TOYOTA GAZOO Racing revela novo GR Yaris no Salão de Tóquio 2024
- Toyota revela melhorias ao desportivo GR Yaris com lançamento previsto para o verão.
- A potência máxima do motor turbo de 1,6 litros e três cilindros em linha aumentou para 280 cv (206 kW), com um binário de 390 Nm
- Nova opção de Transmissão Automática GAZOO Racing “Direct Shift” de oito velocidades desenvolvida com os ensinamentos do desporto motorizado
- Cockpit do condutor redesenhado e adaptado com instrumentação digital inspirada nos carros de corrida e localização melhorada dos principais controlos e informação
- Maior rigidez da carroçaria e suspensão reforçada
- Tração integral permanente e novos modos de condução
- Versão única de especificação “Circuit” a ser oferecida na Europa e em Portugal, com conjunto de arrefecimento do grupo motopropulsor de série
12 de janeiro 2024 – O novo Toyota GR Yaris faz hoje a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Tóquio 2024, beneficiando de melhorias técnicas, de design e de construção que prometem proporcionar uma experiência de condução ainda melhor.
O GR Yaris recebeu tantos elogios e entusiasmo aquando do seu lançamento que a Toyota poderia ter considerado que “em equipa que ganha, não se mexe”. Aqui estava um modelo que, de um momento para o outro, se impôs no topo do segmento dos “hot-hatch”, um “puro-sangue” desportivo nascido nos ralis, que se destacou da concorrência.
Mas para a Toyota era apenas o início da história. Nos três anos que decorreram desde que o primeiro carro saiu da linha de produção, foram investidos esforços intensos para o tornar ainda melhor: mais potente, mais reativo, mais envolvente e – mesmo que difícil de acreditar – mais gratificante de conduzir.
Os engenheiros da TOYOTA GAZOO Racing, o Master Driver e os pilotos profissionais das corridas e dos ralis trabalharam em conjunto, num espírito de melhoria constante, para enriquecer o carácter essencial do GR Yaris como um automóvel que coloca o condutor em primeiro lugar – um automóvel que tem tudo a ver com a experiência especial que se desfruta a partir do momento em que se senta ao volante e se liga o motor.
A lista de melhorias é extensa, justificando a descrição “novo GR Yaris”. Os principais elementos incluem a evolução do motor de três cilindros turbo, líder mundial, para proporcionar ainda mais potência e binário e a introdução de uma novíssima transmissão automática de oito velocidades, concebida para mudanças de velocidade rápidas semelhantes à competição.
O chassis específico do GR Yaris foi ainda mais reforçado e, no habitáculo, a disposição do cockpit e a posição de condução foram redesenhadas para uma sensação mais autêntica de um automóvel desportivo, quer na condução em estrada, quer em competições de desportos motorizados. A suspensão foi também ajustada para um maior controlo da condução e um desempenho robusto sob cargas elevadas, com taxas de mola revistas e um conjunto de amortecedores dianteiros reforçados.
O novo GR Yaris oferece tudo o que fez do original um sucesso, mas ainda mais. Como resultado, promete colocar-se ainda mais à frente da concorrência.
A gama foi simplificada ao máximo, disponibilizando apenas uma versão, equipada com um radiador adicional, “spray intercooler” e entrada de ar modificada.
O novo GR Yaris está previsto para venda na Europa e em Portugal a partir do verão de 2024.
GR YARIS: A HISTÓRIA ATÉ AGORA
O GR Yaris é a demonstração perfeita de como a Toyota e a sua divisão de performance TOYOTA GAZOO Racing estão empenhados em desenvolver automóveis cada vez melhores através do desporto automóvel. Desde o início, este não ia ser apenas mais um hot hatch: este era um automóvel que, em termos de engenharia e design, colhia diretamente os benefícios da experiência vencedora da TOYOTA GAZOO Racing no Campeonato Mundial de Ralis. O modelo de estrada foi de tal forma um sucesso que deu origem a vários trofeus monomarca, como é o caso do TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
Um novo motor, um novo sistema eletrónico de tração integral e um chassis feito à medida faziam parte do plano. Quando o carro de produção chegou às mãos da imprensa e dos clientes, a resposta superou em muito as expectativas da Toyota. Desde o lançamento do modelo em 2020, foram vendidos mais de 18.000 automóveis na Europa, com um índice de satisfação do cliente de 99%. A maioria dos carros vendidos foi a versão Standard (agora designada Legend), daí a decisão de se concentrar nesta especificação para o novo modelo. Entre os clientes contam-se muitos aficionados de automóveis de desempenho, que consideram o GR Yaris digno de um lugar ao lado de modelos de prestígio significativamente mais potentes nas suas coleções. O GR Yaris está, portanto, para além da categorização; está numa classe própria e é um clássico instantâneo dos automóveis desportivos.
