NOVA GERAÇÃO LEXUS ES ELEVA O ESTILO, O LUXO E A ELEGÂNCIA DE UM SEDAN A UM NÍVEL SUPERIOR

  • Estreia mundial da oitava geração do Lexus ES
  • O novo modelo tem como base o ES atual. Oferece uma clara evolução em desempenho, requinte, conforto e apontamentos de luxo
  • O tema de design exterior e interior “Clean x Tech” proporciona uma estética elegante, simples e sofisticada
  • Apresenta o novo Sistema Multimédia Lexus
  • A estratégia do caminho multi-tecnologia permite a seleção de motorizações híbridas, ou do primeiro modelo ES totalmente elétrico, com opção de tração dianteira ou integral
  • Primeiro Lexus a apresentar interruptores de painel de instrumentos com a tecnologia “Hidden Tech”
  • Em Portugal as vendas estão previstas na primavera de 2026

Introdução

3 de março de 2025 O novo Lexus ES faz hoje a sua primeira aparição mundial, estreia que assinala a introdução, ainda este ano, da oitava geração deste sedan de luxo global.

O seu desenvolvimento focou-se no conceito “Experience Elegant & Electrified Sedan” (Experiência Elegante e Sedan Eletrificado), apoiado na introdução de novas tecnologias e conforto avançado, conectividade e segurança para sustentar a reputação global do modelo. O objetivo foi garantir que o ES possa ser desfrutado por todos os ocupantes: uma experiência conectada e gratificante, sem que o condutor perca a sensação de controlo permanente, e sem comprometer o conforto de primeira classe para todos a bordo. Os benefícios que o ES sempre ofereceu em termos de qualidade de condução, conforto e silêncio foram elevados a um patamar superior.

A informação aqui disponibilizada refere-se especificamente à gama ES que estará disponível para os clientes europeus, incluindo a gama, dados provisórios de desempenho e as principais especificações e equipamentos.

Um novo sedan para uma nova era

O novo ES foi concebido como um modelo que responde às prioridades e preocupações dos clientes de hoje. A abordagem “tornar o luxo pessoal” da Lexus é o grande foco da estratégia da marca, que continua a acompanhar tendências e valores em permanente mudança, e a satisfazer o seu interesse por experiências significativas.

Este posicionamento inclui a implementação de múltiplas soluções que contribuem para alcançar a neutralidade carbónica e que oferecem às pessoas diferentes soluções tecnológicas para reduzir a sua pegada de carbono. Com o novo ES, isto está espelhado numa gama alargada de modelos que incluem motorizações híbridas e 100% elétricas, com diferentes opções de potência e a possibilidade de escolha entre tração dianteira e integral.

Para cumprir a sua promessa de “tornar o luxo pessoal”, a nova estratégia/plano da Lexus centra-se na Eletrificação, na Inteligência e na Diversificação, qualidades centrais do novo modelo.

O plano de Eletrificação introduz, pela primeira vez, a tecnologia de veículos elétricos a bateria no sedan premium da Lexus. No que diz respeito à Inteligência, o modelo beneficia de inovações tecnológicas como os interruptores “Hidden Tech”  – uma estreia na marca graças à plataforma de software Arene da Lexus – e dos mais recentes e sofisticados sistemas multimédia e de segurança. Com a Diversificação da sua gama de modelos, a Lexus está a conceber produtos que podem desempenhar múltiplas funções; o ES pode ser um sedan no estilo clássico, mas tem carácter, estilo e performance para atrair clientes tanto do setor privado como do empresarial.

Um original Lexus

O ES é um “Lexus original”, um elemento permanente na gama de modelos desde o lançamento da marca, em 1989. Na sua mais recente iteração, assenta na reputação de longa data no que toca ao luxo e ao requinte, ao mesmo tempo que expande as opções do cliente em motorizações eletrificadas, em linha com a visão Lexus Electrified e a com a estratégia multi-tecnologia para a neutralidade carbónica. Estarão disponíveis tanto modelos full-hybrid como os primeiros modelos ES totalmente elétricos, numa gama que também incluirá opções de tração dianteira e integral.

Apesar de ter sido um modelo-chave para a Lexus na América do Norte e na Ásia durante mais de três décadas, a chegada do ES à Europa foi mais recente. Foi lançado nos mercados da Europa de Leste com o modelo de sexta geração em 2010, e na Europa Ocidental com o modelo atual, em 2018.

