TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024: Javi Villa vence o Rallye de Llanes

  • Bruno Bulacia é o líder da TGRIC com 116 pontos, Javi Villa segundo, com 97, e Josep Bassas terceiro, com 91 pontos.
  • A próxima prova pontuável para o S-CER e a TGRIC será o Rallye RACC da Catalunha

22 setembro de 2024 – O Rallye de Llanes, que se disputou no fim de semana, foi a sexta prova pontuável na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, a competição monomarca organizada pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute. Um rali marcado pelas constantes mudanças da meteorologia que dificultaram a escolha de pneus para cada classificativa.

O Rallye de Llanes, uma prova inédita no calendário da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, foi a última jornada da presente temporada em pisos de asfalto.

José Lamela (Grupo Breogán) foi quem marcou o melhor tempo na PEC 1, seguido de Javi Villa (Asturhíbrido) e Josep Bassas (IPPON Motor Vallés), piloto que na PEC 2 seria o mais rápido. Nesta mesma classificativa, Bruno Bulacia (CSM Automoció) teve que desistir, com problemas mecânicos. Concluída a primeira “ronda”, os três primeiros classificados dos Toyota GR Yaris RZ Cup da TGRIC estavam separados por 10.4 segundos.

Com três provas especiais de classificação no final da primeira etapa, Bassas (IPPON Motor Vallés) marcava um novo melhor tempo, enquanto Javi Villa (Asturhíbrido) foi o mais rápido nas PEC 4 e 5. Deste modo, o piloto asturiano terminou a primeira etapa como líder, com 10.1 segundos de vantagem sobre José Lamela (Grupo Breogán), que embora tivesse acabado na segunda posição foi forçado a abandonar no termo da jornada, devido a um problema mecânico. Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) acabava em terceiro, a 11.3 segundos do líder.

Fechavam a classificação da primeira etapa Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), Isaac Vera, que reaparecia no carro da Kobe Motor, Manuel Martins, José Mulero (Labasa) e Iván Raña (Grupo Breogán).

Para a segunda etapa estavam programadas 8 classificativas, entre as quais a mais extensa do rali, Nueva-Labra (19,98 km), mas esta, por razões de segurança, acabou por ser cancelada nas suas duas passagens. Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) venceu a PEC 7 e Javi Villa (Asturhíbrido) oferecia-lhe réplica na PEC 9. Ambos chegavam aos troços decisivos da tarde separados por 8.5 segundos, com Pedro Lago (Toyota Caetano Auto) numa cómoda terceira posição.

Na primeira “ronda” da tarde, depois dos tempos “scratch” de Bassas (IPPON Motor Vallés), a diferença em relação a Javi Villa (Asturhíbrido) era de 1 segundo quando restavam apenas duas “especiais”. Maior emoção na competição monomarca dos Toyota GR Yaris RZ era impossível.

Javi Villa (Asturhíbrido) marcaria um novo melhor tempo na PEC 12, enquanto Bassas (IPPON Motor Vallés) venceu o último troço, mas terminou o rali a 5.1 segundos do piloto asturiano.

Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), com um ritmo muito constante, concluiu em terceiro, seguido de Isaac Vera (Kobe Motor), que realizou um rali de trás para a frente. Manuel Martins foi quinto, na frente de José Mulero (Labasa) e de Iván Raña (Grupo Breogán). Bruno Bulacia (CSM Automoció) regressou à prova na segunda etapa, depois do abandono no dia anterior, e fechou a classificação (8º).

Depois desta sexta jornada da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, Bruno Bulacia (CSM Automoció) mantém a liderança do campeonato, com 116 pontos; Javi Villa (Asturhíbrido) é segundo, com 97 pontos, e Josep Bassas (IPPON Moor Vallés) terceiro, com 91 pontos.

Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing), embora estivesse inscrito nesta prova, não compareceu.

A próxima prova pontuável na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup será o Rallye da Catalunha (17/18 outubro), em piso de terra.

CLASSIFICAÇÃO FINAL: Rallye de Llanes 
#PILOTOCOPILOTOEQUIPA                    TOTAL 
Javier VillaEnrique VelascoAsturhíbrido                1:06:21.5 
Josep BassasManel MuñozIPPON Motor Vallés            +5.1 
Pedro LagoMarco MacedoToyota Caetano Auto    +4:13.3 
Isaac VeraSergio CerezoKobe Motor                    + 5:42.0 
Manuel MartinsRui Vilaça                                          + 7:09.5 
José MuleroRoberto MartínezLabasa                              + 8:09.5 
Iván RañaGloria Alonso                                          + 9:27.0 
Bruno BulaciaGabriel MoralesCSM Automoció           + 43:24.2 
    CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2024
 PILOTOEQUIPAPONTOS
Bruno BulaciaCSM Automoció116
Javier VillaAsturhíbrido97
Josep BassasIPPON Motor Vallés91
Pedro LagoToyota Caetano Auto77
Miguel CamposMacedo & Macedo GTW Racing72
José LamelaGrupo Breogán61
Manuel Martins 42
José MuleroLabasa37
Ivan RañaGrupo Breogán25
10ºIsaac VeraKobe Motor14
11ºRicardo Costa Macedo & Macedo GTW Racing4
CALENDÁRIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024
PROVADATAPISO
Rally Serras de Fafe23-24 fevereiroTerra
Rally Internacional Sierra Morena6-7 abrilAsfalto
Rally Terras D’Aboboreira26-27 abrilTerra
Rally de Lisboa7-8 junhoAsfalto
Rally Rías Baixas6-7 julhoAsfalto
Rally Villa de Llanes20-21 setembroAsfalto
Rally RACC Catalunha-Costa Dourada19-20 outubroTerra
Rally de Murça17-18 novembroTerra

Mais informação em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/

INSTAGRAM: @tgr_iberiancup

FACEBOOK: @TGRIberianCup

TWITTER: @iberiancup_tgr