O programa de desenvolvimento que deu origem ao novo GR Yaris segue o conceito de “desenvolver, correr, quebrar, reparar”. Isto descreve a forma como, na procura de melhorias, o automóvel é levado aos seus limites – literalmente até ao ponto de rutura dos seus componentes. O Engenheiro-Chefe Naohiko Saito afirmou: “Cada aspeto do novo GR Yaris incorpora o conhecimento e a experiência obtidos em situações reais de desporto motorizado e do nosso Master Driver e pilotos de corrida e de rali.”
MAIS POTÊNCIA, MAIS BINÁRIO, MAIS CONTROLO
Aquando do lançamento, o motor turbo do GR Yaris tinha a distinção de ser a unidade de produção de três cilindros mais potente do mundo. Agora oferece ainda mais: a potência foi aumentada em 19 cv DIN e o condutor pode recorrer a mais 30 Nm de binário, com valores máximos de 261 cv e 360 Nm para uns agora ainda mais expressivos 280 cv DIN e 390 Nm.
Esta nova referência de performance reafirma a supremacia do carro na sua classe, aumentando a sua vantagem sobre a concorrência e proporcionando uma autêntica sensação de carro de corrida que reafirma como a Toyota concretizou a sua ambição de construir um carro de rali para a estrada.
Ao mesmo tempo que a potência do motor foi aumentada, foram tomadas medidas para assegurar a manutenção da durabilidade. Mais uma vez, a pista de corrida e o palco de rali foram o campo de provas, com o motor a ser testado até ao ponto de rutura no Campeonato de Ralis do Japão e no campeonato de resistência japonês. Os pormenores incluem um sistema de válvulas reforçado, um novo material para a válvula de escape e um aumento da pressão de injeção de combustível D-4ST. Foram instalados novos pistões leves com anéis resistentes ao desgaste e foi adicionado um novo sensor de pressão de admissão.
A nova geração GR Yaris irá encontrar-se disponível em apenas uma versão que inclui um pack de desempenho de arrefecimento – a Legend. Este “pack” equipa o automóvel com um novo sub-radiador para melhorar a fiabilidade na condução a fundo, modificações na admissão de ar e um “spray intercooler”.
NOVA TRANSMISSÂO AUTOMÁTICA GAZOO RACING DIRECT SHIFT
A introdução de uma nova caixa automática GAZOO Racing Direct Shift de oito velocidades é uma das alterações mais significativas no novo programa GR Yaris, oferecida em alternativa à caixa manual de seis velocidades. Ao conceber a nova unidade, a Toyota concentrou-se em obter a mudança de velocidade mais rápida possível. Mudar para o funcionamento automático; a utilização de uma caixa automática também permite que o condutor se concentre mais na direção e na utilização dos pedais do travão e do acelerador.
Enquanto as mudanças de velocidade convencionais se baseiam na deteção do comportamento do veículo, como a força-G de desaceleração e a velocidade, o software otimizado da nova transmissão está também afinado para detetar a forma como o condutor utiliza os travões e o acelerador. Ao fazê-lo, antecipa quando é necessário mudar de velocidade, mesmo antes de ocorrerem alterações no comportamento do veículo, permitindo que a seleção de velocidades reflita as intenções do condutor e seja semelhante à forma como os condutores profissionais operam.
Nos testes em pista, o novo sistema provou o seu valor, ajudando a garantir tempos de volta mais rápidos do que a transmissão manual. O desempenho em termos de manobrabilidade é apoiado pelo fornecimento de série de diferenciais de deslizamento limitado “Torsen” à frente e atrás.
Para resolver questões como a vulnerabilidade dos sistemas automáticos a danos causados pelo calor e a necessidade de equilibrar uma velocidade de mudança elevada com a facilidade de condução, os engenheiros da GR efetuaram várias revisões de materiais e software. O programa de testes incluiu pilotos da Equipa Mundial de Ralis da TGR que a colocaram à prova em diferentes superfícies, incluindo estradas cobertas de neve na Finlândia. A unidade foi também utilizada no Campeonato de Ralis do Japão, no TOYOTA GAZOO Racing Rally Challenge e na Série Super Taikyu.
O aumento do número de mudanças de seis para oito permite que a transmissão tenha relações mais próximas. Beneficia também de um novo sistema de controlo de binário e de um solenoide linear compacto e de elevada resposta. A utilização de material altamente resistente ao calor na embraiagem de mudança de velocidades e a afinação do software de controlo produziram velocidades de mudança de classe mundial. A velocidade de troca de mudanças na posição D, são ao nível da competição e a função de seleção de velocidades preditiva alinha-se perfeitamente com as intenções do condutor. Os requisitos de arrefecimento são tratados com a instalação de um refrigerador de fluido da transmissão automática de série.
