superando o mercado automóvel europeu que caiu -16% no mesmo período. A quota de mercado da TME aumentou para um recorde de 7,5%, marcando um aumento de +0,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado e mantendo o ascendente que viu a sua quota crescer +2%pontos desde 2019. As vendas da gama composta por várias tecnologias de eletrificação expandiram para 540.777 veículos, um aumento de +5% em relação ao ano anterior. A marca Toyota consolidou-se como a 2ª marca de automóveis de passageiros mais vendida na Europa(1) com uma quota de mercado de 7,2%, +0,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2021.

“Esses resultados refletem o poder do portfólio de produtos Toyota e Lexus. Continuamos a ter um desempenho superior ao mercado, que permaneceu fraco devido a uma combinação de fatores que impactam a indústria automóvel. Estamos a sentir uma forte procura pela nossa gama eletrificada, especialmente de modelos como o novo Yaris Cross, Yaris e Corolla. Esperamos que a procura continue a exceder a oferta, graças também aos novos lançamentos dos modelos Toyota e Lexus”. Disse Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.

Em Portugal, a marca Toyota no mercado de Veículos Ligeiros de janeiro a setembro 2022, a Toyota está em quarto lugar com uma quota de 7,0%. Mais 1,1 pontos percentuais do que no mesmo período de 2021. (dados ACAP matrículas). Nos primeiros 9 meses de 2022 o Mercado Total decresceu 1%. A Toyota vendeu 9.124 unidades registando um aumento de 17% em relação ao período homólogo 2021.

Desempenho de marcas e modelos

A Toyota vendeu 778.431 veículos nos primeiros 9 meses. Os mais vendidos da marca foram Corolla, Yaris, Yaris Cross, RAV4 e C-HR representando 60% do volume total. A percentagem de vendas de modelos eletrificados da Toyota aumentou +8% em relação ao ano anterior com vendas de 512.999 veículos eletrificados. O que representa 66% das vendas totais da marca.

A Lexus vendeu 35.116 veículos no mesmo período, com uma percentagem de modelos eletrificados a totalizar 79% das vendas totais da marca. A extensa gama SUV das marcas RX, NX, UX, GX e LX representou 89% das vendas totais. As vendas foram interrompidas por problemas na cadeia de fornecimento e pela suspensão das exportações para a Rússia.

Destaques da TME de janeiro a setembro de 2022:

• Vendas totais: 813.547 (-6% em relação a Jan-Set’21)

• Participação de mercado: 7,5% (+0,8% pp em relação a Jan-Set’21)

• Vendas totais de veículos eletrificados: 540.777 (+5% em relação a Jan-Set’21)

• Percentagem total de veículos eletrificados: Europa Ocidental: 73% – Europa Oriental*: 33% – TTL: 66%

Destaques da Toyota de janeiro a setembro de 2022:

• Vendas Toyota: 778.481 (-3% em relação a Jan-Set’21)

• Mais vendidos: Corolla (143.187); Yaris (134.896); Yaris Cross (115.287); RAV4 (92.854); C-HR (92.063)

• Top eletrificado: Corolla Hybrid (111.338); Híbrido Yaris Cross (108.279): Híbrido Yaris (104.954); Toyota C-HR Híbrido (91.714); Híbrido RAV4/Híbrido Plug-in (76.308)

• Vendas eletrificadas totais: 512.999 (+8% em relação a Jan-Set’21)

• Percentagem total de veículos eletrificados: Europa Ocidental: 72%, Europa Oriental*: 34% – TTL: 65%

Destaques da Lexus de janeiro a setembro de 2022:

• Vendas totais da Lexus: 35.116 (-41% em relação a Jan-Set’21)

• Mais vendidos: NX (10.912); UX (10.852); RX (8.036)

• Top eletrificado: UX Hybrid/EV (10.410); Híbrido NX/Híbrido Plug-in (9.851); RX Híbrido (4.615)

• Vendas eletrificadas totais: 27.778 (-29% em relação a Jan-Set’21)

• Percentagem total de veículos eletrificados: Europa Ocidental: 98%, Europa Oriental*: 21% – TTL: 79%

(1) A Toyota Motor Europe é responsável por todos os países da Europa Ocidental, Central e Oriental, incluindo Turquia e Rússia, bem como Israel e vários mercados da Ásia Central (Armênia, Azerbaijão, Geórgia e Cazaquistão).

Para mais informações sobre a Toyota consulte: www.toyota.pt