Apesar de ser maior que o seu antecessor em todas as dimensões, o design “Clean x Tech” do ES apresenta uma estética elegante e sofisticada, tanto no interior como no exterior. O foco no conforto, requinte e luxo aproxima-o da qualidade, do espaço e das especificações associadas aos maiores modelos do segmento F. Ao mesmo tempo, o seu desempenho e comportamento dinâmico, tanto nas versões híbridas como nas totalmente elétricas, proporcionam os elevados níveis de conforto, confiança e controlo que definem a “Assinatura de Condução Lexus”.

O programa de desenvolvimento teve como base o centro técnico de Shimoyama da Lexus no Japão, onde as equipas de planeamento, design, engenharia e avaliação puderam colaborar debaixo do mesmo teto para testar e aperfeiçoar o automóvel sistematicamente.

Depois da sua estreia mundial no Salão Automóvel de Xangai (China) hoje, o novo ES vai ser lançado na Europa. As vendas estão previstas, também em Portugal a partir da primavera de 2026 e os detalhes das especificações em Portugal serão anunciados oportunamente.

DESIGN: CLEAN TECH x ELEGÂNCIA

Exterior: elegância com estética de design simples e minimalista

O ES foi desenvolvido sob um novo conceito de design Lexus – Clean Tech x Elegância.

A elegância tem sido imagem de marca das sucessivas gerações do ES. Neste novo modelo foi ainda mais aperfeiçoada para combinar elementos funcionais com uma maior qualidade emocional, produzindo uma estética de design simples e minimalista.

O estilo exterior combina uma presença audaz com uma abordagem minimalista, antecipando a visão da Lexus para o design de veículos elétricos a bateria de próxima geração.

Numa evolução da assinatura de design fusiforme da Lexus (relembrando o fuso da tecelagem que foi a origem do grupo Toyota), o modelo apresenta uma nova carroçaria em fuso que evoca eletrificação. A altura, a largura e o comprimento totais foram calculados para assegurar proporções elegantes e marcantes, garantindo ao mesmo tempo que o automóvel é confortável para entrar e sair. O posicionamento dos pneus sofreu ajustes milimétricos para obter uma postura ideal, larga e baixa.

A dianteira do automóvel apresenta um formato fusiforme bem definido que se estende ao longo do capot, até às extremidades do para-choques. A carroçaria em fuso eleva-se a partir da frente rebaixada e engloba as asas dianteiras alinhadas horizontalmente para conferir ao ES uma estética forte e distinta. Os modelos híbridos apresentam adicionalmente uma grelha com aberturas superiores para garantir um desempenho de arrefecimento ideal.

Os faróis dianteiros formam uma dupla assinatura em L, em breve um novo detalhe icónico da Lexus para a era da eletrificação. Combina luzes diurnas em forma de L voltadas para dentro com indicadores de mudança de direção em forma de L voltados para fora, criando uma identidade Lexus distinta, ao mesmo tempo que melhora a visibilidade e a funcionalidade.

A perspetiva lateral do automóvel é elegante e aerodinâmica – projeta uma sensação de estabilidade e um baixo centro de gravidade. A silhueta fluida dá a sensação de não haver bagageira, com o habitáculo a afunilar-se acentuadamente para a traseira. Contrasta com o inferior da carroçaria, definido por superfícies planas e angulosamente esculpidas, e flancos contornados de forma poderosa e aerodinamicamente eficientes.

A traseira incorpora a elegância característica do ES com um fluxo esculpido dos pneus traseiros até à bagageira, criando uma presença elegante, mas dinâmica. O habitáculo afunilado acentua o baixo centro de gravidade, conferindo uma impressão desportiva e atlética.

Foram introduzidos farolins traseiros com assinatura em L, que fazem com que o automóvel seja instantaneamente reconhecido como um Lexus. A barra de luz única está perfeitamente integrada com o logótipo LEXUS iluminado e incorpora as luzes traseiras e de stop, com outras luzes movidas para as extremidades exteriores, o que enfatiza a postura larga do modelo e realça o perfil traseiro esculpido, ao mesmo tempo que contribui para o desempenho aerodinâmico.