Uma nova função de seleção do modo de condução está disponível para adaptar o automóvel tanto à condução desportiva como à utilização quotidiana, com os modos Sport, Normal e Eco a ativarem diferentes definições para a direção assistida elétrica, o funcionamento do ar condicionado, a resposta do acelerador e o visor do painel de instrumentos do condutor. Nos modelos equipados com a transmissão automática GAZOO Racing Direct Shift, a sensação e a seleção das mudanças também são ajustadas. A sensação de mudança de velocidades é orientada para a resposta no modo Sport e tem um equilíbrio entre o choque e a resposta nos modos Normal e Eco. No modo Sport, é dada prioridade à resposta na posição D, enquanto a utilização no modo M assegura as passagens de caixa mais rápidas. O condutor irá descobrir que trabalhar na gama de rotações entre as 4.900 rpm e o “red line” das 7.200 rpm o coloca no centro da ação.
Tal como no atual GR Yaris, a aderência e a tração ideais são conseguidas com o sistema de tração integral permanente GR-FOUR, controlado eletronicamente. Desenvolvido especificamente para este automóvel, este sistema ajusta o equilíbrio da tração dianteira e traseira em três modos, de acordo com o cenário de condução – Normal, Sport e Track.
MAIOR RIGIDEZ DA CARROÇARIA PROPORCIONA UMA RESPOSTA AINDA MELHOR DO CHASSIS E DA DIRECÇÃO
A carroçaria leve do GR Yaris foi tornada ainda mais rígida com um aumento de cerca de 13% nas soldaduras por pontos e a aplicação de aproximadamente mais 24% de adesivo estrutural. Como resultado, a resposta do carro em mudanças de direção bruscas, o feedback da direção e a sensação de aderência foram melhorados, construindo o que já era um chassis tenso e com uma dinâmica ainda mais envolvente.
A plataforma foi concebida especificamente para o automóvel, combinando a secção dianteira da estrutura GA-B do Yaris e traseira criada a partir da plataforma maior GA-C.
Os sistemas de suspensão leves mas rígidos foram mantidos – amortecedores MacPherson dianteiros e braços duplos traseiros com braços – mas foram efetuados ajustes em resposta ao feedback dos pilotos de competição. A adição de parafusos extra para fixar os amortecedores dianteiros à carroçaria suprime as alterações de alinhamento que podem ocorrer quando o casquilho superior se deforma durante a condução com cargas elevadas. As molas dianteiras e traseiras também foram ajustadas para um desempenho ótimo e um melhor controlo da condução.
NOVO COCKPIT INSPIRADO NA COMPETIÇÃO
Foram efetuadas alterações significativas no interior do GR Yaris para dar ao cockpit do condutor uma sensação autenticamente desportiva com um design que é fiel aos princípios de “o condutor em primeiro lugar”, que definem o automóvel.
A equipa GR recebeu sugestões de melhoria de pilotos profissionais de pista e rali, para reposicionar os comandos e proporcionar ao condutor um acesso mais rápido e claro. Os pilotos de corrida e de rali também contribuíram diretamente para as alterações.
Os controlos que muitas vezes têm de ser utilizados na condução de competição, como o spray do intercooler, o VSC-OFF e as luzes de emergência, foram movidos para mais perto do condutor para que possam ser alcançados rápida e facilmente quando se utiliza um arnês de competição. No lado do passageiro, o tabuleiro no painel de instrumentos foi aumentado para que haja espaço para instalar aparelhos medidores adicionais ou um monitor para o copiloto.
O campo de visão do condutor a partir do volante foi melhorado através de várias alterações: Descida do bordo superior do painel de instrumentos em 50 mm, da alteração da posição do espelho retrovisor e da inclinação do painel de controlo em 15 graus para mais próximo do condutor.
A instrumentação inclui um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas com dois modos de disposição – normal e desportivo, sendo que este último apresenta dados centrados na performance desportiva. O design é isento de qualquer ornamentação supérflua, pelo que os gráficos são claros e a informação pode ser imediatamente visualizada e compreendida. No modelo com transmissão automática, a leitura inclui a temperatura do óleo da transmissão e um aviso visual, para além de um alarme sonoro que alerta o condutor quando as rotações do motor são demasiado elevadas para reduzir a uma mudança inferior.
