LEXUS APRESENTA ‘TIME’ NA SEMANA DE DESIGN DE MILÃO 2024 – UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE IMERSIVA INSPIRADA NA PRÓXIMA GERAÇÃO DE MOBILIDADE

  • A colaboração conta com obras de Hideki Yoshimoto/Tangent, vencedor do primeiro Lexus Design Award, do músico e compositor Keiichiro Shibuya e da designer solar Marjan van Aubel
  • Aberto ao público no Art Point e no Art Garden do Superstudio Più de Milão, na Via Tortona 27, até 21 de abril

A Lexus anunciou hoje a sua nova exposição, ‘Time’, durante a Semana de Design de Milão, o maior evento de design do mundo. Composta por instalações originais de artistas internacionais, a mostra vai estar aberta ao público até 21 de abril no Art Point e no Art Garden do Superstudio Più em Tortona, bairro criativo mundialmente reconhecido de Milão.

‘Time’ capta a visão da Lexus de como a aplicação de software e as inovações energéticas vão contribuir para que os automóveis do futuro proporcionem, simultaneamente, novas possibilidades e a coexistência com a neutralidade carbónica.

A exposição apresenta trabalhos de dois designers inspirados no Lexus LF-ZC, modelo conceptual que explora o potencial de um veículo elétrico a bateria (BEV) de próxima geração. ‘Beyond the Horizon/Para lá do Horizonte’ de autoria de Hideki Yoshimoto, e do seu estúdio Tangent, mostra um mundo de mobilidade futura que evolui por meio da inovação de software. Produzida em colaboração com o músico e compositor Keiichiro Shibuya, a peça mergulha o visitante na luz e no som. ‘8 Minutes and 20 Seconds/8 Minutos e 20 Segundos’ é o novo trabalho de Marjan van Aubel – incorpora design e tecnologia solar na procura de um futuro neutro em carbono.

Simon Humphries, Chief Branding Officer da Lexus, afirma: “A Lexus sempre desafiou as convenções do luxo automóvel, trabalhando para expandir os horizontes dos seus produtos e serviços para criar experiências que superam as expectativas dos seus clientes. ‘Time/Tempo’ vem da nossa crença de que experiência e tempo são conceitos inseparáveis. O tempo não é algo que passa, pura e simplesmente; é o ponto de partida para todas as experiências especiais. A Lexus tem uma filosofia firmemente centrada no ser humano – acreditamos que proporcionar às pessoas experiências únicas, numa época em que a tecnologia permitirá aos automóveis antecipar e evoluir com o cliente, começa precisamente por explorar a sua relação com o próprio tempo.”

Instalação ‘Beyond the Horizon/Para além do Horizonte’

‘Beyond the Horizon’ é uma instalação interativa inspirada num futuro em que o valor da experiência pessoal da mobilidade pode ser adaptado ao indivíduo, através da atualização constante do software de um veículo, para que este transcenda o seu papel tradicional como meio de transporte através de um diálogo digital com o utilizador.

A instalação imersiva apresenta uma linha de esculturas de dois metros de altura. Embora pareçam uniformes, cada uma emite efeitos de iluminação exclusivos para criar atmosferas diferentes. O LF-ZC está posicionado no centro da obra, como um símbolo da inovação e da mobilidade futura.

O designer Hideki Yoshimoto combina tecnologia de ponta com artesanato japonês consagrado pelo tempo, numa tela de projeção gigante (quatro metros de altura por 30 metros de largura) que mostra perspetivas do horizonte em constante mudança. O material baseia-se na herança de 1.500 anos do papel ‘washi’ Echizen, bastante comum nas telas encontradas nas casas tradicionais japonesas. Neste caso, é feito de fibra de bambu, uma referência, não só à forma como este material sustentável é apresentado no interior do LF-ZC, mas também ao reconhecido respeito e aplicação de competências artesanais Takumi que integram o ADN da Lexus.