Interior: simples, minimalista e sofisticado

Aplicando ainda mais o conceito de design Clean Tech x Elegância, a Lexus aperfeiçoou o interior do ES, removendo detalhes excessivos para criar um espaço simples, minimalista e sofisticado. A secção superior do habitáculo é aberta e espaçosa para melhorar a visibilidade, enquanto a área inferior envolve os ocupantes.

O conforto luxuoso é assegurado pela disponibilização de um conjunto de funcionalidades que melhoram a experiência dos passageiros. O habitáculo traseiro pode ser equipado com bancos reclináveis e, para o banco atrás do passageiro da frente, disponibilizado um apoio de pernas tipo otomano para uma experiência exclusiva ao estilo de um carro com motorista. O banco do passageiro da frente tem uma função de rebatimento para a frente para maximizar o espaço para as pernas na traseira e melhorar a visibilidade.

A estrear com o novo ES, chegam dois novos elementos de design inéditos na Lexus. O Bamboo Layering (Laminação de Bambu) recorre a técnicas avançadas de impressão e tecnologia de transmissão de luz para criar um efeito de iluminação de superfície que se sincroniza com a iluminação ambiente do habitáculo. O Synthetic Leather Embossing (Gravação em Pele Sintética) produz um padrão gravado preciso que, combinado com a iluminação ambiente, produz uma estética limpa e moderna. O nível de qualidade sensorial eleva-se com a colocação minuciosa dos altifalantes do Sistema de som Mark Levinson Surround para criar um palco sonoro tridimensional e uma mistura harmoniosa entre o som e a iluminação do habitáculo.

O cockpit inspira-se no princípio Tazuna da Lexus, focando a atenção do condutor na estrada, organizando os comandos e as fontes de informação de forma a que possam ser operados e reconhecidos com o mínimo movimento da mão e dos olhos.

A secção superior é ampla e aberta para dar prioridade à visão do condutor, enquanto o painel de instrumentos é apresentado num conjunto digital assimétrico de 12.3 polegadas, permitindo a utilização de uma cobertura inferior do painel. A qualidade dos materiais é elevada com detalhes em pele macia e efeitos de iluminação dinâmicos.

O conforto elevado a um nível superior

O objetivo da Lexus foi conceber um habitáculo excecionalmente confortável e tranquilo, aperfeiçoando ainda mais os já elevados níveis de silêncio e qualidade de condução do ES.

Os bancos dianteiros foram redesenhados, ajudando o condutor a manter uma postura confortável que lhe permita responder intuitivamente ao comportamento do automóvel e sentir-se mais envolvido na experiência de condução. O apoio para as omoplatas reduz a tensão muscular ao volante, ao passo que o encosto do banco envolve suavemente o corpo.

A redução do ruído foi prioritária, com o aperfeiçoamento da união das portas com a carroçaria e a utilização de vidro de alta qualidade de isolamento acústico nas portas dianteiras. A forma como o som é distribuído dentro do habitáculo foi cuidadosamente gerida para proporcionar uma experiência acústica mais natural e harmoniosamente equilibrada.

Interruptores Hidden Tech, uma estreia na Lexus

A elevada qualidade do interior do ES foi reforçada por uma nova tecnologia Lexus, os interruptores Hidden Tech.

Este novo design reflete o princípio da hospitalidade Omotenashi da Lexus, com um design minimalista e discreto que se integra perfeitamente no interior. Quando o automóvel está desligado, os interruptores não são visíveis sob o revestimento do painel de instrumentos; quando o condutor o liga, iluminam-se e revelam-se. Apesar de terem a estética elegante de um painel tátil, os interruptores proporcionam uma resposta sensorial satisfatória quando utilizados.

MOTORIZAÇÕES: A ESTRATÉGIA MULTI-TECNOLOGIA DA LEXUS

Híbridos ES 300h e 350h

O ES 300h apresenta um sistema full-hybrid redesenhado com um motor de 2.5 litros de quatro cilindros em linha, produzindo uma potência máxima de 201 cv/148 kW*. Estão previstas versões com tração dianteira e integral.

Esta motorização vai ser disponibilizada nos mercados da Europa Ocidental, enquanto no Leste a oferta híbrida caberá ao ES 350h, que também utiliza um motor a gasolina de 2.5 litros, mas com uma potência máxima de 247 cv/182 kW*. Mais uma vez, estão previstos modelos com tração dianteira e integral.

A bateria híbrida também foi atualizada para alcançar uma maior potência.