Foram efetuadas alterações precisas para proporcionar ao condutor a melhor postura. O banco foi rebaixado em 25 mm e o volante ajustado em conformidade. O sentido das mudanças automáticas foi alterado para se adequar à condução de competição, de modo a que o condutor empurre a alavanca para a frente nas reduções e puxe para trás para aumentar uma mudança – um pormenor promovido pelo Master Driver e Chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda (também conhecido como “Morizo”).
PORMENORES DO DESIGN EXTERIOR
Como seria de esperar de uma máquina tão pura, as alterações ao exterior do GR Yaris estão longe de ser simples ajustes cosméticos. Mais uma vez, o feedback dos condutores profissionais e experientes e a experiência adquirida no calor dos desportos motorizados foram essenciais para as renovações.
O essencial permanece o mesmo: o GR Yaris é um automóvel de três portas que é um modelo muito próprio: apenas os grupos de luzes traseiras, a antena e os espelhos retrovisores exteriores são herdados do hatchback de série. Todos os elementos foram revistos para obter o melhor apoio aerodinâmico e aderência.
Na frente do automóvel existe uma nova malha de aço para a grelha inferior, otimizada para obter o melhor equilíbrio entre espessura, resistência e redução de peso. A grelha lateral tem uma abertura maior e o para-choques inferior tem uma nova construção dividida que torna mais fácil e menos dispendiosa a sua reparação ou substituição.
Na traseira, uma abertura na extremidade inferior da grelha inferior permite a saída de ar por baixo do piso, reduzindo a resistência, melhorando a manobrabilidade e a estabilidade do automóvel e dispersando o calor do sistema de escape.
As luzes de nevoeiro e de marcha-atrás foram relocalizadas, passando do para-choques inferior para serem integradas no conjunto dos farolins traseiros, reduzindo o risco de danos. Da mesma forma, a luz de travagem de montagem elevada foi deslocada do spoiler traseiro para a parte inferior da porta traseira, de modo a que todas as luzes traseiras estejam alinhadas e numa linha de visão clara para os condutores que seguem. A deslocação da luz de travagem também facilita a mudança ou a personalização do spoiler.
CORES EXTERIORES EM PORTUGAL
Será disponibilizada uma nova cor exterior para o novo GR Yaris, o Cinza Heavy Metal, para além das já conhecidas tonalidades de assinatura – Vermelho Emotional, Preto Eclipse e Branco Platina, que representam as cores da equipa de competição: TOYOTA GAZOO Racing. Na lista de novos equipamentos podemos encontrar os sistemas Toyota Safety Sense de última geração, de navegação e chave digital inteligente.
Edições especiais inspiradas nos campeões de ralis
A Toyota vai produzir edições especiais do novo GR Yaris, com o nome de dois dos seus pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). A Edição Especial Sébastien Ogier e a Edição Especial Kalle Rovanperä baseiam-se em modelos conceptuais apresentados no Salão de Tóquio de 2023. Serão revelados no Rali Monte-Carlo, a ronda de abertura do FIA WRC deste ano, que se realiza de 25 a 28 de janeiro de 2024.
Especificações técnicas do novo Yaris GR*
Comprimento (mm): 3.995 Largura (mm): 1.805 Altura (mm): 1.455 Distância entre eixos (mm): 2.560 Via – dianteira (mm): 1.535 Via – traseira (mm): 1,565 Lugares: 4 Peso em vazio com Transmissão Manual (kg): 1.280 Peso em vazio com GR Direct Shift (kg): 1.300 Motor: 3 cilindros em linha com turbocompressor e intercooler Tipo: G16E-GTS Diâmetro x curso (mm): 87,5 x 89,7 Deslocamento (cc): 1.618 Potência máxima (cv DIN/kW @ rpm): 280/206 @ 6.500 Binário máximo (Nm @ rpm): 390 @ 3.250 – 4.600 Transmissão: iMT de 6 velocidades ou automática GAZOO RACING Direct Shift de 8 velocidades Sistema GR-FOUR AWD, embraiagem eletrónica de placas múltiplas AWD, 3 modos selecionáveis Diferenciais – dianteiro e traseiro: Torsen© LSD Suspensão – dianteira: MacPherson strut Suspensão – traseira: Double wishbone Travões – dianteiros: Discos ventilados de 18″ com pinças opostas de 4 pistões Travões – traseiros: Discos ventilados de 16″ com pinças opostas de 2 potes Jantes: BBS 8.5J em alumínio forjado Pneus: 225/40ZR18 Michelin Pilot Sport S Capacidade do depósito de combustível (l): 50 |
*Valores finais do modelo para Portugal sujeitos a homologação final
Para mais informações sobre a Toyota consulte: www.toyota.pt