Para complementar o conceito da exposição, Keiichiro Shibuya compôs uma instalação sonora original, ‘Abstract Music’, em que as imagens sonoras são geradas em tempo real através da programação de uma grande quantidade de dados sonoros, movimentados em torno de 31 colunas dispersas pelo recinto. Não existem dois momentos iguais, uma vez que os sons evoluem incessantemente. A alteração do horizonte do amanhecer para o anoitecer, tendo o LF-ZC como guia para o futuro, combina-se com as esculturas e a música para criar uma experiência personalizada e envolvente.

Instalação ‘8 Minutes and 20 Seconds/8 Minutos e 20 Segundos’

Este trabalho expressa o compromisso da Lexus em promover a inovação na mobilidade, celebrando o potencial da energia e do software, juntamente com o objetivo da coexistência da neutralidade carbónica com o luxo. A instalação apresenta uma representação em escala do conceito LF-ZC e utiliza energia solar captada por células fotovoltaicas orgânicas (OPV) e armazenada em baterias embutidas. O objetivo é refletir o nosso potencial de sinergia com o ambiente natural, fazendo do visitante um participante ativo nesta visão do futuro.

A escolha do nome deve-se ao período de tempo que a luz leva a chegar à Terra, vinda do Sol – ‘8 Minutes and 20 Seconds’ imagina o automóvel posicionado entre árvores holográficas e uma área de assento reflexiva, tendo como pano de fundo um sol interativo. Criado com um círculo de 16 lâmpadas solares Sunne de van Aubel, este sol muda de cor quando os visitantes tocam num sensor criado pela Lexus a partir de um novo tecido de bambu. O sensor envia um sinal que aciona um nascer do sol personalizado para cada pessoa.

A instalação traz, também, sons naturais como o “murmuro” do bambu – outra referência ao material utilizado no interior do LF-ZC, a inspiração deste trabalho.

Exposição – informação

Datas e horas:

– Especial Imprensa: 15 de abril, das 15h às 20h

– Aberto ao Público: 16 a 20 de abril, das 11h às 21h/21 de abril, das 11h às 18h

Locais: Art Point e Art Garden, Superstudio Più, Via Tortona 27, 20144 – Milão, Itália 

Exposições:

  • Instalação ’Beyond the Horizon’ de Hideki Yoshimoto/Tangent (Art Point)
  • Instalação ‘8 Minutes and 20 Seconds’ de Marjan van Aubel (Art Garden)

Perfil – Hideki Yoshimoto/Tangent – designer – ‘Beyond the Horizon’

Hideki Yoshimoto é designer, diretor criativo e professor associado de projetos no Centro de Pesquisa para Ciência e Tecnologia Avançada da Universidade de Tóquio. Nascido na província de Wakayama em 1985, concluiu um programa de mestrado em Engenharia Aeroespacial na Universidade de Tóquio em 2010, seguido de um doutorado em Engenharia de Design no Royal College of Art de Londres em 2016.

Yoshimoto fundou o estúdio de design Tangent em Londres, em 2015. Em 2020 foi cofundador da área de Arte e Design Avançado no Centro de Pesquisa para Ciência e Tecnologia Avançada da Universidade de Tóquio, ao mesmo tempo que trabalhava na expansão da sua carreira em Londres e Tóquio. É especialista na integração progressiva do design e da engenharia e trabalhou inúmeros projetos e conceitos para marcas de luxo mundialmente famosas, em áreas tão distintas como o desenvolvimento de novos negócios baseados em tecnologia ou o desenvolvimento urbano.

Recentemente fundada, a sua aventura internacional, Craft x Tech, liga o artesanato tradicional japonês à tecnologia de ponta. Apresenta ativamente obras de arte através de colaborações com artesanato tradicional, trabalhando na evolução e na transmissão da cultura japonesa.

