TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em busca do quinto triunfo
17 de Setembro, 2025 – Depois do triunfo conquistado na Madeira, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal regressa à ação esta semana para um dos momentos mais aguardados da temporada: o Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín. A sétima e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) poderá revelar-se decisiva para as contas do título, num cenário único que une as estradas do norte de Portugal às da vizinha Galiza.
Com um percurso desafiante e seletivo, composto por 10 especiais distribuídas por dois países, esta será uma jornada marcada pela velocidade, pela exigência técnica e pela competitividade. Num campeonato altamente disputado, onde a consistência tem sido a chave do sucesso, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal parte para Chaves e Verín com a ambição clara de manter a sua posição de destaque e, quem sabe, celebrar já aqui a conquista antecipada do título nacional.
Kris Meeke e Stuart Loudon partem para esta prova com a ambição clara de consolidar a liderança no CPR. Após quatro vitórias já conquistadas esta época, a dupla britânica, ao volante do Toyota GR Yaris Rally2, tem pela frente um rali desafiante, com rápidas especiais transfronteiriças que irão colocar à prova a consistência e a fiabilidade do carro que tem sido a referência neste campeonato.
À chegada a Chaves, Kris Meeke mostrou-se motivado e consciente da importância desta jornada:
“Este é o penúltimo rali do campeonato e, pelas minhas contas, acredito que se vencermos poderemos até fechar já aqui o título. A verdade é que a minha abordagem será a mesma de sempre – disputar este rali como qualquer outro.
Temos tido uma época excecional, o carro tem estado incrível e a performance foi sempre muito forte em todas as provas. Agora, vamos encarar Chaves com otimismo. O tempo parece que vai estar bastante quente e seco, o que simplifica um pouco as coisas, mas também torna a luta ainda mais equilibrada porque todos conseguem ser rápidos nessas condições.
Estou à espera de uma batalha intensa, sobretudo com Dani Sordo e também com o Armindo Araújo, que costuma ser muito forte nesta zona. A estratégia será manter um bom ritmo e, quando me sentir confortável no carro, atacar. Vamos ver – estou confiante e espero que possamos fazer o nosso trabalho.”
O desafio Transibérico
O Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín, organizado pelo Cami Motorsport, apresenta uma estrutura de dez especiais, extremamente exigentes. A competição arranca na sexta-feira, 19 de setembro, com o shakedown matinal para aprimorar as afinações. Às 16h36, arranca a competição a sério, com a especial de Alto Tâmega (6,70 km), seguindo-se a SS2 Transibérico (16,00 km) às 16h59 e a SS3 Eurocidades (10,86 km) às 17h53. O primeiro dia termina em grande estilo, com a muito aguardada Super Especial Rota Termal (1,25 km), disputada em pleno centro urbano de Chaves, a partir das 20h24.
No sábado, 20 de setembro, disputa-se a etapa decisiva. A manhã começa em Espanha, com a SS5 Verín 1 (15,78 km) às 10h23, antes do regresso a Portugal para a SS6 Chaves 1 (12,20 km) às 11h18 e a SS7 Termas de Chaves 1 (12,15 km) às 12h06. Durante a tarde, todas as classificativas são repetidas: Verín 2 às 14h58, Chaves 2 às 15h53 e, para encerrar a prova, a Power Stage – Termas de Chaves 2 (12,15 km), marcada para as 16h41.
No total, o rali soma 10 classificativas e 115,07 km cronometrados, integrados num percurso global de cerca de 336 km. A cerimónia do pódio está marcada para sábado, às 18h30, nas Caldas de Chaves.
Forte presença da Toyota Customer Racing
A TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal contará novamente com várias duplas em competição. Ruben Rodrigues e Rui Raimundo vão procurar consolidar o bom momento, enquanto Ricardo Teodósio e José Teixeira estarão de novo em ação, ansiosos por dar espetáculo nas estradas transfronteiriças e regressar aos lugares da frente. Serão, no total, três GR Yaris Rally2 em ação no próximo fim de semana.