Toyota Motor Europe estabelece parceria com a Hydrogen Refueling Solutions e a ENGIE para uma infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio rápida e eficiente em termos de custos

  • A Toyota Motor Europe assinou um acordo para implementar uma infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio de forma rápida, versátil e eficiente em termos de custos com a Hydrogen Refueling Solutions e a ENGIE
  • A tecnologia Twin Mid Flow permite um reabastecimento mais rápido e um investimento significativamente menor das estações de hidrogénio
  • A parceria visa apoiar o sector do hidrogénio no cumprimento dos objetivos estabelecidos no Regulamento sobre Infra-estruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR) da UE, que prevê a instalação de estações de hidrogénio acessíveis ao público a cada 200 km ao longo das redes TEN-T até 2030
  • Camiões de 40 toneladas poderão reabastecer 600 km em apenas 8 minutos e 900 km em apenas 12 minutos

28 de janeiro de 2025 – A Toyota Motor Europe assinou um acordo com a Hydrogen Refueling Solutions (HRS) e a ENGIE com o objetivo de lançar a próxima geração de sistemas de reabastecimento de hidrogénio. A nova solução, que é mais rápida e mais eficiente em termos de custos, será testada num projeto RHeaDHy financiado pela UE que se centra na aceleração da implantação de infra-estruturas.

Um dos desafios para a expansão da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio é a necessidade de dispensadores (postos) de hidrogénio que possam reabastecer mais rapidamente os veículos elétricos a hidrogénio ligeiros e pesados com pilha de combustível.

A nova tecnologia Twin Mid Flow responde a este desafio ao incorporar um bocal duplo de maior fluxo, permitindo que um dispensador de hidrogénio reabasteça veículos pesados em menos de 10 minutos e veículos ligeiros em menos de 5 minutos. Esta inovação elimina a necessidade de dois tipos diferentes de distribuidores em cada posto de abastecimento.

A vantagem prática é que um camião de 40 toneladas poderá ser reabastecido para uma autonomia de 600 km em apenas 8 minutos e para uma autonomia de 900 km em apenas 12 minutos.

O custo de instalação destas estações de reabastecimento de hidrogénio será significativamente mais baixo, o que ajudará a acelerar a sua implantação, em conformidade com o objetivo estabelecido pelo Regulamento da União Europeia relativo às Infra-estruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR) de implantar estações de hidrogénio acessíveis ao público a cada 200 km ao longo das redes TEN-T até 2030.

Através do acordo recentemente assinado, a Toyota fornecerá um banco de ensaios e um camião equipado com a tecnologia Twin Mid Flow. A Hydrogen Refueling Solutions e a ENGIE irão desenvolver estações de reabastecimento de hidrogénio de nova geração compatíveis com esta inovação, que serão testadas no projeto RHeaDHy a partir do último trimestre de 2025. 

“Para contribuir para o crescimento dos ecossistemas de hidrogénio, a Toyota já está a trabalhar com parceiros comerciais que estão a inovar uma vasta gama de aplicações de emissões zero de carbono, utilizando os nossos sistemas avançados de células de combustível. O desenvolvimento da tecnologia Twin Mid Flow é o próximo passo no nosso esforço para estimular o crescimento dos ecossistemas de hidrogénio. Estamos entusiasmados com esta nova parceria”, afirmou Thiebault Paquet, Vice-Presidente de I&D da Toyota Motor Europe.

“Esta parceria estratégica com a Toyota Motor Europe e a ENGIE marca um passo decisivo na inovação das infra-estruturas de abastecimento de hidrogénio. Ao combinarmos as nossas competências, iremos acelerar a implantação de estações de hidrogénio na Europa e no mundo, reduzindo os tempos de reabastecimento e tornando as estações mais acessíveis e rentáveis. Juntos, estamos a lançar as bases para um futuro em que o hidrogénio desempenhará um papel central na descarbonização dos transportes em todo o mundo”, afirmou Hassen Rachedi, CEO e fundador da Hydrogen Refueling Solutions.

“Como coordenadora do projeto e como centro de investigação com experiência em simulação de reabastecimento e protocolo de reabastecimento, a ENGIE orgulha-se de unir forças com a Toyota Motor Europe e a HRS, alavancando o projeto RHeaDHy. Ao fazer avançar as soluções de reabastecimento de alto fluxo, esta parceria reforça o ecossistema do hidrogénio e acelera a transição para uma energia mais limpa. Juntos, estamos a estabelecer novos padrões para a mobilidade sustentável e a reforçar o papel do hidrogénio na descarbonização dos transportes à escala”, afirmou Quentin Nouvelot, responsável pelo programa de investigação de mobilidade H2 do ENGIE Lab CRIGEN.

NOTA: Os dispensadores de hidrogénio nas imagens não são representativos do dispensador real, que ainda está a ser desenvolvido pela Hydrogen Refueling Solutions para o projeto RHeaDHy.