O sistema utiliza uma lógica de controlo específica que permite uma combinação de forte aceleração e eficiência de combustível. Como benefício adicional, o aumento da rigidez da unidade de potência ajuda a suprimir as vibrações, contribuindo para uma atmosfera mais silenciosa e refinada no habitáculo.

Bateria elétrica ES 350e e 500e

Vão ser disponibilizadas duas versões 100% elétricas do ES: o modelo de tração dianteira ES 350e, com uma potência de 224 cv / 165 kW*, e o modelo de tração integral ES 500e, com uma potência de 343 cv / 252 kW*. Ambos beneficiam da experiência da Lexus em eletrificação avançada para desbloquear todo o potencial da nova plataforma global de arquitetura-K da Lexus, incluindo novos eixos eletrificados (eAxles) que integram tanto a unidade de controlo de potência como a transmissão. O seu novo design é leve e compacto, o que contribui para a otimização do espaço do habitáculo e da bagageira. A bateria de alta capacidade está localizada sob o piso, baixando o centro de gravidade do automóvel.

O ES 500e está equipado com o sistema de tração integral elétrica inteligente DIRECT4 da Lexus que permite um ajuste contínuo da distribuição do binário de tração às quatro rodas de acordo com as informações do condutor e as condições da estrada. Pode variar de 100:0 a 0:100, com base nos dados enviados pelos sensores que monitorizam a aceleração, a velocidade das rodas e o ângulo de direção, o que proporciona estabilidade de condução e uma experiência de condução envolvente.

* Dados provisórios

Lexus ES: resumo das especificações técnicas

Todos os dados são referentes ao protótipo do modelo ES e permanecem provisórios até à homologação.

MotorizaçãoHEVBEV
ModeloES 300h (Ocidente)ES 350h (Leste)ES 350eES 500e
Transmissão (FWD= Frond Wheel Drive AWD = Integral)FWD e AWDFWD e AWDFWDAWD
Motor2.5 litros, 4 cilindros em linha2.5 litros, 4 cilindros em linha
TransmissãoeCVTeCVTeAxleeAxle
Potência máxima do sistema (cv/kW)201/148247/182224/165343/252
Comprimento total (mm, vs ES atual)5.140 (+165)
Largura total (mm, vs ES atual)1.920 (+55)
Altura total (mm, vs ES atual)1.555 (+110)1.560 (+115)
Distância entre eixos (mm, vs modelo atual)2.950 (+80)

CHASSIS E COMPORTAMENTO DINÂMICO

A marca procura proporcionar a Assinatura de Condução Lexus – conforto, confiança e controlo para o condutor, em todos os momentos – de forma consistente, em toda a sua gama de modelos. Para o alcançar no novo ES, aplicou conhecimentos do seu programa de aperfeiçoamento de condução, incluindo o aumento da rigidez da dianteira, do piso e da traseira do automóvel. Estes reforços extensivos minimizam a vibração e contribuem para uma condução precisa e intuitiva, aceleração suave e resposta de travagem, todas fiéis às intenções do condutor. Ao mesmo tempo, o automóvel transmite uma sensação ágil e responsiva que desmente o seu tamanho.

O novo ES é construído sobre uma plataforma global de arquitetura-K da Lexus redesenhada para acomodar motorizações híbridas e totalmente elétricas. Partindo da plataforma, a estrutura do veículo foi completamente reexaminada, o que resultou num aumento de 165 mm no comprimento total e numa distância entre eixos 80 mm mais longa do que o modelo anterior. As vias dianteira e traseira foram aumentadas em 64 mm e 82 mm, respetivamente. Como resultado, a distância entre os bancos dianteiros e traseiros foi estendida em 77 mm para 1102 mm, gerando um habitáculo mais espaçoso. As posições de assento mais elevadas facilitam a entrada e saída do veículo.

A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, e na traseira foi utilizado, pela primeira vez num ES, um sistema multi-link com o objetivo de melhorar a transmissão de potência na estrada e suavizar o controlo da postura do veículo.

Foram aplicadas medidas detalhadas para aperfeiçoar a qualidade de condução, incluindo a otimização dos casquilhos dos braços da suspensão para obter um curso suave e uma condução mais composta.

O sistema de condução recorre à desmultiplicação variável que suporta a estabilidade a alta velocidade, uma resposta rápida em curva e uma manobrabilidade mais fácil a baixa velocidade.

