TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Rally de Lisboa será o primeiro desafio em asfalto

  • Três vencedores diferentes em igual número de provas em pisos de terra reflete o elevado nível competitivo dos Toyota GR Yaris RZ
  • Boliviano Bruno Bulacia lidera com 2 pontos de vantagem em relação a Sergi Francolí e a Ricardo Costa
  • Disputada sábado e domingo, a quarta prova da época do TOYOTA GAZOO Iberian Cup apresenta um total de 10 troços cronometrados, totalizando 100,86 km

15 de junho 2023 – O Rally de Lisboa (16/18), marca a estreia da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023 nos pisos de asfalto, numa altura em que alcança a sua metade da época com uma diferença de apenas dois pontos a separar o líder dos dois adversários mais diretos. Num rali novo para todos e face ao elevado nível de equilíbrio em termos de andamentos, será de prever muita emoção do princípio ao fim, até porque ainda está tudo por decidir e não faltam candidatos, quer à disputa dos primeiros lugares quer a recuperar pontos na tabela classificativa.

Três ralis e três vencedores diferentes é o balanço que ilustra na perfeição a competitividade e o interesse despertados por esta Toyota Gazoo Racing Iberian Cup que chega à prova disputada nos arredores de Lisboa com a dupla Bruno Bulacia/Alex Coronado (CSM Automoció) na primeira posição, depois de ter dominado e ganho o Rali Terras D’Aboboreira, em finais de abril. O piloto boliviano conseguiu nessa prova a pontuação mais elevada (21+6 pontos) até agora, ganhando, no somatório total, uma margem de dois pontos relativamente a Sergi Francoli/Javier Moreno (CSM Automoció) e a Ricardo Costa/Rui Vilaça (Macedo & Macedo GTW Racing). Deste trio, Bulacia é o único a somar uma desistência, em Fafe – mesmo assim somou 7 pontos extra –, já que tanto Francolí como Costa estiveram à chegada nas três provas e o espanhol ainda conta com uma vitória, em Fafe.

Alberto Monarri (IPPON Motor Valés), também com três resultados, é outro dos pilotos mais regulares, registando, na quarta posição da tabela classificativa, uma desvantagem de 10 pontos face ao líder Bulacia e menos dois para o duo perseguidor do boliviano. O atual “top 5” encerra com Daniel Berdomás (Grupo Breogán), o outro piloto que também já venceu (Rali da Auga) esta época, depois de começá-la com um nono lugar em Fafe e, mais recentemente, não logrou concluir o Rali Terras D’Aboboreira. Embora com menos 21 pontos – das 8 provas contam os 6 melhores resultados, descartando-se um em Portugal e um em Espanha –, o piloto do Grupo Breogán não deixa de ser legítimo pretendente aos lugares cimeiros. Somando apenas menos 5 pontos que Berdomás, na sexta posição, Pedro Lago Vieira (Toyota Caetano Auto) também reúne condições para melhorar o seu desempenho, tal como Miguel Campos (Macedo & Macedo), que nesta primeira parte da época esteve abaixo das expetativas, ao contabilizar uma desistência (Fafe) um 9º e um 4º lugar. O piloto de Famalicão figura, deste modo, atrás do francês Jean-Michel Raoux (WINTech Competição), que somará, em Lisboa, a segunda ausência consecutiva, e em igualdade pontual com José Mulero (Labasa).

Na décima posição surge Javier Villa (Asturhíbrido), separado por escassos pontos de Pierre Lafay (CHL Sporauto) e de Isaac Vera (KOBE Motor), que não se inscreveram neste Rally de Lisboa, e ainda de Albert Llovera (PCR Sport Club Esportiu). Joan Sabater (CSM Automoció) e Manu Gascou (Macedo & Macedo GTW Racing), ambos com uma pontuação, fecham a tabela classificativa, na qual Jonathan Rieu (WINTech Competição) não soma qualquer ponto.

Com 10 classificativas (100,86 km), o Rally de Lisboa arranca na sexta-feira, com o Qualifying (11:30) e o Shakedown (13:45/15:15), na região de Torres Vedras. Com sede na Doca de Pedrouços, em Lisboa, onde está localizado o Parque de Assistência, a prova organizada pelo CPKA tem início na manhã de sábado, pelas 9:00, com os troços de Vila Franca de Xira 1 (8,66 km), Alenquer 1 (16,43 km) e Vinhos de Lisboa 1 (5,26 km). De tarde, os pilotos repetem aqueles três troços cronometrados e ainda uma passagem por Montejunto (9,08 km). No domingo disputam-se as últimas três classificativas, Loures (5,343 km), Transgrua (15,97 km) e ESC Online (9,77 km), sendo o final da prova às 13:39, junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

LISTA DE INSCRITOS – Rally de Lisboa   
#PILOTOCOPILOTOEQUIPA  
22Bruno BulaciaAxel CoronadoCSM Automoció  
23Sergi FrancolíJavier MorenoCSM Automoció  
24Ricardo CostaRui VilaçaMacedo & Macedo GTW Racing  
25Alberto MonarriDavid JesusMontonera Racing  
26Daniel BerdomásBrais MirónBreogan Motor  
27Pedro LagoRicardo FariaTeam Caetano Auto  
28Miguel CamposMarco MacedoMacedo & Macedo  
29José MuleroRoberto CarlosLabasa  
30Javier VillaEnrique Velasco AlonsoAsturhíbrido  
31Albert LloveraCláudio JoséPCR Sport Club Esportiu  
32Joan SabaterGerard TabernerCSM Automoció  
33Manu GascouGilles De TurckeimManu Gascou  
CLASIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2023
 PILOTOEQUIPAPONTOS
Bruno BulaciaCSM Automoció54
Sergi FrancolíCSM Automoció52
Ricardo CostaMacedo & Macedo GTW Racing52
Alberto MonarriIPPON Motor Vallés44
Daniel BerdomásGrupo Breogán33
Pedro Lago VieiraToyota Caetano Auto28
Jean-Michel RaouxWINTech Competiçáo24
José Carlos MuleroLabasa21
Miguel CamposMiguel Campos21
10ºJavier VillaAsturhíbrido18
11ºPierre LafayCHL Sportauto17
12ºAlbert LloveraPCR Sport Club Esportiu16
13ºIsaac VeraKOBE Motor15
14ºJoan SabaterCSM Automoció8
15ºManu GascouMacedo & Macedo GTW Racing7
16ºJonathan RieuWINTech Competiçáo0
  CALENDÁRIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023 
PROVADATASUPERFÍCIE 
Rally Serras de Fafe11-12 marçoTierra 
Rally da Auga Comarca de Ordes24-25 marçoTierra 
Rali Terras de Aboboreira29-30 abrilTierra 
Rally de Lisboa24-25 junioAsfalto 
Rally Princesa de Asturias SCER8-9 septiembreAsfalto-Tierra 
Rally Vidreiro13-14 octubreAsfalto 
Rally La Nucía SCER3-4 noviembreAsfalto 
Rally Pozoblanco SCER19-20 novembroTierra