TOYOTA GAZOO Racing Iberia Cup: Triunfo categórico de Daniel Berdomás

  • Vencedor foi o mais rápido em nove das dez classificativas do rali
  • Sergi Francolí, segundo classificado, passa a ser líder destacado da TGRIC
  • Quatro Toyota GR Yaris RZ Cup no “top ten” final do Rally de Lisboa

18 de junho de 2023 – A dupla Daniel Berdomás/Brais Miron (Grupo Breogán) dominou por completo o Rally de Lisboa 2023, quarta etapa da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, liderando da primeira à última das 10 provas especiais de classificação, para terminar com uma vantagem final de 17.3 segundos em relação a Sergi Francolí (CSM Automoció) naquela que foi a sua segunda vitória do ano.

Na primeira prova de asfalto da temporada que decorreu nos arredores da capital portuguesa, os Toyota GR Yaris RZ Cup deram um verdadeiro espetáculo ao numeroso público que acorreu à estrada, com Berdomás e Francolí a destacarem-se claramente da concorrência. Este último, graças ao segundo lugar e ainda aos pontos extra, passa a ser líder destacado da competição, com 8 pontos de vantagem sobre Bruno Bulacia (CSM Automoció) e mais um para Berdomás. A emoção vai ser uma constante nas provas que se seguem, até porque há apenas 12 pontos de diferença entre os primeiros cinco classificados, grupo de que fazem parte ainda, além dos nomes já referidos, Bruno Bulacia (CSM Automoció), Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing) e Alberto Monarri (IPPON Motor Valés).

Se Berdomás esteve imparável no primeiro dia, permitindo que Francolí apenas o igualasse na primeira passagem pelo troço Vinhos de Lisboa, a verdade é que a margem entre ambos nunca foi muito tranquilizadora, cifrando-se em apenas 11,5s ao fim dos primeiros 69,78 km de troços cronometrados. A uma diferença considerável (mais de 40 segundos) do duo da dianteira encontravam-se já Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés) e Javier Villa (Asturhíbrido), estes separados por menos de 3 segundos. Na fase inicial, Miguel Campos (Macedo & Macedo) procurou afirmar-se como o terceiro mais rápido e ainda manteve essa posição nas primeiras quatro classificativas. Depois, tanto Villa como Monarri foram melhorando o seu desempenho e ao final de sábado já ambos se tinham instalado nos quarto e quinto lugares, deixando antever um duelo empolgante pela terceira posição. Bastante menos confortável no asfalto, por comparação aos pisos de terra, Bruno Bulacia, o vencedor do rali anterior [Terras D’Aboboreira], começou de forma cautelosa e em busca da melhor adaptação possível, posicionando-se atrás de Miguel Campos e de Ricardo Costa.

No último dia, com apenas três provas de classificação (31,08 km), ainda havia muito para decidir, a começar pela questão do duelo entre Berdomás e Francolí, mas, sem cometer qualquer erro, o piloto do Grupo Breogán não deu hipóteses ao seu rival para somar o seu segundo sucesso da temporada. Na última classificativa, Javier Villa ainda fez um forcing na tentativa de chegar ao pódio e quase o conseguia… ficando a 6 décimos de segundo de Alberto Monarri. Bem-sucedido no seu derradeiro “forcing” para ganhar mais alguns pontos foi Bulacia que anulou os 4.2s que o separavam de Ricardo Costa e do sexto lugar, ainda que distante do quinto lugar de Miguel Campos.

Pedro Lago (Toyota Caetano Auto) terminou em oitavo, destacado de Emmanuel Gascou (Macedo & Macedo GTW Racing), que na parte inicial chegou a ser mais rápido, enquanto Albert Llovera (PCR Sport Club Esportiu), José Mulero (Labasa) e Joan Sabater (CSM Automoció) fizeram uma prova tranquila, procurando evoluir da melhor forma possível.

Por fim, de registar que nada menos de quatro Toyota GR Yaris RZ Cup terminaram este Rally de Lisboa no “top ten”, o que diz bem das qualidades, em termos de “performance”, deste produto TOYOTA GAZOO.

A TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup cumprirá agora uma pausa para férias, regressando nos dias 8 e 9 de setembro, no Rally Princesa de Astúrias, a quinta prova da época e única que apresenta um piso misto (terra/asfalto).

CLASSIFICAÇÃO GERAL – Rally de Lisboa   
#PILOTOCOPILOTOEQUIPATEMPO 
Daniel BerdomásBrais MironGrupo Breogán                        53:22:2                                        
Sergi FrancolíJavier MorenoCSM Automoció                       + 17.3 
Albert MonarriDavid JesusIPPON Moror Valés                  + 1:05,4 
Javier VillaEnrique AlonsoAsturhíbrido                             + 1:06,0 
Miguel CamposMarco MacedoMacedo & Macedo                 + 1:20,1 
Bruno BulaciaAxel CoronadoCSM Automoció                       + 1:41,1 
Ricardo CostaRui VilaçaMacedo & Macedo GTW Racing+ 1:43,7 
Pedro LagoRicardo FariaToyota Caetano Auto              + 2:49,4 
Emmanuel GascouGilles TurckeimMacedo & Macedo GTW Racing+ 3:10,4 
10ºAlbert LloveraJosé CláudioPCR Sport Club Esportiu         + 5:23,7 
11ºJosé MuleroRoberto CarlosLabasa                                       + 5:36,8   
12ºJoan SabaterGerard TabernerCSM Automoció                  + 6:23,8 
CLASIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2023
 PILOTOEQUIPAPONTOS
Sergi FrancolíCSM Automoció72
Bruno BulaciaCSM Automoció64
Daniel BerdomásGrupo Breogán63
Ricardo CostaMacedo & Macedo GTW Racing61
Albert MonarriIPPON Motor Vallés60
Pedro Lago VieiraToyota Caetano Auto36
Miguel CamposMacedo & Macedo33
Javier VillaAsturhíbrido33
José MuleroLabasa26
10ºJean-Michel RaouxWINTech Competição24
11ºAlbert LloveraPCR Sport Club Esportiu22
12ºPierre LafayCHL Sportauto17
13ºIsaac VeraKOBE Motor15
14ºManu GascouMacedo & Macedo GTW Racing14
15ºJoan SabaterCSM Automoció12
16ºJonathan RieuWINTech Competiçáo0
  CALENDÁRIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2023 
PROVADATASUPERFÍCIE 
Rally Serras de Fafe11-12 marçoTierra 
Rally da Auga Comarca de Ordes24-25 marçoTierra 
Rali Terras de Aboboreira29-30 abrilTierra 
Rally de Lisboa24-25 junhoAsfalto 
Rally Princesa de Asturias SCER8-9 setembroAsfalto-Tierra 
Rally Vidreiro13-14 outubroAsfalto 
Rally La Nucía SCER3-4 novembroAsfalto 
Rally Pozoblanco SCER19-20 novembroTierra