NOVO COCKPIT DIGITAL

O ES apresenta uma experiência de cockpit digital totalmente nova que integra perfeitamente o painel de instrumentos de 12.3 polegadas, o novo sistema multimédia LexusConnect de 14 polegadas (que faz a sua estreia no mercado) e a aplicação LexusLink +.

LexusConnect

Graças à integração do mapa de navegação e das funcionalidades avançadas de segurança no painel de instrumentos, o condutor pode seguir as indicações mantendo o foco na estrada.

Para maior conforto na condução, o sistema de navegação LexusConnect nos modelos ES elétricos adicionará estações de carregamento à rota. O sistema também monitorizará o estado da carga em tempo real e atualizará automaticamente as estações de carregamento, eliminando qualquer preocupação com a autonomia.

O LexusConnect Multimedia beneficiará de atualizações de software sem fios Over-The-Air regulares para assegurar um aperfeiçoamento constante das funcionalidades.

Serviços conetados e a aplicação LexusLink+

A abordagem centrada no utilizador do LexusConnect ultrapassa a experiência a bordo. Com a aplicação LexusLink+, o cliente pode personalizar a sua experiência digital subscrevendo serviços conectados.

Os detalhes das especificações locais serão anunciados oportunamente.

FUNCIONALIDADES DE SEGURANÇA AVANÇADAS

O novo ES beneficia de um maior aperfeiçoamento das tecnologias e funcionalidades do Lexus Safety System +, marcando novos avanços em direção ao objetivo da Lexus de zero acidentes de trânsito.

Cruise Control Adaptativo (ACC)

O Cruise Control Adaptativopassa a integrar dados de mapas para auxiliar na desaceleração quando se aproxima de sinais de stop, rotundas e portagens em autoestradas. O sistema permite que os dados de mapas também ajudam a otimizar a desaceleração em curvas, auxiliando no ajuste da velocidade de acordo com as condições da estrada .

Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS)

A função de travagem automática do PCS foi expandida para detetar e responder a uma gama mais ampla de cenários de condução, incluindo trotinetes elétricas.

Sistema de Monitorização do Condutor

Este é o primeiro ES a ser equipado com Sistema de Monitorização do Condutor. Uma câmara montada acima do volante verifica constantemente a condição do condutor. Se detetar que este perdeu a concentração por estar cansado ou indisposto, aciona alertas visuais e sonoros. As mais recentes revisões da tecnologia permitem agora o reconhecimento do uso do telemóvel e bocejos.

O sistema está ligado aos sistemas de segurança ativa do carro, de modo que, caso o condutor não responda, o carro possa ser parado suavemente e de forma controlada, com as luzes de emergência ativadas.

Sistema de Resposta de Emergência do Condutor

O Sistema de Resposta de Emergência do Condutor foi aperfeiçoado para operar tanto em estradas comuns como em autoestradas. Se o sistema detetar uma mudança significativa na postura do condutor, algo que indique dificuldade em continuar a operar o veículo, ativará as luzes de emergência e parará gradualmente o automóvel na sua faixa de rodagem. De seguida, desbloqueará automaticamente as portas e enviará um alerta para os serviços de emergência via eCall.

Monitor de Ângulos Mortos (BSM)

O alcance do BSM inclui agora a deteção de bicicletas e motociclos que se movem ao lado do veículo, ajudando a prevenir acidentes ao fazer curvas.

Sistema de alerta à mudança de Faixa de Rodagem (LDA)

O LDA é agora capaz de detetar estruturas à beira da estrada, como postes de utilidade pública e separadores de faixas, ajudando a prevenir ainda mais saídas de faixa não intencionais. O Sistema de alerta à mudança de Faixa de Rodagem e o Alerta de Tráfego Cruzado Frontal também estão incluídos no pacote Lexus Safety System + para o novo ES.

O modelo de nova geração é também o primeiro ES a incluir as funções de Sistema de alerta à mudança de Faixa de Rodagem e Alerta de Tráfego Cruzado Frontal no seu pacote Lexus Safety System +.

Sistema de máximos adaptativos de alta definição (AHS)

O novo Sistema de máximos adaptativos de alta definição aperfeiçoou o controlo de luminosidade que agora pode ser ajustado tanto horizontal, como verticalmente. Passa a conferir um sombreado mais preciso do que do AHS convencional, proporcionando uma iluminação mais clara de objetos como sinais de trânsito.