Toyota C-HR atinge vendas de um milhão de unidades na Europa

  • História de sucesso europeia desde o seu lançamento em 2016: Toyota celebra um milhão de unidades vendidas do inovador SUV do segmento C
  • Em Portugal, até final de novembro 2024, já foram vendidos mais de treze mil e quinhentos Toyota C-HR
  • O design arrojado e distinto de um coupé continuam a atrair novos clientes
  • Marco de 1 milhão de unidades vendidas é alcançado pela segunda geração, ainda mais arrojada, do Toyota C-HR, concebida, desenvolvida e fabricada na Europa
  • O Toyota C-HR híbrido plug-in acelerou as vendas europeias de PHEV da marca

19 de dezembro 2024 – O pioneiro Toyota C-HR alcança mais um marco importante ao atingir a marca de um milhão de vendas na Europa até ao final do ano, destacando a sua posição como “best-seller” da marca Toyota em todo o continente. Em Portugal, desde o seu lançamento até final de novembro de 2024, já foram vendidas 13.573 unidades. Este ano é, mais uma vez, o segundo SUV Toyota mais vendido em Portugal, logo a seguir ao Yaris Cross.

Lançado em 2016, o Toyota C-HR é um modelo de referência para a Toyota, levando a marca a um novo público consciente do estilo, graças ao seu design arrojado, carácter divertido de conduzir e qualidade premium. Estabeleceu uma nova referência de estilo no segmento europeu de C-SUV com o seu design sofisticado e de arestas vivas, que faz lembrar as linhas dinâmicas de um coupé desportivo.

A sua aparência distinta ajudou a transformar positivamente as perceções da Toyota na Europa, trazendo um forte impulso emocional à marca. Os clientes responderam positivamente, com mais de metade a referir o estilo do automóvel como a principal razão para a compra, contribuindo para que o Toyota C-HR se tornasse o modelo com melhor desempenho da Toyota, atraindo pela primeira vez novos clientes para a marca.

Ao longo das suas duas gerações, o Toyota C-HR tem mantido o seu forte desempenho de vendas e é um dos modelos mais procurados da gama Toyota, continuando a atrair novos clientes. Entretanto, o novo Toyota C-HR PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) contribuiu significativamente para o aumento anual de 93% das vendas de Híbridos Plug-in da marca.

Reforçando a sua ligação aos clientes europeus, a segunda geração do Toyota C-HR beneficia de design, engenharia e produção locais, com os engenheiros e designers da Toyota no seu Centro Técnico em Zaventem, perto de Bruxelas, a desenvolver soluções inovadoras, incluindo dados em tempo real de condutores de todo o continente.

A icónica silhueta coupé do Toyota C-HR sempre se destacou e a sua segunda geração enfatiza ainda mais esse aspeto arrojado através de linhas dinâmicas de corte em diamante para um visual marcante e confiante. Fiel à visão de um “concept car para a estrada”, o novo Toyota C-HR oferece caraterísticas premium, tais como puxadores das portas embutidos, iluminação interior dinâmica de 64 cores e um teto de vidro panorâmico único para uma sensação de maior leveza e espaço.

A mais recente gama Toyota C-HR inclui, pela primeira vez, um híbrido de carregamento externo (PHEV) – o Plug-in Hybrid 220 – com uma autonomia EV que corresponde às necessidades e hábitos de uma grande parte dos clientes europeus. Proporciona a condução suave de um veículo elétrico, com uma autonomia de até 66 km (WLTP combinado) e, quando utilizado exclusivamente em cidade, atinge uma autonomia elétrica de cerca de 100 km (WTLP EAER City), dependendo da versão. Expressando um duplo ADN, o Plug-in Hybrid 220 muda automaticamente para o modo híbrido quando o carregamento externo se esgota, dando aos condutores a segurança e flexibilidade da tecnologia híbrida líder da Toyota e assegurando uma eficiência contínua em cada viagem.

O seu grupo propulsor PHEV é composto por um motor elétrico de 163 cv (120 kW) no eixo dianteiro, com energia armazenada numa bateria de iões de lítio de 13,6 kWh de elevado rendimento, juntamente com um motor de 2,0 litros com 152 cv (112 kW). Isto proporciona uma potência total do sistema de 223 cv (64 kW) que ajuda o Plug-in Hybrid 220 a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos.

Juntamente com o Híbrido Plug-in 220, a motorização HEV (Hybrid Electric Vehicle) do  Toyota C-HR Hybrid 140 conta com um motor de 1.8 litros e 140 cv.

Mantendo o seu foco local – e numa estreia da Toyota – as baterias PHEV são fabricadas na Europa, na Toyota Motor Manufacturing Turkey (TMMT), a fábrica de Sakarya que celebra o seu 30º aniversário este ano.

O novo Toyota C-HR eleva a experiência dinâmica de condução da primeira geração, graças à atualizada Arquitetura da plataforma (TNGA – Toyota New Global Arquitecture), que proporciona uma maior rigidez torsional e um centro de gravidade mais baixo. A aerodinâmica aprimorada proporciona um coeficiente de arrasto de apenas 0,318 (cx), conseguido através da redução da área frontal e aperfeiçoou a forma da carroçaria, incluindo a parte inferior da carroçaria, para otimizar o fluxo de ar. Pela primeira vez num modelo Toyota, os modelos Hybrid Plug-in 220 e GR SPORT apresentam a tecnologia de suspensão de controlo sensível à frequência (FSC) da ZF para melhorar o comportamento e o conforto de condução.

Para além da sua eficiência, o novo Toyota C-HR reduz ainda mais o seu impacto ambiental através da introdução de novos materiais reciclados, bem como, de tecnologias avançadas para reduzir o peso do veículo e diminuir as emissões de CO2 durante a produção.