TOYOTA PROACE MAX OFERECE TOTAL VERSATILIDADE

  • Toyota PROACE MAX marca a primeira entrada da Toyota no mercado europeu de furgões de maiores dimensões
  • Este lançamento completa uma ampla gama de veículos comerciais ligeiros Toyota Professional
  • Opção de motorização elétrica a bateria com autonomia até 420 km (ciclo WLTP)
  • Motores turbodiesel também disponíveis com transmissão manual, abrangendo uma gama de potências de 140 cv a 180 cv
  • A gama oferece seis configurações diferentes de altura e comprimento para proporcionar uma capacidade de armazenamento, transporte de carga e reboque
  • Está planeado para o mercado nacional a possibilidade de transformação de veículos, incluindo versões Cabina dupla, caixa metálica fixa ou basculante e chassis-cabina.
  • Estilo moderno da família PROACE e especificações de equipamento mais recentes
  • Lançamento da PROACE MAX VAN previsto em Portugal último trimestre de 2024

4 de Setembro de 2024 – A Toyota PROACE MAX combina uma capacidade de carga que é líder no seu segmento com um desempenho eficiente e um design poderoso e robusto.

Sendo o primeiro Furgão de grandes dimensões da Toyota em Portugal, junta-se aos renovados PROACE, PROACE CITY e Hilux para completar o abrangente portfólio Toyota Professional de veículos comerciais ligeiros.

À semelhança de todos os outros modelos da família PROACE – o furgão médio PROACE, o compacto PROACE CITY e as versões de passageiros VERSO – a PROACE Max está disponível com motorização elétrica a bateria que proporciona um bom desempenho, conforto de condução e transporte de elevada capacidade numa variedade de configurações adequadas a qualquer tarefa, sem sacrificar a versatilidade ou a fiabilidade.

A eletrificação da sua gama de comerciais ligeiros enfatiza a estratégia multi-tecnológica da Toyota para a neutralidade carbónica. A Toyota acredita que todos os clientes, incluindo aqueles que compram veículos comerciais, devem ter acesso a uma variedade de opções acessíveis e práticas para acelerar o ritmo de redução de CO2 hoje e contribuir para uma transição para a mobilidade de emissões zero no futuro.

Para além das suas qualidades de transporte de carga e de desempenho, a PROACE MAX apresenta um design exterior marcante, centrado numa nova frente que traz uma nova identidade à família PROACE. Este inclui um elegante elemento superior na cor da carroçaria do furgão, que se estende em torno da grelha em preto mate até ao para-choques dianteiro na mesma cor. A assinatura em estrada é marcada pelo design dos faróis e faróis de nevoeiro dianteiros. Estes últimos têm uma função de curva para melhorar a visibilidade.

A oferta multimédia inclui um novo ecrã tátil de 10 polegadas e um ecrã de instrumentos TFT a cores de sete polegadas atrás do volante, de série nas versões (detalhes completos das caraterísticas de multimédia e conetividade são fornecidos na secção multimédia abaixo).

Para garantir a satisfação de um leque tão vasto quanto possível de clientes, a PROACE MAX irá oferecer opções de transformação de fábrica ou a tradicional versão em chassis. Do mesmo modo, está disponível uma vasta gama de acessórios para satisfazer as diferentes necessidades dos utilizadores e das empresas.

VERSATILIDADE E CAPACIDADE DE CARGA EXCEPCIONAL

A nova gama PROACE MAX oferece várias dimensões, permitindo aos clientes uma ampla escolha, quando se trata de selecionar o tamanho do veículo que melhor se adapta às suas necessidades.

No formato VAN, existem seis tamanhos diferentes à escolha, com base em duas opções de distância entre eixos (3450 mm e 4035 mm), três comprimentos exteriores L (5413 mm, 5998 mm e 6363 mm) e três alturas exteriores H (2253 mm, 2524 mm e 2764 mm). Estas combinações proporcionam um volume de área de carga de 10 m3 a 17 m3, com espaço suficiente para transportar até cinco paletes Euro.

Para contextualizar a capacidade de carga, o PROACE MAX L4 H3 oferece três vezes o volume de carga do maior furgão médio PROACE.

PROACE MAXL2 5,413mm DieselL3 5,998 mm BEV/dieselL4 6,363 mm BEV/diesel
H3 2,764 mmûü Volume de carga 15m3ü Volume de carga 17m3
H2 2,524 mmü Volume de carga 11.5m3ü Volume de carga 13m3ü Volume de carga 15m3
H1 2,254 mmü Volume de carga 10m3ûû

Para além da PROACE MAX Van também está previsto numa segunda fase as configurações de caixa metálica fixa ou basculante e Cabina dupla em chassis, com uma segunda fila de quatro lugares, elevando a lotação até sete (ver abaixo mais detalhes sobre transformações).

O peso bruto da PROACE MAX em Portugal é de 3.500 kg. A PROACE MAX elétrica é o melhor da sua classe em capacidade de carga útil até 1.500 kg e capacidade de reboque de 2.400 kg. Com a motorização diesel, a carga útil máxima é de 1500 kg e a capacidade de reboque de 2500 kg, dependendo da combinação do comprimento e da altura do veículo.

POTÊNCIA E EFICIÊNCIA COM A NOVA MOTORIZAÇÃO ELÉCTRICA

A motorização elétrica de elevado desempenho proporciona à PROACE MAX a potência, o conforto e a eficiência de custos que as empresas procuram. O sistema produz 200 kW (270 cv) de potência e 410 Nm de binário, proporcionando a força necessária para enfrentar tarefas mais difíceis.

