TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024: Josep Bassas e Manel Muñoz conseguem a sua primeira vitória no Rallye Rías Baixas
- Josep Bassas e Manel Muñoz conquistaram o triunfo na última das 10 classificativas da prova galega.
- Bruno Bulacia (108 pontos) é o líder isolado da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
- Javi Villa e Miguel Campos estão empatados (72 pontos) após a quinta prova da época.
8 de julho de 2024 – O 57º Rallye Rías Baixas, do Super-Campeonato de Espanha de Ralis, voltou este último fim de semana ao mais alto nível do automobilismo espanhol desde que havia sido pontuável para o Campeonato de Espanha de Ralis em 2015. Uma prova inédita no calendário da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, que marcou o final da primeira parte da temporada da competição monomarca organizada pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI.
Desta vez, e frente aos pilotos que partiam como favoritos aos comandos dos Toyota GR Yaris RZ Cup, era José Lamela (Grupo Breogán) quem começava por alcançar o melhor tempo na Prova Especial de Classificação (PEC) 1, ainda que Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) se situasse a apenas 4.4 segundos. Por seu turno, Bruno Bulacia (CSM Automoció), líder do troféu e que tinha ganho o rali anterior, em Lisboa, colocava-se em terceiro, a 4.7 segundos.
Javi Villa (Arturhíbrido), um dos pilotos mais rápidos esta temporada em asfalto, marcava o melhor tempo na PEC 3, embora José Lamela (Grupo Breogán), ao averbar o melhor tempo na PEC 4, acabasse como o piloto mais rápido da primeira etapa do rali, deixando Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) a 14.7 segundos e Javi Villa (Arturhíbrido), na terceira posição, a 18.1 segundos.
Mais atrás, Bruno Bulacia (CSM Auromoció), quarto, e Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), quinto, mantinham um animado despique e terminavam o primeiro dia separados por 1.6 segundos. Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing), José Mulero (Labasa) e Manuel Martins fechavam a classificação. Iván Raña viu-se forçado a abandonar, devido a um problema mecânico.
Na manhã de sábado, José Lamela (Labasa) mantinha o ritmo do dia anterior e conquistava um terceiro “scratch”. Por seu turno, Javi Villa (Arturhíbrido) era vítima de um problema e na segunda classificativa teve de desistir, o que permitia a Bruno Bulacia (CSM Automoció) ocupar a terceira posição, que manteria até ao final do rali.
Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) marcava um novo “scratch” na PEC 8, o que lhe permitiu ascender ao lugar mais alto da classificação. Contudo, na “especial” seguinte perdeu mais de 22 segundos, voltando a ceder a liderança a Lamela, para ambos chegarem à derradeira PEC do rali, com 12.06 quilómetros, separados por apenas 2.7 segundos. Finalmente, nesta última classificativa Bassas revelava-se mais rápido e conquistava a sua primeira vitória na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), que até à sexta das dez classificativas estivera em aceso despique com Bruno Bulacia (CSM Automoció) pelo último lugar do pódio, foi penalizado em 5 segundos, mantendo-se, já folgado, numa cómoda quarta posição, secundado por Miguel Campos (5º). Manuel Martins, que também foi penalizado com 5 segundos, terminou na sexta posição entre os GR Yaris RZ.
Desta forma, a TGRIC continua a ser liderada por Bruno Bulacia (108 pontos), enquanto Javi Villa e Miguel Campos estão agora empatados nas segunda e terceira posições, com 72 pontos, ainda que o piloto asturiano se encontre na frente por ter conquistado uma vitória numa classificativa.
A próxima prova da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup será o Rallye Villa de Llanes, a 20 e 21 de setembro, sendo a última jornada do ano que se correrá em piso de asfalto.
Mais informação em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/
Siga-nos nas redes sociais:
INSTAGRAM: @toyota_gazoo_racing_spain
FACEBOOK: @TGRIberianCup
TWITTER: @iberiancup_tgr
CLASSIFICAÇÃO FINAL TGR Iberian Cup: 57º Rallye Rías Baixas | |||
# | PILOTO | COPILOTO | EQUIPA TOTAL |
1º | Josep Bassas | Manel Muñoz | IPPON Motor Vallés 1:20:21.5 |
2º | José Lamela | Unai Conde | Grupo Breogán +6.1 |
3º | Bruno Bulacia | Gabriel Morales | CSM Automoció +43.7 |
4º | Pedro Lago | Marco Macedo | Team Caetano Auto +1.09.5 |
5º | Miguel Campos | Joana Silva | Macedo & Macedo GTW Racing +6.14.4 |
6º | Manuel Martins | Rui Vilaça | +6.32.8 |
7º | José Mulero | Roberto Martínez | Labasa +15.49.2 |
8º | Ivan Raña | Iván López | Grupo Breogán +30.45.1 |
CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2024 | |||
PILOTO | EQUIPA | PONTOS | |
1º | Bruno Bulacia | CSM Automoció | 108 |
2º | Javier Villa | Asturhíbrido | 72 |
3º | Miguel Campos | Macedo & Macedo GTW Racing | 72 |
4º | Josep Bassas | IPPON Motor Vallés | 67 |
5º | Pedro Lago | Toyota Caetano Auto | 61 |
6º | José Lamela | Grupo Breogán | 60 |
7º | Manuel Martins | 30 | |
8º | José Mulero | Labasa | 27 |
9º | Ivan Raña | Grupo Breogán | 18 |
10º | Ricardo Costa | Macedo & Macedo GTW Racing | 4 |
CALENDÁRIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024 | ||
PROVA | DATA | SUPERFÍCIE |
Rally Serras de Fafe | 23-24 fevereiro | Terra |
Rally Internacional Sierra Morena | 6-7 abril | Asfalto |
Rally Terras D’Aboboreira | 26-27 abril | Terra |
Rally de Lisboa | 7-8 junho | Asfalto |
Rally Rías Baixas | 5-6 julho | Asfalto |
Rally Villa de Llanes | 20-21 setembro | Asfalto |
Rally RACC Catalunya-Costa Daurada | 19-20 outubro | Terra |
Rally de Murça | 17-18 novembro | Terra |