TOYOTA APRESENTA NOVA GERAÇÃO HILUX E VERSÃO ELÉTRICA A BATERIA

  • Toyota revela a nona geração da icónica Hilux
  • O novo modelo demonstra a visão multi-tecnologia da Toyota, oferecendo aos clientes opções de motorização que se adaptam às suas necessidades e às condições de condução de várias regiões
  • Para além da Hilux eletrificada com motorização Hybrid 48V, a lendária Hilux surge, pela primeira vez, com um sistema de propulsão elétrica a bateria (BEV – Battery Electric Vehicle).
  • Primeira aplicação do Toyota Multi-Terrain System num veículo BEV, ajustando o desempenho do veículo para se adaptar a vários tipos de condições fora de estrada
  • Confirmação de uma Hilux FCEV – elétrica com pilha de combustível a hidrogénio, com chegada prevista em 2028
  • Cabina dupla, direção assistida elétrica e tração integral adotadas em toda a gama
  • Novo design exterior robusto e ágil e melhoria geral na perceção de qualidade, inspirada no novo Land Cruiser
  • Experiência do utilizador mais digital e ampliação significativa dos recursos de segurança e assistência ao condutor Toyota T-Mate
  • Lançamento da Nova Geração Hilux irá arrancar com a versão Hybrid 48V (MHEV) e Elétrica a bateria (BEV), prevista em Portugal a partir de setembro de 2026

10 de novembro de 2025 – Desde o lançamento da primeira geração, em 1968, que a Toyota Hilux estabeleceu uma reputação mundial de excecional robustez e durabilidade, servindo fielmente os seus clientes nos ambientes mais desafiantes do mundo. Durante esse tempo, também evoluiu constantemente para se tornar um veículo de dupla utilização: manteve toda a robustez e fiabilidade necessárias para as exigentes tarefas de trabalho, enquanto oferecia o conforto, o equilíbrio na estrada e a segurança para a condução diária e de lazer.

Com um histórico de conquistas notáveis, a Toyota Hilux está prestes a alcançar outro marco: Após o anúncio da versão eletrificada Hybrid 48V, surge a confirmação da primeira versão elétrica a bateria, que oferece aos clientes a potência totalmente elétrica combinada com a excecional qualidade, durabilidade e fiabilidade (QDF) que são sinónimos da Hilux.

A Nova Geração Hilux coloca a lendária pick-up numa nova era elétrica, alinhada com a filosofia multi-tecnologia da Toyota, ao incluir o primeiro modelo elétrico a bateria e uma versão elétrica com pilha de combustível a hidrogénio, ambas com zero emissões.

A extensão da gama Hilux da Toyota para incluir o BEV demonstra o compromisso da marca com a multi-tecnologia, garantindo que os clientes tenham acesso a uma gama de soluções de motorização que vão ao encontro das suas necessidades, ao mesmo tempo que apoiam a redução de CO2 rumo à neutralidade carbónica. A Hilux BEV será apresentada juntamente com a motorização Hilux Hybrid 48V – com maior volume de vendas previsto em Portugal.

Novo design “resistente e ágil” e segurança da Nova Geração Hilux

O novo estilo exterior do Hilux foi desenvolvido com base no tema “Resistente e Ágil”, projetando uma aparência poderosa na parte dianteira com novas proporções que geram uma postura visivelmente forte. O tratamento frontal inclui novos faróis estreitos ligados por uma barra central que exibe o nome TOYOTA em estilo clássico. A nova versão BEV, apresenta um maior cuidado aerodinâmico dispensando a grelha tradicional e jantes de liga leve exclusivas. As novas características para todas as versões incluem um novo degrau traseiro para facilitar o acesso e um degrau lateral redesenhado.

Com a nova geração, o Hilux passa a ter um único estilo de carroçaria – a cabina dupla. No habitáculo, há uma elevação geral da perceção de qualidade, influenciada pelo novo Toyota Land Cruiser. A consola central tem um novo design horizontal, incorporando um painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas* para o condutor e um ecrã tátil multimédia central (até 12,3 polegadas)*.

Todos os controlos de tração às quatro rodas (AWD) e fora de estrada (off-road) estão agrupados centralmente para facilitar a ergonomia; o modelo BEV adota um seletor de direção shift-by-wire de ação única. Para garantir que os requisitos de conectividade sejam atendidos, a Hilux está disponível com um carregador de smartphone à frente e novas portas USB para os lugares traseiros.

Os clientes podem aceder a serviços remotos e conectados usando o aplicativo MyToyota*, conveniente tanto para clientes particulares quanto para clientes empresariais/frotas. Os gestores de frotas podem visualizar dados de até 10 veículos, incluindo localização, nível de combustível e estado de carregamento do EV, bem como análises de condução, tais como o histórico de viagens*.