Com uma autonomia até 420 km (norma WLTP), a PROACE MAX é capaz de desempenhar confortavelmente a maioria das tarefas diárias típicas. O condutor pode ajustar o desempenho com três modos de condução de acordo com as suas necessidades, utilizando um botão junto ao seletor de mudanças na consola:

– O modo ECO otimiza a autonomia, limitando a potência de saída a 120 kW (163 cv).

– O modo NORMAL proporciona um bom equilíbrio entre potência e eficiência, limitando a potência a 160 kW (218 cv).

– O modo POWER coloca a tónica no desempenho total, permitindo que o sistema forneça todo o seu potencial de 200 kW (270 cv).

O sistema de travagem regenerativa permite obter mais benefícios. Este sistema capta a energia cinética gerada durante a desaceleração e a travagem e devolve-a como energia elétrica para carregar a bateria.

O condutor pode selecionar o seu nível preferido de travagem regenerativa utilizando as patilhas atrás do volante. Existem quatro níveis à escolha, que proporcionam diferentes graus de desaceleração quando o condutor retira o pé do pedal do acelerador. Quanto mais elevado for o nível, mais rapidamente o veículo abrandará e maior será o nível de energia que será recuperada.

A bateria de iões de lítio de 110 kWh de capacidade pode ser recarregada até 80% em apenas 55 minutos quando se utiliza um sistema de carregamento rápido de 150 kW, ajudando a garantir que o tempo de paragem do veículo é minimizado. O veículo tem um carregador de 11 kW AC a bordo para apoiar o carregamento em empresas e residências durante a noite ou quando estacionado por períodos mais longos; um carregador de 22 kW AC está previsto ser introduzido em 2025.

MOTORIZAÇÕES A GASÓLEO

Estão também disponíveis duas motorizações a gasóleo, com o motor de 2,2 litros, transmissão manual de seis velocidades, que oferece 140 cv (103 kW) e 350Nm de binário ou 180 cv (132 kW) e 380 Nm.

TRANSFORMAÇÕES E PERSONALIZAÇÃO

Tipos de carroçaria

Para além das versões VAN, com a habitual fila única de bancos, existe a versão Cabina dupla, bem como, a versão em Chassis com dois comprimentos exteriores: 5.943 mm ou 6.308 mm, para ir ao encontro das necessidades específicas de cada empresa.

A PROACE MAX é o primeiro modelo PROACE a ser disponibilizado sob a forma de chassis-cabina, criando o potencial para uma vasta gama de diferentes carroçarias e transformações.

ACESSÓRIOS

Desde o início de vendas em Portugal, está disponível uma vasta gama de acessórios para aumentar a capacidade de carga, a segurança, a proteção do espaço de carga e a versatilidade.

A capacidade de carga pode ser aumentada com uma plataforma de tejadilho e uma escada traseira, enquanto o interior pode ser equipado com uma gama de sistemas de prateleiras e estantes. Podem ser especificados revestimentos em madeira e polipropileno e podem ser adicionadas calhas de fixação e cintas de carga para manter os artigos seguros. Existe também uma seleção de fechaduras de segurança melhoradas à escolha, juntamente com opções de engate de reboque para clientes que necessitem de puxar atrelados.

Para as versões elétricas, estão disponíveis cabos, bolsas para cabos e carregadores de parede (HomeCharge).

SISTEMAS ABRANGENTES DE SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR

Uma gama alargada de tecnologias de segurança Toyota de série proporciona paz de espírito, protegendo o veículo e os seus ocupantes.

A condução mais segura é apoiada por uma série de funcionalidades. Por exemplo, na PROACE 100% elétrica (BEV) existe, sistema de pré-colisão, o sistema de cruise control, reconhecimento de sinais, sistema de alerta de manutenção de faixa, sensores e câmara traseira.

MULTIMÉDIA E INSTRUMENTAÇÃO

Um sistema multimédia com um ecrã tátil de alta-definição de 10 polegadas é fornecido na PROACE MAX BEV. O conjunto de sistemas inclui um cartão SIM incorporado para aceder à navegação baseada na “cloud” com mapas em 3D e a vantagem de informações de trânsito atualizadas com base no feedback da comunidade. Outras caraterísticas incluem o reconhecimento de voz que responde a comandos de voz, Bluetooth e receção de rádio DAB. A instrumentação para o condutor é um ecrã digital a cores de sete polegadas atrás do volante.

O equipamento de série nos modelos a gasóleo é um ecrã central a cores de cinco polegadas com um painel de instrumentos digital monocromático. A integração fácil do smartphone é fornecida através do Apple CarPlay e do Android Auto.

Através da aplicação MyToyota para smartphone, os clientes podem aceder a serviços conectados adicionais e a informações sobre o seu veículo, tais como quilometragem, dados de velocidade e aceleração e lembretes de manutenção.

PRODUÇÃO EUROPEIA

O PROACE MAX marca uma colaboração mais profunda entre a Toyota Motor Europe e a Stellantis. A relação começou em 2012 e dá a ambas as empresas a oportunidade de otimizar os custos de desenvolvimento e produção. A Toyota PROACE MAX VAN elétrica a bateria é produzida na fábrica da Stellantis em Gliwice, Polónia. As restantes versões BEV e Diesel são produzidas em Atessa, Itália.

PROGRAMA DE LANÇAMENTO DO PRODUTO

O PROACE MAX será lançado de forma faseada, estando as primeiras entregas das versões VAN previstas para o último trimestre de 2024. Os furgões BEV serão disponibilizados posteriormente.

Nota: Todos os dados de desempenho estão sujeitos a homologação final. As especificações finais serão confirmadas no lançamento do produto em Portugal.