Lexus “Discover”, novo rumo da marca, no Japan Mobility Show

  • Realinhamento das marcas do Grupo Toyota confere à Lexus a liberdade para ser pioneira e “não imitar ninguém”.
  • Estreia mundial do protótipo Lexus LS Concept, um veículo de seis rodas conduzido por motorista, concebido como um espaço de santuário pessoal — LS significa, agora, Luxury Space (ou Espaço de Luxo)
  • Apresentação de outros conceitos inspirados no LS – abrangência de um espetro de estilos, desde o coupé até ao veículo autónomo individual
  • Lexus estuda de que forma pode contribuir para que as pessoas façam a gestão das suas próprias vidas através da exploração de novos caminhos para a mobilidade e para uma vida independente e luxuosa, “off-grid”.

“Discover”: o princípio orientador da nova mudança de marca da Lexus

29 de outubro de 2025 – A Lexus desvenda hoje um novo rumo enquanto marca de luxo. Anunciada na abertura do Japan Mobility Show (JMS) de 2025, esta transformação promete transportar a Lexus para além do mundo automóvel, e assim abraçar novos produtos, serviços, experiências e estilos de vida com foco em “Discover” (Descobrir).

Assumindo o compromisso de “não imitar ninguém”, a Lexus desafia-se a ser pioneira e a convidar clientes de todo o mundo a descobrir novos valores.

Esta liberdade para mudar surge com um realinhamento das marcas do Grupo Toyota, o qual introduz a Century como uma nova marca posicionada para oferecer o expoente máximo do luxo.

Durante a sua apresentação no JMS, Simon Humphries, Chief Branding Officer da Toyota Motor Corporation, afirmou: “Com a Century no universo da exclusividade e do ultra-luxo, a Lexus tem agora a liberdade para reforçar o seu compromisso com o luxo mainstream. E esse compromisso é o de descobrir: pensar de forma independente e confiante; ser aventureiro e inovador, e questionar a própria definição de luxo no mercado.”

Os clientes da Lexus procuram definir os seus próprios termos, ter espaço e liberdade para gerir o seu tempo com a máxima eficiência. Além disso, estão dispostos a desafiar o status quo na procura desse ideal.

Desde que foi fundada em 1989, a marca Lexus tem procurado fundir os seus produtos com experiências de estilo de vida, mostrando que se pode aplicar a tudo, mantendo-se unicamente “Lexus”. Reconhece que as regras do mercado de luxo mudaram drasticamente, com muitas pessoas a ambicionarem diferentes tipos de veículos que ofereçam novas experiências e que reflitam e aperfeiçoem de forma mais próxima o seu estilo de vida pessoal.

Santuário Discover: novo Lexus LS Concept

Esta mudança radical reflete-se na revelação de hoje do novo protótipo Lexus LS Concept. Quebrando com a tradição de o Lexus LS ser um sedan topo de gama, o protótipo é uma visão revolucionária de um veículo de seis rodas com motorista, que proporciona um santuário pessoal exclusivo. O S no novo LS não significa “Sedan”, mas sim “Space” (Espaço) – oferece o espaço ideal para satisfazer os desejos inestimáveis de liberdade e privacidade.

“Não se trata apenas de um automóvel, mas sim de um veículo que o convida a descobrir o seu próprio espaço. É um portal para um estilo de vida de luxo mais abrangente, que lhe dá permissão para quebrar as regras do luxo automóvel e escolher o que funciona para si”, explica Simon Humphries.

O formato de seis rodas foi adotado para maximizar o espaço interior – elimina a intrusão das cavas e acomoda portas largas que permitem a entrada e saída simultânea dos passageiros da segunda e terceira filas, com elegância.

A Lexus reconhece que, de uma maneira geral, as pessoas não sonham com um único tipo de automóvel. Substituindo a tradição de disponibilizar unicamente um modelo de topo de gama, está nas previsões da marca a apresentação de uma gama. Tendo no protótipo LS Concept uma inspiração de vanguarda, este conceito será ilustrado por uma série de outros novos protótipos.

  • O “LS Coupe Concept – Discover Duality”:  o protótipo LS Coupé Concept foi concebido para clientes que desejam o melhor de tudo, num só modelo. Oferece uma harmonia de alto nível entre o conforto do LS e os prazeres de um verdadeiro automóvel para condutor, combinando a formalidade requintada com a emoção dinâmica. O exterior elegante e desportivo contrasta com um interior espaçoso, onde cada ocupante pode desfrutar de uma experiência única e individual.
  • O “LS Micro Concept – Discover Essence”: este veículo autónomo para uma só pessoa antevê uma época em que os espaços urbanos se tornarão mais restritos. Pode proporcionar mobilidade de “última milha” em áreas inacessíveis a outros veículos, oferecendo ao ocupante tempo pessoal ininterrupto e de total privacidade.
  • O “Lexus Sport Concept – Discover Immersion”: o protótipo Lexus Sport Concept, antecipado no início deste ano em Pebble Beach, na Califórnia, é um automóvel desportivo de próxima geração, de estilo progressivo e autêntico, que oferece um habitáculo envolvente e estimula todos os sentidos.

Descubra a liberdade, a independência e mais

Indo mais longe, a Lexus também explora a forma podemos usufruir de liberdade de mobilidade, para além do automóvel. A sua apresentação no Japan Mobility Show inclui menções a um Catamarã Lexus, uma embarcação oceânica que utiliza fontes de energia sustentável e é navegada por um piloto automático, assistido por Inteligência Artificial (IA). O ecossistema de luxo da Lexus inclui o Joby aircraft, um protótipo de aeronave autónoma eVTOL (electric vertical take-off and landing — descolagem e aterragem vertical elétrica), em desenvolvimento pela Joby Aviation com a Toyota Motor Corporation.

O potencial para descobrirmos uma vida independente e luxuosa off-grid está espelhado no conceito arquitetónico Lexus Home. O design do edifício foca-se no veículo elétrico do ocupante e no seu papel de armazenar, na bateria, a energia gerada por painéis solares para alimentar a habitação. Ao serviço de uma comunidade mais vasta, o Lexus Hub é uma visão para um espaço partilhado, com foco social e voltado para o futuro. Este reuniria serviços, oportunidades sociais e comodidades cívicas num único local, incluindo lojas, entretenimento e restauração, ligando-se a múltiplos modos de transporte, em terra, mar e ar.

Todos estes conceitos refletem a crescente expectativa dos clientes da Lexus de poderem viver de acordo com os seus próprios termos, assegurando o seu espaço pessoal, não só no automóvel que escolhem, mas também no mundo que os rodeia, ao mesmo tempo que organizam os seus próprios estilos de vida. Uma inspiração para a Lexus criar a ligação perfeita entre negócios e lazer, e proporcionar mobilidade a 360 graus.

“Os nossos clientes são a sua própria marca. Orgulhamo-nos de estar em sintonia com eles. E queremos ajudá-los a olhar o mundo com outros olhos, a descobrir novos horizontes, sem limites, mas ainda assim, a sentirem-se em casa”, conclui Simon Humphries.