TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024: Bruno Bulacia vence o Rallye RACC Catalunha-Costa Dourada
- Bruno Bulacia (CSM Automoció), com 142 pontos, é o líder da competição, seguido por Javi Villa (Asturhíbrido), com 111, e o terceiro é Josep Bassas (IPPON Motor Vallés), com 100 pontos
- A próxima prova e a que decidirá o título é o Rali de Murça, que se disputa em 17 e 18 de novembro, em Portugal
21 outubro de 2024 – O Rallye RACC Catalunha-Costa Dourada foi a sétima prova pontuável para os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup (TGRIC), a taça monomarca organizada pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Instituto. Uma jornada que marcava o regresso dos pisos de terra a esta competição.
Na primeira especial do rali (1,5 km), que se disputou na noite de sexta-feira, depois da partida simbólica no passeio marítimo de Salou, foi Sergi Francolí (CSM Automoció) quem marcou o melhor tempo. Para Francolí, esta participação representava o seu regresso à TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, da qual foi vencedor em 2022 e vice-campeão em 2023.
Já no sábado, na classificativa mais extensa da jornada, superando os 23 quilómetros, foi Bruno Bulacia (CSM Automoció) o mais rápido, algo que repetiria na “especial” seguinte, logrando uma vantagem relevante face a Sergi Francolí (CSM Automoció), que, embora ganhasse o troço de Gandessa (PEC 4), não conseguia aproximar-se do piloto boliviano e depois do troço de Salou (PEC 5) concluía a primeira metade do rali a 14,9 segundos do primeiro.
Mais atrás, e antes do arranque para as três derradeiras classificativas, Isaac Vera (Kobe Motor) era terceiro, a quase dois minutos do líder. Josep Bassas (IPPON Motor Vallés), um dos aspirantes ao título, via partir-se um rolamento na PEC 3 e perdia todas as opções de lutar pela vitória nesta jornada. De tarde conseguia regressar à prova, graças ao sistema super-rallye, com objetivo de somar o maior número de pontos possíveis.
No decurso da tarde de sábado, Bruno Bulacia (CSM Automoció) continuou a marcar o ritmo, somando dois novos “scratch”, para terminar no lugar mais alto do pódio e com uma vantagem de 39,5 segundos face a Sergi Francolí. Isaac Vera (Kobe Motor) foi terceiro, conquistando o seu melhor resultado até ao momento na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup.
Javi Villa (Asturhíbrido) e Pedro Lago (Toyota Caetano Auto) mantiveram um animado despique ao longo do rali e foi, finalmente, o primeiro quem assegurou a quarta posição, por uma diferença de 7.4 segundos em relação ao piloto português. Na sexta posição terminou Manuel Martins e a classificação foi fechada por Josep Bassas (IPPON Motor Vallés).
Bruno Bulacia (CSM Automoció) é o líder da TGRIC, com 142 pontos, enquanto Javi Villa (Asturhíbrido), com 111 pontos, é segundo e Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) o terceiro, com 100 pontos. Pedro Lago (Toyota Caetano Auto) é quarto, com 89 pontos, seguido de Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing), com 72.
A TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup encerrou a sua época em Espanha, já que a próxima prova e última da temporada se disputará em Portugal, com o Rali de Murça, nos dias 17 e 18 de novembro, também em classificativas de terra.
CLASSIFICAÇÃO FINAL: Rallye RACC Catalunha-Costa Dourada | |||||||
# | PILOTO | COPILOTO | EQUIPA TOTAL | ||||
1º | Bruno Bulacia | Gabriel Morales | CSM Automoció 1:10:55.5 | ||||
2º | Sergi Francolí | Luka Larrosa | CSM Automoció + 39.5 | ||||
3º | Isaac Vera | F. Gimenez | Kobe Motor + 6:35.5 | ||||
4º | Javier Vila | Enrique Velasco | Asturhíbrido + 7:13.7 | ||||
5º | Pedro Lago Vieira | Nuno Mota Ribeiro | Toyota Caetano Auto + 7:21.1 | ||||
6º | Manuel Martins | Rui Vilaça | + 13:16.5 | ||||
7º | Josep Bassas | Manel Muñoz | IPPON Motor Vallés + 38:22.6 | ||||
CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2024 | |||||||
PILOTO | EQUIPA | PONTOS | |||||
1º | Bruno Bulacia | CSM Automoció | 142 | ||||
2º | Javier Villa | Asturhíbrido | 111 | ||||
3º | Josep Bassas | IPPON Motor Vallés | 100 | ||||
4º | Pedro Lago | Toyota Caetano Auto | 89 | ||||
5º | Miguel Campos | Macedo & Macedo GTW Racing | 72 | ||||
6º | José Lamela | Grupo Breogán | 61 | ||||
7º | Manuel Martins | 52 | |||||
8º | José Mulero | Labasa | 37 | ||||
9º | Isaac Vera | Toyota Kobe Motor | 30 | ||||
10º | Ivan Raña | 25 | |||||
11º | Sergi Francolí | CSM Automoció | 20 | ||||
12º | Ricardo Costa | Macedo & Macedo GTW Racing | 4 | ||||
CALENDÁRIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024 | ||
PROVA | DATA | PISO |
Rally Serras de Fafe | 23-24 fevereiro | Terra |
Rally Internacional Sierra Morena | 6-7 abril | Asfalto |
Rally Terras D’Aboboreira | 26-27 abril | Terra |
Rally de Lisboa | 7-8 junho | Asfalto |
Rally Rías Baixas | 6-7 julho | Asfalto |
Rally Villa de Llanes | 20-21 setembro | Asfalto |
Rally RACC Catalunha-Costa Dourada | 19-20 outubro | Terra |
Rally de Murça | 17-18 novembro | Terra |
Mais informação em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/
INSTAGRAM: @tgr_iberiancup
FACEBOOK: @TGRIberianCup
TWITTER: @iberiancup_tgr