TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024: Bruno Bulacia vence Rally de Lisboa e termina no terceiro lugar absoluto da prova

  • Jovem boliviano da CSM Automoción somou o terceiro triunfo da época e primeiro na TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup (TGRIC) num rali em pisos de asfalto
  • Javier Villa desistiu no primeiro dia, mas voltou à prova em Super-Rally e ainda amealhou mais alguns pontos extra, mantendo a segunda posição na TGRIC
  • Segundo lugar de Miguel Campos na capital portuguesa permitiu-lhe consolidar a terceira posição e encurtar distâncias face a Villa

9 junho de 2024 – A dupla Bruno Bulacia/Gabriel Morales, da equipa CSM Automoción, foi a grande vencedora do Rally de Lisboa | Memorial Joaquim Santos, quarta prova da TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup (TGRIC), e conquistou na capital portuguesa o seu terceiro triunfo, e segundo consecutivo, da presente época, o que lhe permitiu reforçar a sua liderança da competição. O jovem piloto boliviano esteve irrepreensível nas classificativas de asfalto da região de Lisboa e obteve a sua primeira vitória naquele tipo de pisos com o Toyota GR Yaris RZ. E ficou muito claro, definitivamente, que a partir de agora, e salvo eventuais contratempos, é candidato à discussão da vitória em qualquer tipo de rali. Perante condições difíceis, como as verificadas na primeira etapa, em que os pisos se encontravam bastante escorregadios, devido à chuva que caíra de forma intermitente, Bulacia não cometeu erros. E a elevada “performance” do Toyota GR Yaris RZ permitiu que o vencedor da TGRIC subisse ao pódio absoluto do rali (3º lugar final), havendo ainda mais 3 Toyota no “top 10” da classificação geral.

Como já era previsível, esta quarta prova de 2024 teve momentos de grande animação, em termos competitivos, com destaque para a primeira etapa, na qual o duelo entre Bulacia e Javier Villa (Asturhíbrido) chegou a ser empolgante. Na abertura das “hostilidades” foi este último quem assumiu o comando, secundado por Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) com o boliviano em terceiro, surgindo, nos quarto e quinto lugares, respetivamente, os portugueses Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing) e Pedro Lago (Team Caetano Auto). A ordem restante dos pilotos era: José Lamela (Grupo Breogán), Manuel Martins, José Mulero (Labasa) e Ivan Raña, antigo triatleta olímpico espanhol e campeão mundial, completavam o pelotão da TGRIC.

A liderança de Villa durou apenas até à segunda classificativa, já que na terceira Bulacia assumiu as “despesas”, com o asturiano a 7 segundos de diferença, momento em que Miguel Campos também ascendeu ao terceiro lugar, afirmando-se como candidato ao pódio e deixando, definitivamente, Bassas para trás. Contudo, o contratempo surgido a Villa na quarta “especial”, obrigando-o à desistência, deixou caminho livre a Bruno Bulacia para reforçar a primeira posição.

A partir de então, e embora ainda restassem mais oito classificativas a quinta “especial” foi anulada por razões de segurança, devido ao nevoeiro – nada se alterou em relação aos primeiros lugares. Ou seja, Bruno Bulacia teve sempre o segundo classificado, Miguel Campos, a uma distância segura, enquanto o piloto português passou a controlar, também, os “movimentos” de Josep Bassas que, por seu turno, também dispunha de uma vantagem confortável face a Pedro Lago (Team Caetano Auto).

Villa decidiu regressar à prova na etapa de sábado em Super-Rally, com o objetivo de somar pontos-extra com eventuais vitórias nas classificativas e a verdade é que o piloto da Asturhíbrido conseguiu ser o mais rápido em 3 das 8 (empatou uma com Bulacia e outra com Campos), acabando por ser bem-sucedido. Aliás, somar 12 pontos nesta jornada lisboeta permitiu-lhe minimizar as perdas em relação ao líder Bulacia, de quem soma agora uma desvantagem de 20 pontos (91 para 71).

A única alteração classificativa na etapa de sábado, já sem os pisos de asfalto tão traiçoeiros como na véspera, sucedeu quando José Mulero (Labasa), até então sexto classificado, teve problemas na sétima “especial” e perdeu 4 minutos, caindo para o oitavo lugar, à frente de Javier Villa. José Lamela (Grupo Breogán) e Manuel Martins ganhavam, desse modo, uma posição.

Muito embora tivesse feito antes um rali regional com o Toyota GR Yaris RZ, a estreia do antigo triatleta olímpico e campeão mundial Ivan Raña na TGRIC não foi de todo fácil, sobretudo no primeiro dia em que a chuva deixou os pisos bastante escorregadios.

A próxima etapa da TGRIC, e quinta jornada da época, será o Rali Rias Baixas, na região de Vigo, com classificativas em piso de asfalto, no primeiro fim de semana (6/7) de julho, evento integrado no calendário do S-CER (Super-Campeonato de Espanha de Ralis).

CLASSIFICAÇÃO FINAL: Rally de Lisboa | Memorial Joaquim Santos 
#PILOTOCOPILOTOEQUIPATOTAL
Bruno BulaciaGabriel MoralesCSM Automoció56.36.5
Miguel CamposJoana SilvaMacedo & Macedo   +35.7
Josep BassasManel MuñozIPPON Motor Vallés   +50.3
Pedro LagoMarco MacedoTeam Caetano Auto   +1:36.0
José LamelaUnai CondeGrupo Breogán   +2:57.3
Manuel MartinsRui VilaçaMV Santos +5:12.2
José MuleroRoberto MartínezLabasa +9:18.3
Ivan RañaGloria Alonso +9:23.9
Javier VillaEnrique AlonsoArturhíbrido+11:14.7
CLASSIFICAÇÃO GERAL TGR Iberian Cup 2024 
 PILOTOEQUIPAPONTOS 
Bruno BulaciaCSM Automoció91 
Javier VillaAsturhíbrido71 
Miguel CamposMacedo & Macedo GTW Racing60 
Pedro LagoToyota Caetano Auto47 
Josep BassasIPPON Motor Vallés42 
José LamelaGrupo Breogán38 
Manuel Martins 20 
José MuleroLabasa18 
Ivan Raña 8 
10ºRicardo CostaMacedo & Macedo GTW Racing4 
11ºCarlos RodríguezGrupo Breogán0 
CALENDÁRIO TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup 2024
PROVADATAPISO
Rally Serras de Fafe23-24 fevereiroTerra
Rally Internacional Sierra Morena6-7 abrilAsfalto
Rally Terras D’Aboboreira26-27 abrilTerra
Rally de Lisboa7-8 junhoAsfalto
Rally Rías Baixas6-7 julhoAsfalto
Rally Villa de Llanes20-21 setembroAsfalto
Rally RACC Catalunha-Costa Dourada19-20 outubroTerra
Rally de Murça17-18 novembroTerra

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