As obras de referência de Yoshimoto incluem o mural ‘Orb’ (2023), concebido para o Festival de Arte Espacial de Tanegashima; ‘Dawn’ (2023), que funde a tradicional folha de ouro ‘Kanazawa’ com tecnologia de processamento a laser de última geração; a instalação ‘Here’ (2019) para o pavilhão Hermès do salão internacional de relojoaria SIHH (Salon Internationale de la Haute Horologie); a escultura de vidro ‘Rise’, lançada pela Wonderglass; a animação ‘Ascension’ (2016) para a fachada da torre mais alta do mundo, o Burj al Khalifa; e ‘Inaho’ (2013), conceito de iluminação inspirado no balanço das plantas de arroz que foi vencedor do primeiro Lexus Design Award.

Recebeu vários prémios nas áreas de design e engenharia, incluindo o Prémio de Excelência da Sociedade de Inteligência Artificial do Japão; Certificação Super Creator do IPA Unexplored Software Project; o Prémio de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Wakayama; o Lexus Design Award; e o Prémio Reddot Design Concept Best of the Best.

https://www.tngnt.uk

Perfil – Keiichiro Shibuya/ATAK – músico/compositor

Formado em composição pela Universidade de Artes de Tóquio, o músico e compositor Keiichiro Shibuya tem hoje uma carreira internacional, com bases em Tóquio e Paris. A sua obra abrange uma ampla gama de música eletrónica de ponta que inclui solos de piano, ópera, bandas sonoras de filmes e instalações sonoras. Em 2012 apresentou a primeira ópera Vocaloid ‘THE END’ que teve a sua produção de estreia no Théâtre du Châtelet em Paris. Protagonizado por Hatsune Miku, os figurinos foram desenhados por Marc Jacobs, então designer da Louis Vuitton. Em 2018, Shibuya exibiu a Android Opera® ‘Scary Beauty’, apresentando um “andróide humanóide” equipado com IA, que conduzia uma orquestra enquanto cantava. Em 2021, a sua ópera ‘Super Angels’ estreou no New National Theatre em Tóquio. No ano seguinte, apresentou a Android Opera ‘MIRROR’ na Expo Dubai; e estreou uma versão completa de 70 minutos desta obra no Théâtre du Châtelet em Paris já em 2023.

Shibuya também trabalhou em inúmeras bandas sonoras de filmes: em 2020, recebeu o Prémio de Música no 75º Mainichi Film Awards e foi homenageado no 30º Japan Film Critics’ Awards pela obra ‘Midnight Swan’. Através do seu trabalho, questiona as fronteiras entre tecnologia, vida e morte.

http://atak.jp/en/

Perfil – Marjan van Aubel – designer – ‘8 Minutes and 20 Seconds’

Marjan van Aubel é uma designer solar holandesa cujo trabalho explora inovações que combinam luz solar e tecnologia para um futuro sustentável. O galardoado Estúdio Marjan van Aubel realiza atividades criativas que incorporam a energia solar na vida diária. A sua visão é criar um futuro que combine sustentabilidade, design e tecnologia solar. Através do design solar, procura provocar mudanças duradouras, incorporando a geração de energia solar na vida das pessoas através de edifícios e objetos, tornando-a mais acessível.

A sua paixão está alinhada com a história da Lexus e com o seu objetivo de que os veículos elétricos a bateria proporcionem valor experiencial como elementos familiares na vida das pessoas, levando a uma sociedade eventualmente neutra em carbono.

Entre os seus melhores trabalhos encontramos ‘Sunne’, ‘Current Table’, ‘Power Plant’ e o projeto do telhado do Pavilhão da Holanda na Expo Dubai 2020.

Van Aubel formou-se no Royal College of Art em 2012 com Mestrado em Design de Produto e Bacharelato (2009) pelo DesignLAB da Gerrit Rietveld Academy. Entre as suas principais colaborações com marcas encontramos COS, Timberland e Swarovski para ajudar a acelerar a transição para a energia solar em todo o mundo.

https://www.marjanvanaubel.com

Para informação adicional, por favor visite: lexus.pt

Lexus Internacional em: www.lexusdesignaward.com