Sobre a Hydrogen Refuelling Solutions (HRS)

A Hydrogen Refuelling Solutions é um dos principais fabricantes mundiais de estações de reabastecimento de hidrogénio de alta capacidade. A HRS oferece uma gama completa e única de estações modulares e escaláveis, fabricadas no seu lado industrial em Grenoble, França. As suas instalações incluem uma área de testes, a única do género na Europa, para testar e ensaiar a gama de estações e desenvolver futuros produtos e soluções para o mercado da mobilidade do hidrogénio.

Contacto de relações públicas: ACTUS finance & communication | Anne-Charlotte DUDICOURT | hrs-presse@actus.fr | Tel:+33 (0)1 53 67 36 32

Sobre a ENGIE

A ENGIE é uma referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com os seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo esforça-se todos os dias por acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, através da redução do consumo de energia e de soluções mais amigas do ambiente. Inspirada na sua declaração de propósito, a ENGIE concilia o desempenho económico com um impacto positivo nas pessoas e no planeta, baseando-se nos seus principais negócios (gás, energias renováveis, serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.

Coordenador do projeto RHeaDHy, o ENGIE Lab CRIGEN, o seu centro de investigação e inovação, explora tecnologias energéticas avançadas em vários domínios, nomeadamente no do hidrogénio. Contribui para o desenvolvimento de soluções de produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio para apoiar a transição energética.

Contacto de relações públicas: ENGIE HQ Contacto para a imprensa: Tel. França: +33 (0)1 44 22 24 35 Email: engiepress@engie.com

Sobre o RHeaDHy

O projeto RHeaDHy (Refuelling Heavy Duty with very High flow Hydrogen), financiado pela UE, tem como objetivo desenvolver estações de reabastecimento de hidrogénio de alto desempenho para veículos pesados. O projeto centra-se na criação e teste de novos protocolos para reabastecer camiões a hidrogénio de 700 bar com 100 kg de hidrogénio em 10 minutos.

Este projeto faz parte dos esforços da UE para descarbonizar o transporte de mercadorias e apoiar o mercado de camiões a hidrogénio através da criação de uma rede robusta de estações de reabastecimento.

O projeto RHeaDHy recebeu financiamento da Parceria para o Hidrogénio Limpo ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101101443, com o apoio do programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia.

Contacto para RHeaDHy: Coordenador do projeto | Reda BELLAHCENE | reda.bellahcene@engie.com | Tel:+33 (0)6 63 77 30 57

Informação pública sobre o projeto RHeaDHy do Horizonte Europa

Para mais imagens, visite: https://newsroom.toyota.eu/

Nota para editores:

A Toyota Motor Europe NV/SA (TME) supervisiona as vendas e a comercialização de veículos, peças e acessórios Toyota, GR (Gazoo Racing) e Lexus, bem como as operações europeias de fabrico e engenharia da Toyota. A Toyota emprega diretamente mais de 26.000 pessoas e investiu mais de 12 mil milhões de euros na Europa desde 1990. As suas oito fábricas europeias estão localizadas em Portugal, Reino Unido, França, Polónia, Chéquia e Turquia. Atualmente, existem cerca de 14,7 milhões de veículos Toyota e Lexus nas estradas europeias, cujos condutores são apoiados por uma rede de 28 Empresas Nacionais de Marketing e Vendas e cerca de 2.800 pontos de venda a retalho em 53 países (UE, Reino Unido, países da EFTA + Rússia, Israel, Turquia e outros países da Europa de Leste). Em 2024, a TME vendeu 1.217.132 veículos na Europa, com uma quota de mercado de 7,1%. Para mais informações, visite www.toyota-europe.com

A Toyota acredita que quando as pessoas são livres de se deslocar, tudo é possível. Na busca de “Mobilidade para Todos”, a Toyota tem como objetivo criar uma mobilidade mais segura, mais conectada, inclusiva e sustentável para alcançar a sua missão de produzir “Felicidade para Todos”. Na Europa, a TME lançou a marca de mobilidade KINTO que oferece uma gama de serviços de mobilidade em 20 países e está a aumentar as suas vendas business-to-business de produtos de células de combustível de emissões zero e apoio de engenharia. Contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Toyota está a trabalhar para atingir a neutralidade de carbono em toda a sua atividade na Europa. Líder histórico na redução de CO2 na Europa, a TME tem como objetivo atingir 100% de redução de CO2 em todos os veículos novos na Europa Ocidental até 2035 e continuará a oferecer uma gama completa de grupos motopropulsores eletrificados aos clientes em toda a região com os seus veículos híbridos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e a pilha de combustível.

A Toyota encara o hidrogénio como um dos elementos fundamentais para a neutralidade de carbono, utilizando a tecnologia de pilha de combustível para a mobilidade e para a economia em geral, para além dos transportes. A tecnologia avançada de pilha de combustível da Toyota já está integrada em veículos de passageiros, autocarros, camiões, comboios, aplicações marítimas e estacionárias para uma série de clientes empresariais e outros “OEM”. Um exemplo são os autocarros CAETANOBUS produzidos em Portugal. Para satisfazer a crescente procura na região, a TME começou a produzir os seus módulos compactos de pilha de combustível de 2ª geração na Europa em janeiro de 2022. Em termos de infra-estruturas, a visão a longo prazo da Toyota é estabelecer 700bar como um padrão para veículos e produtos elétricos a pilhas de combustível.