Esta é também a primeira Hilux a ser equipada com direção assistida elétrica, com as vantagens de uma operação mais direta, maior manobrabilidade e menor risco de golpe da direção ao conduzir em terrenos irregulares.

As funcionalidades incluídas no conjunto avançado de segurança e assistência à condução Toyota T-Mate da Hilux foram significativamente alargadas. A nova geração estará disponível (de acordo com a versão) com uma série de funções novas e atualizadas, incluindo uma extensão do Toyota Safety Sense para incluir a supressão da aceleração a baixa velocidade, a assistência proativa à condução e um sistema de paragem de emergência. As novas atualizações over-the-air proporcionarão atualizações contínuas quando disponíveis*.

Outros novos sistemas incluem (entre outros) um monitor de ângulo morto, assistência à saída de faixa de rodagem e câmara de monitorização do rosto do condutor.

HILUX 100% ELÉTRICA

A introdução da versão elétrica a bateria é alcançada sem sacrificar a qualidade, durabilidade e fiabilidade reconhecidas do modelo.

Terá um apelo especial para os clientes de frotas que procuram uma pick-up que combine desempenho com zero emissões, QDF sem compromissos e capacidade todo-o-terreno. Mantém intactas as características da Hilux e foi concebida para desempenho todo-o-terreno, incluindo medidas específicas para proteger a bateria de danos ou entrada de água. Mantendo a passagem a vau do modelo convencional atual a Diesel.

A Hilux BEV beneficia ainda de um sistema Multi-Terrain Select que adapta o desempenho do veículo a diferentes terrenos fora de estrada, utilizando os travões e o binário para controlar a progressão e superar obstáculos, o sistema é equivalente a conduzir com redutoras (L4) num veículo com motorização convencional.

O sistema de propulsão inclui uma bateria de iões de lítio de 59,2 kWh* e eixos dianteiro e traseiro eAxles que proporcionam tração integral permanente, com 205 Nm* de binário gerado na dianteira e 268,6 na traseira*.  Dados provisórios, pré-homologação, indicam valores aproximados de 715 kg* para a carga útil e 1600 kg* para a capacidade de reboque, com uma autonomia WLTP combinada de aproximadamente 240 km*. A Toyota tem como objetivo oferecer as melhores capacidades de carregamento do seu segmento, para minimizar o tempo de inatividade do veículo.  

HILUX HYBRID 48V: ELETRIFICADO, VERSÁTIL E CAPAZ

O sistema de propulsão Hybrid 48V foi apresentado na gama Hilux atual em 2024 e irá evoluir para se tornar o mais vendido na Europa na nova geração. As primeiras unidades estão previstas em Portugal no mesmo momento da BEV em setembro de 2026.

O sistema é composto por uma bateria de iões de lítio de 48 V – convenientemente alojada sob os bancos traseiros para não comprometer o espaço interior –, um motor-gerador elétrico e um conversor de corrente contínua DC. Beneficiando do conhecimento da Toyota da tecnologia híbrida, o motor de 2,8 litros proporciona um desempenho suave, silencioso e refinado, tanto na condução em estrada como fora dela. A qualidade de condução é particularmente notável no arranque e na aceleração.

A excelente capacidade de carga é mantida: podem ser transportadas cargas úteis de até uma tonelada e reboques com travões de até 3500 kg*.

Os componentes do sistema de propulsão híbrido foram concebidos para uma integração simples e para resistir a condições de funcionamento adversas. É de salientar que o motor-gerador está posicionado na parte superior do motor, para que o veículo mantenha a sua capacidade de passagem a vau de 700 mm*. O desempenho fora de estrada é ainda melhorado com o sistema Multi-Terrain Select. Este pode ser ativado pelo condutor para adaptar o desempenho em diferentes superfícies, com um Monitor Multi-Terrain disponível para ajudar a posicionar o veículo em condições desafiantes. Um Monitor Panorâmico também está disponível para auxiliar no estacionamento e para mais precisão em manobras durante a condução*.

CONFIRMAÇÃO DA HILUX ELÉTRICA COM PILHA DE COMBUSTÍVEL A HIDROGÉNIO

O futuro promete ainda mais para a Hilux, com a confirmação de que uma versão equipada com um sistema Toyota de pilha de combustível a hidrogénio prevista para 2028. A Hilux com pilha de combustível será mais uma demonstração do compromisso da Toyota em concretizar o potencial do hidrogénio como uma valiosa fonte de energia limpa e dará um impulso à implantação mais ampla de ecossistemas e infraestruturas de hidrogénio na Europa.

* Todos os dados de desempenho Hilux estão sujeitos a homologação final. As especificações finais serão confirmadas no lançamento do produto em Portugal.