Toyota apresenta gama ampliada de BEV e tecnologias avançadas de bateria

  • Expansão da gama de veículos elétricos a bateria (BEV) com apresentação dos concept-cars: Urban SUV e Sport Crossover com lançamento previsto nos próximos dois anos.
  • Desenvolvimento de futuras múltiplas tecnologias de baterias e novas tecnologias de fabrico para ir ao encontro dos requisitos dos clientes, conforme apresentado no conceito FT-3e.
  • Lançamento no mercado da primeira bateria de estado sólido prevista para 2027-2028, tendo como objetivo um tempo de carregamento de 10 a 80 por cento em apenas 10 minutos e com o objetivo de aumentar a capacidade de produção para várias dezenas de milhares de veículos por ano.
Uma imagem com roda, Veículo terrestre, veículo, carro

Descrição gerada automaticamente

Bruxelas 4 de dezembro 2023 – A Toyota Motor Europe (TME) apresentou hoje mais detalhes sobre os próximos produtos e tecnologias que levarão a empresa a atingir emissões zero na Europa. Foram revelados mais detalhes sobre a promessa de lançar seis modelos BEV até 2026, com a apresentação dos concept-cars: Urban SUV e Sport Crossover. Esses dois veículos de estudo juntam-se ao Compact SUV concept revelado no ano passado e ao bZ4X, antecipando 4 desses 6 modelos. Foram igualmente divulgadas informações sobre o desenvolvimento de tecnologias de baterias da próxima geração que serão implementadas em vários veículos a partir de 2026.

Falando no fórum anual Kenshiki da Toyota em Bruxelas, Andrea Carlucci, vice-presidente da Toyota Motor Europe, referiu: “Olhando especificamente para a Europa, o mercado é hoje altamente diversificado. Mas a meta é atingir 100 por cento de neutralidade carbónica até 2035 – dentro de apenas 12 anos. É algo em que estamos comprometidos em alcançar”.

6 BEV (Battery Electric Vehicles) até 2026

Globalmente, a Toyota desenvolveu uma abordagem multitecnológica que permite uma abordagem multifacetada para a neutralidade carbónica, que se alinha com o seu compromisso de fornecer uma gama de motorizações que atendam às necessidades específicas dos clientes, condições de mercado e infraestruturas locais em diferentes regiões do mundo. Este programa abrange várias formas de eletrificação: híbridos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e elétricos a pilha de combustível, motores de combustão a hidrogénio e combustíveis sintéticos.

Na Europa, a sua gama de modelos incluirá seis veículos elétricos a bateria até 2026.

Além do bZ4X, que já está à venda, e do Compact SUV Concept apresentado no fórum do ano passado, a Toyota apresentou mais dois veículos que irão alargar a gama: o Urban SUV Concept e o Sport Crossover Concept.

O Urban SUV Concept é um projeto próximo da produção em série de um modelo que no próximo ano entrará num segmento que se espera vir a tornar-se um dos maiores segmentos de mercado de BEV da Europa. Tem um design SUV autêntico e baseia-se no sucesso do híbrido elétrico Toyota Yaris Cross, o modelo mais vendido do seu segmento. Além da opção de tração integral – um elemento-chave para os produtos Toyota – os clientes também terão duas opções de bateria, de acordo com o seu orçamento ou requisitos de autonomia.

O Sport Crossover Concept sinaliza uma alternativa aos modelos SUV com um perfil distintivo e uma linha fastback que o tornará um herói de estilo para a linha BEV. Está programado para lançamento na Europa em 2025.

Baterias de futura geração a partir de 2026

As tecnologias de futura geração que a Toyota está a desenvolver para depois de 2026 mudarão a forma como os veículos são desenvolvidos, fabricados e utilizados. Irão assegurar que a mobilidade sem emissões seja económica e acessível, fiel ao seu compromisso de proporcionar uma mobilidade sustentável para todos, sem excluir ninguém.

Tudo está a ser preparado para apresentar uma série de novas baterias, a primeira das quais será uma versão de alto rendimento, desenhada com uma estrutura convencional, mas que deverá oferecer o dobro da autonomia e uma redução de custos de 20 por cento em relação ao atual bZ4X.

Seguir-se-á uma bateria de qualidade e baixo custo que ajudará a popularizar os BEV. Terá um novo formato, uma estrutura bipolar e usará um mais barato fosfato de ferro-lítio (LFP) como material principal. O objetivo é aumentar a autonomia em 20 por cento e reduzir os custos em 40 por cento (em relação ao bZ4X).

A terceira bateria a ser lançada terá como foco no alto desempenho, utilizando tecnologias bipolares e cátodo com alto teor de níquel. Esperam-se custos ainda mais baixos e uma autonomia ainda maior.

Sobre a perspetiva das primeiras baterias de estado sólido da Toyota, Andrea Carlucci disse ainda: “Conseguimos um avanço tecnológico que supera o desafio de longa data da durabilidade das baterias de estado sólido. Um método para produção em massa está a ser desenvolvido atualmente e estamos a esforçar-nos para conseguir iniciar a sua comercialização em 2027-2028, com capacidade de produção de várias dezenas de milhares de veículos.”

Logo no início, a Toyota pretende atingir um tempo de carga de 10 a 80 por cento em apenas 10 minutos.

Outras tecnologias estão igualmente a ser desenvolvidas para produção, engenharia e design de BEV da próxima geração. O fórum Kenshiki acolheu a primeira apresentação europeia do conceito Toyota FT-3e, um estudo tecnológico que abrange toda a gama de tecnologias futuras, minimizando o peso, maximizando o desempenho aerodinâmico e controlando custos. O FT-3e analisa como, no futuro, os automóveis poderão oferecer mais do que mobilidade, ligando-se à sociedade e permitindo a transferência de energia e dados.

Para mais informações sobre a Toyota consulte: www.toyota.pt