Toyota anuncia missão de ‘produzir felicidade para todos’ como parte de seu programa de transformação de negócios
- A Toyota pretende causar um impacto mais profundo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com suas atividades, colocando “as pessoas em primeiro lugar” no centro de sua missão
- A Toyota reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, não como algo em que apenas pensa ocasionalmente, mas no centro do que faz o tempo todo.
- O compromisso da Toyota complementa a liderança ambiental em produtos e serviços com foco na diversidade, inclusão, igualdade de emprego e inovação sustentável
No seguimento das declarações do presidente da Toyota Motor Corporation – Akio Toyoda, a Toyota revelou a 7 de dezembro 2020 o compromisso renovado da marca com a sociedade que se estende de “colocar os clientes em primeiro lugar” para “colocar as pessoas em primeiro lugar” e ter como objetivo servir a sociedade como um todo. Esta declaração de missão tem origem nos valores fundadores da Toyota e explica por que a empresa está intimamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Sustainable Development Goals – SDG) como inspiração para a sua estratégia de sustentabilidade global de longo prazo. A nível europeu, a empresa segue este exemplo, contribuindo para a sociedade através das suas práticas sociais e laborais, como a aposta na diversidade e na inclusão.
Colocando as pessoas em primeiro lugar
Apoiando a sua visão ODS e as iniciativas de política de sustentabilidade do Acordo Verde (Green Deal) da União Europeia, a Toyota Motor Europe (TME) delineou as ações que está a realizar em três áreas principais:
Um – promover a diversidade e inclusão num plano de três anos para mudanças transformadoras, incluindo uma ambição inicial de alcançar um mínimo de 25% de representação feminina nos cargos de gestão de nível de entrada da empresa até 2025.
Dois – a empresa garantirá a igualdade de empregos, proporcionando empregos sustentáveis e de longo prazo com justiça e oportunidades para todos os seus funcionários em toda a Europa, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de carreira, formação e requalificação.
Três – apoiar e estimular a inovação sustentável através de iniciativas como o Toyota Startup Awards. Ao colocar as pessoas em primeiro lugar e procurando servir a sociedade como um todo, a Toyota quer mostrar como negócios e sustentabilidade são objetivos e atividades mutuamente compatíveis.
Metas do negócios e sustentabilidade
Referindo-se à missão da Toyota de produzir felicidade para todos no Kenshiki Forum 2020 da TME, Yumi Otsuka, Vice-Chefe de Sustentabilidade da Toyota Motor Corporation (TMC), referiu:
“À medida que nos transformamos de uma empresa automóvel para uma empresa de mobilidade, para produzir felicidade em massa, precisamos fazer mais do que carros, carrinhas e camiões. Precisamos nos alinhar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Acordo Verde e um futuro melhor.”
Otsuka-san explicou como a experiência e as conquistas da Toyota fornecem uma base sólida para as suas ambições futuras: desenvolver tecnologias que podem reduzir a dependência de combustíveis fósseis, fabricar veículos eletrificados que podem ajudar a conter o aquecimento global, usar novas tecnologias e design para chegar a uma meta zero fatalidades no trânsito e trabalhar com parceiros ambiciosos e visionários para construir a Woven City a cidade do futuro, um exemplo de uma comunidade urbana sempre ligada e sustentável.
Miguel Fonseca, Vice-presidente Sénior da TME, apresentou as medidas que a Toyota Motor Europe está a tomar para mudar o seu negócio: “Estes são exemplos reais e substanciais de alteração da forma como conduzimos os negócios. Cada um fornece uma prova prática de que a Toyota se está a adaptar e a liderar um mundo em mudança, não apenas introduzindo novas tecnologias, como pilhas de combustível (fuel cell) e inovações em baterias, mas também contribuindo para a sociedade. Cada uma dessas iniciativas representa um passo em frente na nossa missão de ‘fabricar a felicidade humana’, uma missão incomum para uma empresa global, mas que acreditamos ser motivo de orgulho.”