TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal vence nos GT4 Pro, em Valência

16 de Setembro, 2025 – Francisco Mora e Francisco Abreu voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio. Depois dos triunfos já somados no Algarve e em Vila Real, a dupla da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal brilhou novamente ao vencer a Corrida 1  da jornada de Valência, pontuável para o Iberian Supercars (2.ª jornada) e para o Supercars España (3.ª jornada).

A TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal voltou a demonstrar toda a sua competitividade com o GR Supra GT4 EVO2, confirmando-se como uma das formações de referência na divisão GT4 Pro. Ao longo do fim de semana, a equipa mostrou rapidez e consistência, reforçando a candidatura ao título absoluto e da categoria.

Na Corrida 1, os sucessivos períodos de Safety Car condicionaram o desenrolar da prova. Largando da pole, Mora manteve-se na frente, mesmo perante as investidas dos adversários nos recomeços. Mesmo com um Safety Car a surgir no pior momento, a equipa conseguiu manter-se na frente dos GT4 Pro e venceu. Com a pole, vitória na divisão e volta mais rápida, a dupla foi claramente a mais veloz e agarrou aí a liderança do campeonato.

Já na Corrida 2, o desfecho foi amargo. Logo no arranque, um toque de um adversário obrigou o GR Supra GT4 EVO2 a abandonar precocemente, ditando uma desistência forçada e impedindo Francisco Mora e Francisco Abreu de lutar por novo pódio.

Apesar do revés, a jornada valenciana reforçou a competitividade da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal, que regressa a casa com mais um triunfo para o palmarés da temporada.

Francisco Mora destacou o equilíbrio entre o resultado positivo e a frustração da segunda corrida:
 “Foi um fim de semana em que mostramos, mais uma vez, que estamos na luta pelas vitórias e pelos títulos. A Corrida 1 foi uma prova atípica, com muitos Safety Cars, mas fomos capazes de manter a liderança e vencer nos GT4 Pro. Infelizmente, na Corrida 2 não tivemos hipótese de lutar, com um toque logo nas primeiras curvas. Não considero feliz a decisão de não penalizar o carro que provocou o incidente e creio que é necessário rever os critérios aplicados neste tipo de situação. E a organização do campeonato deve ponderar seriamente uma mudança no formato. Em duas corridas de 50 minutos, acho que tivemos 25 minutos de corrida, se tanto. O número de carros em pista é excelente, mas a diferença de experiência e andamentos exige cada vez mais soluções que permitam boas corridas e não apenas desfiles de carros. Esta competição tem um potencial tremendo e seria uma pena desperdiçá-lo com esta questão. O balanço, ainda assim, é positivo e saímos de Valência com a certeza de que temos tudo para estar no topo nas próximas provas.”

Francisco Abreu sublinhou a importância da resiliência e do trabalho da equipa:
 “Sentimo-nos muito fortes ao longo do fim de semana e isso ficou claro com a vitória na Corrida 1. Não foi uma corrida muito interessante, com muitos Safety Cars, um deles a roubar-nos a possibilidade de vencer à geral. Mas a vitória na divisão era um dos principais objetivos, o que conseguimos alcançar. A Corrida 2 acabou por ser ingrata, porque sabíamos que podíamos lutar por outro grande resultado, especialmente depois de um excelente arranque, em que subi do sexto para o segundo lugar. Mas uma situação fora do nosso controlo tirou-nos da corrida. Ainda assim, estamos focados, motivados e com a certeza de que temos todas as condições para continuar a lutar pelos títulos.”

Com os resultados de Valência, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal mantém-se entre os principais protagonistas do Iberian Supercars e do Supercars España, consolidando-se como uma das equipas mais fortes da temporada.

Toyota Customer Racing
 A presença da Toyota voltou a fazer-se notar em Valência, com vários GR Supra GT4 EVO2 em ação e desempenhos de relevo entre diferentes formações. Num fim de semana de enorme competitividade, os modelos nipónicos voltaram a marcar presença no pódio, confirmando a sua força no panorama ibérico da categoria GT4.

Na Corrida 1, a dupla da Gianfranco Motorsport, Nuno Afonso e Alexandre Areia, venceu à geral e na sua divisão (GT4 Pro Bronze), com uma estratégia que valeu um saboroso triunfo, acompanhados por Andrius Zemaitis e Karel Staut (Nokotech Racing By Speedy), segundos à geral e nos Pro Bronze. Com a vitória de Mora e Abreu na divisão GT4 Pro, tivemos dois GR Supra GT4 EVO2 no lugar mais alto do pódio nas respetivas divisões.

A competitividade do modelo nipónico voltou a evidenciar-se na Corrida 2, com a dupla César Machado e Andrés Ferrer (Speedy Motorsport) a conquistar o segundo lugar da geral e na divisão GT4 Pro. Já José Carlos Pires e Tomás Guedes (Speedy Motorsport) ficaram às portas do pódio da geral e da divisão, ao alcançarem o quarto lugar. Nos GT4 Pro Bronze, a dupla da Batina Racing, Orlando Batina e Sérgio Azevedo, destacou-se novamente com um segundo lugar na divisão.

No total, dois triunfos, cinco pódios e duas poles — com Francisco Mora a ser o mais rápido na Qualificação 1 e Karel Staut a carimbar a pole na Qualificação 2. Resultados que evidenciam, mais uma vez, o domínio da máquina nipónica na cena ibérica das provas de velocidade.