Toyota no Top 5 de vendas em 2022. O melhor resultado dos últimos 30 anos
- No mercado de veículos comerciais ligeiros em 2022, a Toyota voltou a aumentar a sua quota em 0.9% pontos percentuais (de 8,6% para 9,5%).
4 de janeiro de 2023 – De janeiro a dezembro de 2022 a Toyota em Portugal registou vendas 11.272, o que representa um crescimento de vendas de 9,0% quando comparado com as 10.364 matrículas no mesmo período de 2021. A marca aumentou a sua quota no mercado dos veículos ligeiros em 0,4 pontos percentuais, de 5,9% para 6,3%, o valor mais alto desde o ano 2008.
Com uma oferta alargada de 10 modelos Híbridos (com o recente SUV Corolla Cross) e 2 Híbridos Plug-in, o Mirai – o elétrico a hidrogénio e os elétricos a bateria: bZ4X e Família Proace Electric.
O ano fica marcado pelo lançamento do Toyota bZ4X um SUV de tamanho médio, (similar ao RAV4). ‘bZ’ é um acrónimo de ‘beyond Zero’, (para além do zero) reforçando o compromisso da marca em não só atingir zero emissões e a neutralidade carbónica, mas também em concretizar novos benefícios para o ambiente, para as pessoas e para a sociedade como um todo. O bZ4X é o primeiro modelo da ofensiva de modelos 100% elétricos bZ que irá aumentar nos próximos anos. Tal como o Prius, o bZ marca uma nova era para a marca.
Os modelos em destaque no ano 2022 foram o Yaris Hybrid (1236 unidades) e os dois SUV eletrificados com a tecnologia híbrida, o Yaris Cross hybrid (1192 unidades) e o Toyota C-HR (1312 unidades). A gama Corolla hybrid com 1677 unidades matriculadas incluindo Corolla Cross, continua também a exceder as expectativas.
Nos veículos comerciais ligeiros, de janeiro a dezembro de 2022, a Toyota aumentou a sua quota quando comparado com o mesmo período do ano anterior, aumentando 0,9 pontos percentuais (de 8,6% para 9,5%). Desta feita, os modelos Hilux e Proace City foram os grandes protagonistas da Toyota no segmento dos veículos comerciais em Portugal. A Hilux manteve a indiscutível liderança no segmento das pick-up, pelo 10ª ano consecutivo, e a Proace City contribuiu para o crescimento em volume de vendas, num ano também marcado pelo lançamento da Proace Electric e Proace City Electric (a versão 100% elétrica dos 2 modelos de furgão).
Num ano em que o mercado de veículos ligeiros apresentou uma modesta recuperação (2%), os modelos da Toyota continuaram a merecer cada vez mais a preferência dos portugueses, com as vendas da marca de janeiro a dezembro de 2022 a mostrá-lo de forma evidente. A Toyota continua a apostar em targets mais jovens, ainda recentemente lançou o Aygo X (Aygo Cross) no segmento A. Foi um lançamento associado aos festivais de verão que superou as expectativas (a marca está presente há mais de 15 anos nos festivais de verão). A marca sobe mais um lugar no ranking anual em Portugal e termina o ano na 5ª posição.
Para mais informação sobre os modelos eletrificados da Toyota consulte: www.toyota.pt